Como se recuperar de uma invasão cibernética

Como se recuperar de uma invasão cibernética

No universo tecnológico, se engana quem pensa que está totalmente livre de invasões cibernéticas. Mesmo com a instalação de antivírus e outras ferramentas de proteção, o perigo está sempre presente.

Um ataque cibernético consiste, basicamente, em qualquer tentativa de invasão ou acesso não autorizado de um dispositivo, roubo, exposição, destruição e modificação de dados ou sistemas. 

De fato, a cada dia que passa, esses ataques vêm ficando cada vez mais bem elaborados e eficientes. Para uma empresa, as invasões podem gerar tanto danos financeiros quanto a reputação da empresa - levando em consideração que a mesma pode sofrer invasões em arquivos de informações sigilosas.

Tipos de invasão cibernética 

Os ataques cibernéticos podem ser feitos de várias formas, a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. 

Um dos mais recorrentes é o DDoS (ou Ataque de Negação de Serviço Distribuído). Nessa prática, o hacker faz com que o os computadores fiquem sobrecarregados, resultando na indisponibilidade dos recursos ao usuário, deixando-o fragilizado. 

spoofing também é outro ataque muito comum. Ele se assemelha bastante com o estelionato no mundo não-digital. Nele, o invasor desenvolve um endereço de IP falso - se passando por uma fonte confiável - e faz alterações que interferem na comunicação entre servidores e que geram ataques diretos à memória, como o DMA ou invasões diretas aos dados.

Prejuízos causados por invasões cibernéticas 

Essas invasões no meio corporativo podem gerar incontáveis prejuízos na segurança da empresa. O primeiro deles diz respeito ao risco da perda de dados essenciais para a corporação. 

Quando uma empresa perde informações importantes ela está sujeita a lidar com altos custos financeiros para a recuperação desses materiais - principalmente se não tiver um serviço de backup

Isso leva a outro prejuízo que as invasões trazem: os danos à imagem da empresa. Depois que uma corporação passa por esse tipo de situação, os clientes, geralmente, se sentem inseguros em confiar nos serviços disponibilizados e informações compartilhadas por ela. Com isso, as empresas precisam lidar com mais um problema, dessa vez relacionado à crise de imagem.

Também existe o risco do vazamento de dados de clientes ou projetos. Quando o invasor adentra o sistema, ele consegue ter acesso à informações pessoais dos clientes ou a detalhes dos materiais. Em 2011, por exemplo, a PlayStation sofreu uma invasão por hackers na qual dados de cerca de 78 milhões de usuários foram furtados - dentre eles, os números de cartão de crédito.

Esses ataques inesperados geram inúmeros prejuízos. Mas, existe uma forma de lidar com essa situação.

Como se recuperar de uma invasão cibernética? 

É possível evitar que ataques cibernéticos aconteçam; porém, quando isso ocorre, é preciso ter estratégias de recuperação em mente. 

Ter um plano de recuperação de desastres feito por uma consultoria de TI é o primeiro passo. Esse plano abrange não somente as invasões, mas, também, acidentes causados por acontecimentos naturais - tais como falha de energia, terremotos, enchentes, etc. 

É recomendado estar sempre revisando e atualizando o plano de recuperação de desastres da sua empresa, fazendo as alterações e cumprindo com os requerimentos necessários. 


Além da estratégia de recuperação, é considerável ter também um plano de comunicação - entre si e com os cliente. Mas de que de se trata esse plano? 

Um plano de comunicação serve para definir a melhor forma de comunicar os acontecimentos aos colaboradores e às áreas subordinadas. Ocultar o ocorrido ou disponibilizar informações vagas pode gerar um impacto ainda mais negativo para toda a situação da empresa -  pior do que a própria invasão.

Tenha consciência do que resultou no erro e tente fazer o máximo possível para reconciliar e estabilizar toda a situação. 

Quer garantir a máxima proteção para a sua empresa contra invasões cibernéticas?  A 4Infra Consultoria em TI te ajuda, oferecendo inúmeros serviços de segurança de TI corporativo. Entre em contato com a nossa equipe e escolha a melhor opção! 

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
6 de abril de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
O Que é um Hardware e Qual a sua Importância na Era Digital?
1 de dezembro de 2023
Microsoft Azure: como utilizar seus serviços de computação em nuvem?
1 de dezembro de 2023
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
1 2 3 154

chevron-down