(031) 3195-0580
4infra

Como obter uma certificação de rede/cabeamento

Como obter uma certificação de rede/cabeamento

Muitos gestores já tomaram consciência da importância da área de TI nas estratégias das organizações. As mudanças tecnológicas são constantes e requerem das empresas adequações rápidas em seus processos.

A prática de instalar sistemas de cabos de computadores de forma improvisada, por exemplo, já não é mais aceitável. Afinal, esse tipo de procedimento ocasiona uma série de problemas, como perda informações, danos nos equipamentos, baixa produtividade da equipe e outras complicações causadas pelas famosas “gambiarras”.

Instalar cabos, conectores e dispositivos de forma padronizada é a maneira mais acertada de estabelecer segurança, organização e manutenção rápida de todo sistema de fios. No entanto, obedecer somente a essas regras pode não ser o suficiente.

Para que todo o sistema seja confiável, é necessário obter uma certificação de rede/cabeamento.

Ao fazer a instalação de toda sequência de cabos é preciso garantir que essa estrutura esteja dentro das normas técnicas e em perfeito funcionamento, atestando que a rede está disponível para uso.

Isso deve acontecer porque o cabeamento é responsável por 50% de todas as falhas da rede e, ao fazer a certificação, os erros são reduzidos de forma expressiva. Contudo, esse reconhecimento deve ser realizado antes do sistema ser ativado, já que, após o seu ligamento, fica difícil localizar a causa de um possível defeito.

Passo a passo para obter a certificação

O primeiro passo para obter a certificação de rede é checar se a instalação atende a todas as especificações do projeto de cabeamento estruturado da empresa e está em conformidade com a norma da ABNT.

Em seguida, o especialista deve realizar uma análise total, ou por amostragem, dos pontos de rede, utilizando um equipamento de alto desempenho em que se medem diversas informações, como atenuação do sinal, perda de pacotes e tudo que pode atrapalhar a transmissão de dados.

Todas as verificações da rede podem ser divididas em dois tipos básicos de testes: passivos, realizados sem que a rede esteja em funcionamento, e ativos, que são executados com o sistema operando normalmente.

Ao final, após todos os dados serem levantados, algumas medidas corretivas são sugeridas – e treinamentos podem ser aplicados com o intuito de obter um documento, validado por instituições internacionais, que garanta a confiabilidade da conexão utilizada pela companhia.

 

Benefícios da certificação

A obtenção da certificação de rede/cabeamento não é somente um atestado do bom funcionamento das conexões de cabos da empresa: é uma ferramenta de abordagem estratégica que pode ser utilizada pelo gestor na melhoria dos processos de TI e de benefícios imediatos para a área, tais como:

  • Rapidez no diagnóstico de problemas de conexão e tráfego de dados;
  • Garantia que todas as informações e interligação de sistemas estão dentro das normas e que os setores essenciais da companhia não sofrerão com a falta de comunicação;
  • A certificação atesta a qualidade e origem dos produtos;
  • Identificação de todos os pontos de rede.

Como a certificação impacta no negócio?

Com as dificuldades econômicas do mercado, muitas organizações tiveram que  reestruturar a área de TI para adequar seu orçamentos à nova realidade, reduzindo custos e despesas operacionais.

A certificação de rede/cabeamento vai justamente otimizar os recursos financeiros, já que um sistema eficiente e saudável promove a produtividade e expansão dos serviços.

Além disso, a certificação previne uma série de problemas, como a interrupção da rede, evitando perda de receita, redução de serviço ao cliente e desvantagem competitiva.

Vale destacar que os principais fabricantes de cabos de rede oferecem cinco anos de garantia para os seus produtos. Esse benefício pode ser estendido para 10 ou 15 anos se o serviço de instalação for realizado por profissionais especializados. No entanto, se toda a estrutura do cabeamento for testada e certificada com equipamento adequado, a garantia nos produtos pode chegar a 25 anos.

Quer obter a certificação de rede/cabeamento para sua empresa e não sabe por onde começar? Entre em contato com a 4infra!


3 de março de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down