(031) 3195-0580
4infra

Você já ouviu falar em cartão de visita virtual?

Você já ouviu falar em cartão de visita virtual?

O cartão de visita virtual é uma ferramenta de comunicação que contém dados como nome, cargo, telefone, endereço, e-mail, site e páginas nas redes sociais – tudo ao alcance da mão. Durante anos confeccionado em papel e distribuído em reuniões, visitas e eventos de negócio, agora ele é passado por plataformas como WhatsApp e Telegram.

Com o avanço tecnológico, o seu uso em papel perdeu o significado por alguns motivos. O primeiro deles é o custo. Com tantas empresas realizando cortes financeiros, fazer cartão de visitas para a equipe acabou ficando em segundo plano. Em seguida vem a questão ambiental, visto que a quantidade de papel dispensada para esse propósito é enorme, gerando desmatamento e impacto nos recursos hídricos.

Outro ponto importante é que esse pequeno papel nem sempre tem a finalidade desejada, e acaba ficando guardado, esquecido ou é, até mesmo, jogado fora.

Se a era do cartão de visitas tradicional está se desfazendo é porque chega aí o cartão de visita virtual – e a tendência é que cada vez mais pessoas o utilizem a partir de agora. Afinal, ele ainda é instrumento essencial para informar as pessoas sobre como entrar em contato com você.

Como funciona o cartão de visita virtual

Oferecer cartão de visitas não é só uma maneira de lembrar as pessoas quem você é, mas, também, de fazer networking e trocar informações de negócios com outros profissionais.

Com a evolução do digital, o cartão de visitas passa muito mais que um conjunto de informações: quanto mais inovadora é sua apresentação, mais profissionalismo é percebido.

A atenção às demandas de tecnologia da informação até mesmo nesses mínimos detalhes é vital para aumentar seu escopo de atividades. Mas você pode perguntar: como fortalecer a marca do meu negócio com o cartão de visita virtual? Em um mundo globalizado, devemos primar pela rapidez e abrangência, utilizando o celular ou o computador para enviar informações profissionais para os contatos. Quer enviar seu cartão de visita para o presidente de uma empresa que fica em outro país? Envie-o pelo  e-mail corporativo, WhatsApp, via Teams ou em qualquer outro meio de comunicação virtual, já que esse modelo de cartão de visitas pode ser aberto em inúmeras plataformas.

Em apenas uma imagem é possível enviar cartão de visita virtual totalmente personalizado, de forma rápida, segura e interativa. Mais que dados acumulados em um espaço em branco, essa ferramenta contém todas as informações sobre você e o negócio, apresentando ícones que, quando acionados, executam certas funções, como realizar chamadas, enviar e-mail, direcionar para a página do Instagram, LinkedIn ou Twitter.

Essas não são as únicas vantagens do cartão digital.

Além de ser sustentável e de compartilhamento ilimitado, a atualização dos dados, ao mudar de cargo ou empresa, é muito mais prática. Além disso, se houver necessidade de alteração no número do telefone, e-mail e até mesmo das redes sociais, a correção é realizada de forma rápida e fácil.

Como criar cartões de visita virtuais

Cartão de visita virtual é uma tendência no mundo corporativo e, para ter acesso a essa inovação, você pode seguir duas alternativas: a primeira é pagar uma empresa para criar o layout personalizado e fazer todo o trabalho de inserção de links e alteração de conteúdo.

Já a segunda opção é você mesmo colocar a mão na massa com a ajuda dos aplicativos abaixo:

Canva

A plataforma Canva é bem conhecida e fácil de manusear. Disponível online e em dispositivos móveis, integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações para você usar e abusar da criatividade.

Boa parte das funcionalidades do cartão de visita digital no Canva vai sair de graça. Essa é uma ferramenta fácil de usar e com muitos recursos que vão otimizar o seu trabalho.

Trakto

A Trakto é um aplicativo brasileiro que oferece soluções completas para empresas e profissionais autônomos, sendo uma delas o design do cartão de visita virtual. Com inúmeras opções de layouts e imagens, é possível fazer esse dispositivo de forma gratuita.

Para a utilização de todo os recursos da plataforma, há versão premium.

Haystack

O Haystack é outra aplicação que permite o desenvolvimento de material gráfico para as empresas, incluindo cartões de visita virtuais. Embora a navegação seja toda em inglês, a ferramenta é bem intuitiva e oferece versão gratuita com diversas funcionalidades.

 

Ainda sem saber se deve usar ou não o cartão de visita virtual? A conta é simples: quanto mais prática for a interação, mais fácil será fechar negócios. Aí, vai do que é mais simples: pegar um cartão de visitas na gaveta do escritório e digitar o número ou abrir uma imagem do próprio celular que, em um toque, realiza a discagem?

O cartão de visita virtual veio para aposentar de vez os confeccionados em papel, trazendo mais praticidade, economia e muito mais valor ao negócio. Junto a uma excelente infraestrutura de TI, sua marca vai conseguir passar cada vez mais profissionalismo, gerando resultados expressivos.

Se você precisa de ajuda nessa parte, conte com a 4Infra. Nós estamos à disposição de pequenas e médias empresas que queiram virtualizar suas operações internas.


1 de outubro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Vantagens de usar o Sharepoint para servidor de arquivos
8 de novembro de 2021
Como fazer backup para Microsoft 365?
5 de novembro de 2021
Dicas para otimizar o Microsoft 365 em pequenas empresas
3 de novembro de 2021
5 razões para investir em Fortinet
1 de novembro de 2021
1 2 3 119
chevron-down