(031) 3195-0580
4infra

Contratar ou terceirizar serviços de TI: Vantagens e desvantagens

Contratar ou terceirizar serviços de TI: Vantagens e desvantagens

Com o desenvolvimento tecnológico, tornou-se mais do que necessária a presença de profissionais de TI nas organizações. Isso porque a equipe especializada garante a qualidade e a estabilidade dos serviços a partir do correto gerenciamento dos sistemas.

Hoje em dia, praticamente, todos os empreendimentos dependem de internet, redes, computadores, celulares, ferramentas em nuvem e outros dispositivos de informação. Assim sendo, não há como escapar do atendimento personalizado de profissionais capacitados nas demandas rotineiras e de emergência do setor.

Mas a dúvida que sempre fica por parte dos gestores é: qual a melhor maneira de implementar serviços de TI na empresa? Será por contrato na carteira ou por terceirização?

Vantagens e desvantagens da contratação

A modalidade de contratação é aquela em que a empresa monta um time de funcionários de TI que vai trabalhar em regime CLT para organização. A maior vantagem dessa forma de serviço é que o colaborador estará presente todos os dias no escritório, o que ajuda no conhecimento do ambiente corporativo e na rapidez das tratativas.

Em outras palavras, o especialista, por fazer parte do quadro de funcionários, conhece todos os processos, diretrizes e a infraestrutura de TI, facilitando no tempo do atendimento e nas tomadas de decisão.

Por outro lado, manter esses especialistas como efetivos na folha de pagamento eleva os custos da organização, já que a área requer atualizações constantes, compra de recursos tecnológicos avançados e funcionários full time.

E a terceirização?

A terceirização de serviços de TI, também conhecida como outsourcing, é uma prática muito utilizada que consiste na contratação de uma empresa altamente especializada para atender demandas e executar funções ligadas à tecnologia da informação.

Dessa maneira, você terceiriza o serviço de TI e deixa praticamente tudo por conta da contratada, como fornecimento de computadores e notebooks, análise de redes corporativas, backup em nuvem, auditoria e instalação de serviços de segurança (antivírus, antispyware, firewall, etc). Também faz parte do pacote de serviços do outsourcing montar estrutura de cabeamento, infraestrutura de TI, instalação de pacote Office e aplicações em nuvem, suporte e monitoramento remoto, suporte presencial, consultoria e muito mais.

Esse é um modelo bem vantajoso para o negócio, já que tira dela a responsabilidade de gerenciar algo que esteja fora da sua competência, melhorando assim a sua produtividade. 

Veja alguns dos demais benefícios da terceirização de TI:

Redução de custos

Com a terceirização de serviços de TI, a empresa deixa de ter gastos com compras de servidores, notebooks e softwares, já que essas atividades passam a ser de responsabilidade da contratada.

Além disso, a organização se livra dos altos custos de RH, como recrutamento e seleção, treinamentos, salários, férias, 13º salário, rescisões, impostos trabalhistas e bonificações.

Flexibilidade

O outsourcing permite flexibilidade dos serviços conforme as demandas do momento. Ou seja, ao invés de manter uma equipe full-time para trabalhar com volumes que podem oscilar de acordo com a época, você vai pagar apenas pelo que usar.

Inovação

Outra vantagem da terceirização é que a inovação é constante. Como o foco do fornecedor é tecnologia, ele vai sempre buscar no mercado soluções que o cliente necessita.

Suporte especializado

Um dos pontos mais relevantes da terceirização é que você conta com um time altamente especializado, experiente nas diversas áreas da tecnologia da informação, capaz de montar estratégias, propor soluções e executar serviços inovadores e de qualidade.

Mas, como nada é 100% perfeito, a empresa tercerizada deve ser escolhida com cautela. Afinal, um dos potenciais problemas do outsourcing é a perda da confidencialidade, isso é, o acesso de terceiros a dados confidenciais da organização. Caso a fornecedora de mão de obra não seja de confiança, e reconhecida no mercado, a organização corre o risco de ter seus dados repassados a outros sem autorização.

Outro risco está associado à má qualidade do serviço prestado, sendo caracterizado pelo atendimento inadequado, suporte ineficiente e o atendimento que não é exclusivo, já que o fornecedor tem outros clientes. 

Como usufruir dos benefícios de terceirizar serviço de TI

Para evitar dores de cabeças desnecessárias e ter à disposição os melhores serviços de TI, é necessário contratar uma empresa que seja capaz de atender às suas demandas com qualidade.

A 4Infra é uma consultoria de TI com experiência de 20 anos no  mercado de tecnologia, com interesse pela inovação e com um vasto portfólio de serviços.

Atendemos pequenos e médios empreendimentos que, muitas vezes, não contam com um departamento de TI exclusivo. Para tanto, oferecemos soluções conforme a necessidade de cada negócio.

Quer saber mais sobre a terceirização? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores!


25 de outubro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Vantagens de usar o Sharepoint para servidor de arquivos
8 de novembro de 2021
Como fazer backup para Microsoft 365?
5 de novembro de 2021
Dicas para otimizar o Microsoft 365 em pequenas empresas
3 de novembro de 2021
5 razões para investir em Fortinet
1 de novembro de 2021
1 2 3 119
chevron-down