(031) 3195-0580
4infra

Data loss prevention: por que utilizar?

Data loss prevention: por que utilizar?

Há um tempo atrás, as pessoas costumavam utilizar pastas físicas e porta-arquivos para guardar documentos e papéis importantes. Porém, com passar do tempo e os avanços da tecnologia, essa realidade mudou. Hoje, os meios digitais são usados para a mesma finalidade dos "analógicos".

As empresas estão, cada vez mais, abrindo espaço para a comunicação e armazenamento de dados na internet. Isso contribui, de várias formas, para o crescimento corporativo. 

A quantidade excessiva de papel nos escritórios diminuiu - otimizando, de certa forma, o ambiente da empresa. Outro ponto fundamental é o arquivamento e organização de dados, que ficou mais prático e rápido, principalmente com o uso de recursos de nuvem.

Todavia, o perigo está sempre presente no universo tecnológico. Dessa forma, qualquer usuário corre o risco de sofrer ataques virtuais, roubo de dados e vazamento de informações. 

Por esse e outros motivos, é sempre importante investir na segurança da informação. Nesse sentido, é indispensável contar com um sistema de Data Loss Prevention, ou DLP. 

O que é o data loss prevention?

O data loss prevention, ou prevenção de perda de dados, é um sistema utilizado para garantir que dados importantes não sejam invadidos, roubados e/ou vazados na internet por usuários não autorizados. 

Em outras palavras, consiste em políticas de segurança e regras que podem ser aplicados com o auxílio de hardwares e softwares. Com a ajuda dessas ferramentas, 

o bloqueio contra possíveis invasores - tanto externos quanto internos - é reforçado.

Por mais que a função do data loss preventivo seja prevenir a perda de dados, existem três tipos de soluções que se encaixam no propósito determinado a partir das demandas da empresa:

Storage DLP

O Storage DLP é uma solução que permite a visualização de informações secretas, armazenadas e compartilhadas pelos colaboradores de uma empresa. 

Dessa forma, é possível encontrar os pontos sensíveis e prevenir, com mais eficiência, o vazamento de dados. É uma ótima solução para controlar os dados guardados na nuvem. 

Network DLP

O network DLP é a solução ideal para fazer a varredura do conteúdo que passa pelos protocolos da corporação. Essas informações são arquivadas em um banco de dados que podem ser acessados pelo usuário. 

Esse recurso é fornecido pelas plataformas de hardware e software. Ele trabalha fiscalizando e gerando relatórios sobre a transição dos dados, detalhando como as informações estão sendo usadas, para onde estão indo e quem as está acessando.

Endpoint DLP

Diversas ferramentas externas auxiliam no transporte de dados de maneira fácil e ágil, como os pendrives.

Todavia, se esses utensílios não forem utilizados de forma correta, podem colocar em risco a segurança de informações da empresa. Para evitar que isso aconteça existe a Endpoint DLP.

Essa solução é utilizada para prevenir a perda de dados transportados por dispositivos removíveis. O recurso é instalado nos equipamentos dos colaboradores para evitar que os dados se percam e/ou sejam invadidos.

Por que usar o sistema de Data Loss Prevention?

Novas ameaças surgem todos os dias no meio cibernético. Os invasores estão cada vez mais preparados e rápidos, fazendo com que alguns antivírus e outras soluções de segurança não sejam tão eficientes quanto poderiam.

Além de ameaças externas, falhas internas podem acontecer, como a violação de normas de privacidade e proteção de dados. Por essas e outras questões, as empresas devem utilizar o data loss prevention.

Contar com um sistema de prevenção de perda de dados é uma forma de proteger informações de forma eficiente, evitando que possíveis invasões aconteçam - sejam elas na nuvem ou em dispositivos móveis.

Fora que, se comparado a outros sistemas, o DLP disponibiliza um leque maior de políticas de segurança e funcionalidades de proteção, resultando na conformidade e tranquilidade dos usuários - principalmente no meio corporativo.

Proteger os dados de uma empresa pode parecer difícil a princípio. Porém, com o uso das ferramentas adequadas, e com o auxílio de uma equipe de tecnologia da informação, essa tarefa pode ser descomplicada. 

Para te ajudar com isso, a 4Infra oferece inúmeros serviços de consultoria em TI. Entre em contato com nossa equipe e conheça as soluções disponíveis.

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down