Contratar ou terceirizar serviços de TI: Vantagens e desvantagens

Contratar ou terceirizar serviços de TI: Vantagens e desvantagens

Com o desenvolvimento tecnológico, tornou-se mais do que necessária a presença de profissionais de TI nas organizações. Isso porque a equipe especializada garante a qualidade e a estabilidade dos serviços a partir do correto gerenciamento dos sistemas.

Hoje em dia, praticamente, todos os empreendimentos dependem de internet, redes, computadores, celulares, ferramentas em nuvem e outros dispositivos de informação. Assim sendo, não há como escapar do atendimento personalizado de profissionais capacitados nas demandas rotineiras e de emergência do setor.

Mas a dúvida que sempre fica por parte dos gestores é: qual a melhor maneira de implementar serviços de TI na empresa? Será por contrato na carteira ou por terceirização?

Vantagens e desvantagens da contratação

A modalidade de contratação é aquela em que a empresa monta um time de funcionários de TI que vai trabalhar em regime CLT para organização. A maior vantagem dessa forma de serviço é que o colaborador estará presente todos os dias no escritório, o que ajuda no conhecimento do ambiente corporativo e na rapidez das tratativas.

Em outras palavras, o especialista, por fazer parte do quadro de funcionários, conhece todos os processos, diretrizes e a infraestrutura de TI, facilitando no tempo do atendimento e nas tomadas de decisão.

Por outro lado, manter esses especialistas como efetivos na folha de pagamento eleva os custos da organização, já que a área requer atualizações constantes, compra de recursos tecnológicos avançados e funcionários full time.

E a terceirização?

A terceirização de serviços de TI, também conhecida como outsourcing, é uma prática muito utilizada que consiste na contratação de uma empresa altamente especializada para atender demandas e executar funções ligadas à tecnologia da informação.

Dessa maneira, você terceiriza o serviço de TI e deixa praticamente tudo por conta da contratada, como fornecimento de computadores e notebooks, análise de redes corporativas, backup em nuvem, auditoria e instalação de serviços de segurança (antivírus, antispyware, firewall, etc). Também faz parte do pacote de serviços do outsourcing montar estrutura de cabeamento, infraestrutura de TI, instalação de pacote Office e aplicações em nuvem, suporte e monitoramento remoto, suporte presencial, consultoria e muito mais.

Esse é um modelo bem vantajoso para o negócio, já que tira dela a responsabilidade de gerenciar algo que esteja fora da sua competência, melhorando assim a sua produtividade. 

Veja alguns dos demais benefícios da terceirização de TI:

Redução de custos

Com a terceirização de serviços de TI, a empresa deixa de ter gastos com compras de servidores, notebooks e softwares, já que essas atividades passam a ser de responsabilidade da contratada.

Além disso, a organização se livra dos altos custos de RH, como recrutamento e seleção, treinamentos, salários, férias, 13º salário, rescisões, impostos trabalhistas e bonificações.

Flexibilidade

O outsourcing permite flexibilidade dos serviços conforme as demandas do momento. Ou seja, ao invés de manter uma equipe full-time para trabalhar com volumes que podem oscilar de acordo com a época, você vai pagar apenas pelo que usar.

Inovação

Outra vantagem da terceirização é que a inovação é constante. Como o foco do fornecedor é tecnologia, ele vai sempre buscar no mercado soluções que o cliente necessita.

Suporte especializado

Um dos pontos mais relevantes da terceirização é que você conta com um time altamente especializado, experiente nas diversas áreas da tecnologia da informação, capaz de montar estratégias, propor soluções e executar serviços inovadores e de qualidade.

Mas, como nada é 100% perfeito, a empresa tercerizada deve ser escolhida com cautela. Afinal, um dos potenciais problemas do outsourcing é a perda da confidencialidade, isso é, o acesso de terceiros a dados confidenciais da organização. Caso a fornecedora de mão de obra não seja de confiança, e reconhecida no mercado, a organização corre o risco de ter seus dados repassados a outros sem autorização.

Outro risco está associado à má qualidade do serviço prestado, sendo caracterizado pelo atendimento inadequado, suporte ineficiente e o atendimento que não é exclusivo, já que o fornecedor tem outros clientes. 

Como usufruir dos benefícios de terceirizar serviço de TI

Para evitar dores de cabeças desnecessárias e ter à disposição os melhores serviços de TI, é necessário contratar uma empresa que seja capaz de atender às suas demandas com qualidade.

A 4Infra é uma consultoria de TI com experiência de 20 anos no  mercado de tecnologia, com interesse pela inovação e com um vasto portfólio de serviços.

Atendemos pequenos e médios empreendimentos que, muitas vezes, não contam com um departamento de TI exclusivo. Para tanto, oferecemos soluções conforme a necessidade de cada negócio.

Quer saber mais sobre a terceirização? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
25 de outubro de 2021

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