A importância do suporte de TI

A importância do suporte de TI

Mesmo as empresas que não trabalham diretamente com tecnologia, precisam de suporte de TI para desenvolverem suas atividades. Seja no atendimento ao cliente, comunicação interna, arquivamento de dados, reparo de máquinas, uso de softwares e outras dezenas de funções que ocupariam uma página inteira.

Enxergar equipes de TI como colaboradores ativos no processo de crescimento da companhia é fundamental para alcançar objetivos maiores e planejar ações futuras com mais solidez e direcionamento. Afinal, o especialista pode fornecer os meios para melhorar as vendas, diminuir o tempo de espera do cliente e trazer facilidades para o gerenciamento da companhia.

Outro ponto importante é a capacidade de reforço na proteção dos dados que o profissional da tecnologia de informação pode implementar na empresa. Principalmente pela chegada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é preciso ser extremamente cauteloso com o armazenamento das informações dos colaboradores, clientes e fornecedores.

O suporte de TI pode ser dividido em três níveis, facilitando o entendimento sobre a quem recorrer quando surgir determinado problema de falha sistêmica ou nos equipamentos. Com a divisão de tarefas por nível de complexidade, os profissionais podem resolver rapidamente uma demanda ou encaminhá-la para o setor responsável, agilizando a fila de espera.

O nível mais básico, o help desk, é responsável por receber as demandas e classificá-las quanto a dificuldade de resolução. Caso o problema seja simples e comum, a própria equipe pode realizar os ajustes necessários, como a configuração de impressoras, assinatura de e-mail e acesso à internet.

O nível 2 de atendimento, chamado de service desk, é dedicado à resolução de problemas mais específicos e que necessitam de conhecimento mais aprofundado de TI. Nesse caso, a visita do técnico no local pode ser solicitada para análise de questões de segurança de dados e demais problemas que possam afetar o andamento da rotina da empresa.

Caso os profissionais do service desk não consigam solucionar a situação, o nível 3 é acionado, denominado como redes ou segurança. Aqui, o trabalho é realizado por profissionais de TI que se especializam em determinado nicho de atuação e funcionam como última instância na resolução de entraves.

A função do suporte de nível 3 é buscar por soluções que protejam a rede e segurança dos dados das empresas. Não existindo uma resposta para o caso, um novo programa ou ferramenta que resolva definitivamente a questão deverá ser criada, até que o cliente se veja realmente satisfeito.

Problemas resolvidos pelo suporte de TI

A tecnologia agiliza, facilita e cria novas oportunidades de negócios. Principalmente as companhias voltadas à inovação, como no caso das startups, é importante contar com suporte especializado e impedir que as atividades sejam interrompidas por erros sistêmicos.

Empresas com infraestrutura de TI prejudicadas sofrem graves impactos na produtividade, passando por longos períodos sem acesso à internet, com riscos de extravio de dados sensíveis e falta de manutenção dos equipamentos de trabalho. Além disso, ninguém melhor que um profissional da tecnologia da informação para dizer qual ferramenta, hardware e software devem ser adquiridos e como o trabalho dos colaboradores será afetado por eles.

Quem possui pouca verba em caixa, mas segue planejando o crescimento da empresa, pode esbarrar em problemas técnicos que dificultam a escalada da companhia. Por exemplo, questões com o servidor podem interromper toda a operação da companhia. Nesse caso, contar com um freelancer para resolver o problema pode levar horas, o que é um desperdício claro de dinheiro.

A equipe de suporte técnico pode não ser solicitada a todo momento. Porém, na hora certa, contar com profissionais de TI à disposição para colaborar com a resolução de problemas é crucial para não paralisar a operação e manter os lucros. Em caso da chegada de um vírus ou ataque à rede da empresa, o TI estará a postos para barrar o avanço daquele inconveniente e proteger as informações da companhia.

Como funciona o suporte de TI terceirizado

Investir em uma equipe de TI não está dentro do orçamento de várias pequenas e médias empresas, mesmo que esse seja um desejo real. A solução está na contratação de profissionais terceirizados. Para isso, é preciso entrar em contato com uma companhia séria e montar, de acordo com as demandas existentes, um time de suporte.

Você pode optar por uma rede de apoio presencial ou remota, que pode ser ampliada à medida que o negócio se expandir. O resultado do investimento reflete em uma sensação de segurança maior, uma vez que, caso surja alguma dificuldade, a espera não será tão longa como costumava ser e não causará os mesmos estragos de antes à produtividade do time.

Para quem busca por uma prestadora de serviços de TI terceirizada, que vista a camisa da sua empresa e esteja pronta para resolver problemas do dia a dia ou de maior complexidade técnica, a dica é contar com o time de especialistas da 4Infra. Com suporte remoto e presencial, a companhia se coloca à disposição dos clientes com máxima garantia de qualidade e comprometimento. Entre em contato conosco e converse com nossos atendentes.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
21 de agosto de 2020

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