Para muita gente, o ano não tem acontecido como o planejado, principalmente nos negócios. Com a chegada da pandemia da Covid-19, até mesmo as formas de trabalho foram modificadas, abrindo espaço para a implantação do trabalho home office em todos os setores possíveis.
Com menos gente circulando nas ruas e o comércio fechado, os empresários se viram obrigados a utilizar como único canal de vendas a internet. Para que isso acontecesse de modo efetivo, também foi necessário reforçar os times de de TI e garantir o mínimo de falhas no processo de compra dos clientes.
Entretanto, os custos são bem altos para manter profissionais dessa área à disposição o dia inteiro, prontos para corrigir falhas e implementar novos sistemas. Nesse caso, pequenas e médias empresas, que dispõem de folhas de pagamento mais enxutas, acabam se vendo desamparadas tecnologicamente.
A opção mais econômica e, tão eficaz quanto um time próprio, é terceirizar uma equipe de TI. Isso mesmo, a terceirização proporciona redução de gastos e melhora a produção da companhia sem a necessidade de ampliar a estrutura da empresa.
Contar com profissionais de Tecnologia da Informação contribui para melhoria de processos internos e externos, além de fornecer suporte qualificado frente aos problemas com equipamentos e falhas sistêmicas. A modalidade de contratação terceirizada possui muitas outras vantagens, veja só:
Não se trata de encontrar deméritos em equipes próprias de TI, ao contrário, os benefícios são inúmeros. Contudo, os custos para sustentar um time completo é bastante elevado. Além disso, fazer a administração dos colaboradores, organizar partes burocráticas de contratação e montar uma estrutura compatível à função exercida, significam grandes investimentos de tempo e dinheiro.
Com a terceirização de um setor inteiro, muito menos trabalho será oferecido à administração da empresa e menos salários individuais terão de ser acordados. O pagamento mensal é sempre fixo, de acordo com o que foi predeterminado com a prestadora de serviços.
Assim, os custos de contratação e escolha de talentos ficam a cargo da empresa contratada. Você não precisará preocupar-se em buscar por profissionais, entrevistá-los, combinar pagamentos e horas de trabalho um por um. O serviço de TI contratado pode ser para o período comercial ou por 24 horas, de acordo com a necessidade de atenção da companhia.
Tomar decisões também requer dedicação e exclusividade à resolução do problema. Ao ser o responsável por uma equipe de TI, as demandas permanecem centralizadas no gestor da companhia, que deve gerenciar cada passo do time.
Ao terceirizar TI, os funcionários tornam-se responsáveis pelo gerenciamento do próprio trabalho, permitindo maior produtividade para o restante da empresa. Quando um problema maior surgir, sem dúvidas, o contratante é informado, mas sem precisar preocupar-se em resolver a situação, já que profissionais capacitados estão designados à solucionar a questão.
Desse modo, o gestor pode dedicar-se ao crescimento da companhia e fechamento de novos negócios. Tudo isso contando com a parceria de um time de TI terceirizado, apto a desenvolver ferramentas que facilitam as vendas, o atendimento dos clientes, comunicação interna e aumento da produtividade da empresa.
Mesmo sem necessidade de gerenciar o trabalho do time terceirizado de TI, a equipe permanece à disposição para encarar novos desafios propostos pela direção. Mesmo em trabalho remoto, realizado a distância, o profissional continua apto a desempenhar suas funções.
O trabalho do técnico envolve a criação de ferramentas que facilitem a comunicação entre os colaboradores e agilize o trabalho, como o uso de tecnologias de armazenamento em nuvem. A concessão de acessos, criação de senhas, mudanças sistêmicas, contratação de softwares e novas estratégias de trabalho, podem ser feitas pelo TI, mesmo em tempos de home office, beneficiando todos os setores.
O empresário não precisa gerenciar cada passo do time terceirizado, mas pode acompanhar o cumprimento das tarefas e convocar a equipe para solicitar soluções inteligentes aos problemas de TI da companhia.
Ainda, a prestadora de serviços fornece relatórios diários, semanais ou mensais, dentro do que foi acordado com o cliente. Assim, o controle permanece nas mãos do gestor, sem que seja um empecilho para realizar outras atividades.
Uma equipe completa de TI é composta por analistas, técnicos, suporte e etc. Terceirizando a equipe, a procura por talentos é de responsabilidade da contratada, que sabe exatamente quais profissionais devem ser escolhidos para solucionar problemas específicos, sem que o trabalho do cliente seja paralisado por longos períodos à espera de solução.
Para quem ficou interessado em conhecer uma empresa desse ramo, a dica é contar com a 4Infra, empresa especializada na prestação de serviços de Tecnologia da Informação. Há anos no mercado, a companhia fornece terceirização de equipes de TI com garantia de qualidade e comprometimento com o crescimento do empreendimento dos clientes, ofertando o suporte necessário para colaborar com a produtividade da empresa.