É melhor prevenir do que remediar, certo? O seu setor de TI pode estar trabalhando como um controle de danos para sua empresa, mas também pode ser um aliado estratégico do seu negócio. Por isso, o monitoramento de TI é tão importante: ele trabalha para detectar problemas futuros e perceber padrões de falha.
Em outras palavras, o monitoramento de TI permite a correção antecipada de problemas e otimização de processos.
Na era digital, em que é importante estar sempre um passo à frente, o monitorar de TI permite a construção de um ambiente mais controlável e eficiente. O monitoramento manual demanda tempo, mão de obra e não garante confiabilidade de resultados. Tudo isso se opõem ao monitoramento aplicado através de ferramentas (Zabbix) que otimizam processos e detectam problemas futuros.
Entenda quais os desafios do monitoramento de TI para os próximos anos e porque desenvolver uma estratégia com essa finalidade é vital para o seu negócio:
O primeiro desafio é ter uma infraestrutura de TI alinhada a estratégia do negócio. Vale refletir: seu setor de TI está trabalhando em prol dos objetivos da sua empresa?
O monitoramento da infraestrutura auxilia os profissionais de TI e os gestores da empresa a identificar os índices de eficiência da estratégia. O monitoramento constrói indicadores mais assertivos para otimização de processos e redução de downtime, além de evitar imprevistos comuns em um ambiente sem monitoramento. Os exemplos mais comuns desses imprevistos são:
Ter pessoas capacitadas na equipe também é, cada vez mais, um desafio. Afinal, o monitoramento de TI vai além de garantir uma infraestrutura em bom funcionamento: ele também exige pessoas capacitadas na leitura dos dados.
Empresas de pequeno porte costumam ter apenas um profissional de TI cuidando de todo o setor. O que nem todas as organizações sabem é que, por sua complexidade, o monitoramento de TI exige suporte constante - e ele pode ser terceirizado.
É importante ressaltar que, uma vez que a empresa tenha estrutura interna de TI, todos os colaboradores da empresa devem estar treinados para identificar e reportar falhas simples de sistema.
Por fim, temos o desafio das ferramentas. Qual utilizar? ? Um dos principais obstáculos para monitorar o ambiente de TI é definir a ferramenta apropriada para o seu negócio.
Como existem diversas ferramentas para monitorar a infraestrtura de TI, é importante ter em mente seus objetivos para escolher aquela que melhor atende sua empresa. O principal ativo do monitoramento de TI é a rapidez na identificação e resolução de falhas e, portanto, é essencial que todas as estratégias estejam alinhadas, inclusive as ferramentas que vão permitir o controle das informações e dos dados.
Se os seus colaboradores e usuários percebem os problemas relacionados ao armazenamento de informações antes do seu setor de TI, ou de gestão, é sinal de que seu monitoramento não está funcionando como deveria.
O monitoramento de TI pode ser o "salvador da pátria", seja na prevenção de riscos e confiabilidade, seja na previsibilidade de investimentos do setor. Além disso, a iniciativa auxilia em diversas áreas, onde, além de garantir o bom funcionamento da infraestrutura geral da organização, ela otimiza inúmeros processos e prevê riscos futuros.
A boa notícia é que desafios existem para serem vencidos. E, para vencer os desafios, é preciso encontrar a melhor solução para o seu negócio. Um diagnóstico da sua situação permite a eficiência do monitoramento de TI dentro da sua empresa - e, se você não sabe por onde começar, comece por aqui.
A 4infra é especializada em monitorar redes e servidores e está preparada para te auxiliar com um plano de ação alinhado ao seu negócio. Solicite seu orçamento através do e-mail ou fale diretamente com um de nossos especialistas através do telefone (31) 3195-0580.