(031) 3195-0580
4infra

Tudo que você precisa saber sobre Backup em nuvem

Tudo que você precisa saber sobre Backup em nuvem

O cenário virtual de negócios cresceu exponencialmente nos últimos anos.

As empresas estão constantemente expostas ao risco de perda ou corrupção de dados.

Organizações de todas as escalas operam com imensos volumes de informações, o que significa que a proteção de dados se tornou um ativo estratégico.

Agora, mais e mais organizações estão escolhendo plataformas baseadas na nuvem, em vez de criar um site físico de recuperação de desastres, devido à relação custo-benefício, flexibilidade e escalabilidade sob demanda que essas soluções oferecem.

O backup na nuvem, se organizado e executado adequadamente, pode se tornar um componente inestimável do seu processo de recuperação de desastres.

Sobre o backup em nuvem

O advento da computação em nuvem mudou completamente o setor de proteção de dados.

O backup em nuvem é um método popular de armazenamento de dados externos que visa principalmente proteger as informações.

Com o tempo, o backup na nuvem provou ser uma alternativa altamente eficiente às estratégias tradicionais de backup.

Para explicar o que a estratégia de backup em nuvem implica e o que levou ao seu sucesso, primeiro é necessário desenvolver um entendimento de seus princípios básicos.

O que é a "nuvem"?

A nuvem, também conhecida como "computação em nuvem" refere-se à entrega sob demanda de recursos e serviços de computação pela Internet, com o pagamento conforme o uso.

Essencialmente, a “nuvem” representa um pool compartilhado de vários recursos e serviços usados ​​para armazenar, gerenciar e processar dados que podem ser acessados ​​via web.

A computação em nuvem permite eliminar os custos desnecessários associados à construção e manutenção da infraestrutura de TI local.

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é um modelo de armazenamento de dados no qual os dados podem ser acessados, gerenciados e armazenados em um servidor de nuvem remoto via Internet.

O armazenamento em nuvem é mantido e suportado por um provedor de armazenamento em nuvem responsável por manter os dados do usuário disponíveis e acessíveis a qualquer momento.

Geralmente, os sistemas de armazenamento em nuvem compartilham as seguintes características:

1. O provedor de armazenamento em nuvem é totalmente responsável pelo suporte e manutenção de back-end do aplicativo.

2. Os ambientes em nuvem funcionam com base no autoatendimento, o que significa que o usuário pode obter acesso direto aos recursos baseados na nuvem e usufruir dos serviços internos sem envolver o provedor de serviços.

3. Os ambientes em nuvem são elásticos.

Assim, eles podem ser ampliados ou reduzidos, dependendo das necessidades do cliente.

4. Os recursos baseados em nuvem podem ser acessados ​​pela Internet a qualquer momento.

5. Um ambiente de nuvem pode ser compartilhado por vários usuários com a ajuda de um modelo de multilocatário.

6. O provedor de armazenamento em nuvem monitora e calcula o uso de recursos de cada usuário, o que significa que você paga apenas pelo que usa em um determinado período de tempo.

Tipos de armazenamento em nuvem

Os seguintes tipos de armazenamento em nuvem podem ser diferenciados.

1 - O armazenamento em nuvem pública é essencialmente um ambiente de armazenamento com vários locatários usado principalmente para armazenar dados não estruturados e menos confidenciais.

O armazenamento em nuvem pública funciona como um data center global, onde os recursos de computação podem ser armazenados e acessados ​​pelo público em geral pela Internet.

Os principais fornecedores de armazenamento em nuvem pública incluem Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, plataforma Google Cloud, etc.

2 - O armazenamento em nuvem privadaé um ambiente em nuvem usado por uma organização exclusivamente e geralmente gerenciado por recursos internos ou por um fornecedor de terceiros.

As nuvens privadas são projetadas para organizações que exigem controle total de dados, personalização e segurança de alto nível.

Os principais fornecedores de armazenamento em nuvem privada são VMware, Dell EMC, Hewlett Packard Enterprise (HPE), OpenStack etc.

3 - O armazenamento em nuvem híbridorepresenta uma combinação de armazenamento em nuvem pública e privada para formar um sistema abrangente.

Nesse caso, dados críticos são armazenados na nuvem privada, enquanto dados menos sensíveis são transferidos para o armazenamento em nuvem pública.

Para obter a máxima eficiência em um ambiente virtual, são utilizados os serviços de provedores de nuvem pública e privada.

O que é o Cloud Backup?

O backup na nuvem (também conhecido como backup online) é um tipo de backup de dados pelo qual uma cópia dos dados é enviada por uma rede pública ou proprietária segura para um servidor baseado em nuvem.

Os serviços de computação em nuvem geralmente são fornecidos por um fornecedor terceirizado que define a taxa de serviço com base na escalabilidade, largura de banda ou número de usuários.

O backup de dados na nuvem pode ser configurado para ser executado sob demanda, garantindo assim uma perda mínima de dados.

Os dados são disponibilizados em vários pontos de acesso e podem ser compartilhados entre vários usuários da nuvem.

Como o Cloud Backup funciona?

Basicamente, o processo de backup envolve a cópia de dados no local de produção e a transferência para um sistema de armazenamento remoto, onde pode ser acessado facilmente para fins de recuperação de desastres.

Muitas organizações escolhem soluções de backup em nuvem para esse fim, devido à sua alta flexibilidade, fácil implantação e escalabilidade sob demanda.

Para configurar um processo de backup na nuvem, execute as seguintes etapas:

1 - Compre seu serviço de backup em nuvem.

2 - Instale o software no seu sistema de TI.

3 - Escolha os arquivos, pastas e aplicativos para backup.

Depois que a configuração estiver concluída, seu sistema de backup em nuvem estará pronto para uso.

A maioria dos provedores de backup em nuvem permite definir um agendamento de backup, operar com arquivos de backup, controlar a largura de banda alocada e adicionar novos arquivos, se necessário.

Depois de personalizar seu serviço de backup em nuvem, você não precisa mais se preocupar com o processo de backup.

Todos os dados serão copiados automaticamente e continuamente, exigindo o mínimo de entrada da sua parte.

Onde posso contratar um serviço de backup para minha empresa?

A 4infra Consultoria em TI trabalha com uma das mais completas ferramentas de backup em nuvem, chamada Acronis Cyber Cloud.

O Acronis Cyber Cloud uma plataforma que permite que sua empresa tenha uma proteção cibernética de maneira fácil, eficiente e segura. Com uma solução SaaS (Software como Serviço), sua empresa obtém acesso ao backup em nuvem híbrida, recuperação de desastre, proteção contra ransomware com base em IA (Inteligência Artificial), sincronização e compartilhamento de arquivos e serviços de notarização e assinatura eletrônica de arquivos baseados em blockchain, todos gerenciados a partir de um único console.

Procure a 4infra para saber mais. (31)3195-0580, ou acesso nosso site https://4infra.com.br/ou envie um e-mail para comercial@4infra.com.br.


11 de novembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down