(031) 3195-0580
4infra

6 dicas de ergonomia durante o uso de computadores

6 dicas de ergonomia durante o uso de computadores

A ergonomia durante o uso de computadores é essencial tanto para a produtividade quanto para a saúde, para te ajudar nisso, separamos 6 dicas para alcançar a ergonomia. Confira!

Atualmente, o número de pessoas que passa a maior parte do dia na frente de um computador vem aumentando consideravelmente. Porém, sem o devido cuidado essa prática pode causar sérios incômodos, tais como dores nas costas, músculos e tendões.

Para evitar esses incômodos e evitar também que estes evoluam para algo mais sério, é importante tomar algumas precauções em relação à sua ergonomia.

A importância da ergonomia

Além, claro, de evitar dores e problemas de saúde, existem alguns estudos no mercado que sugerem outros benefícios da ergonomia. Entre esses benefícios, podemos citar:

  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Aumento da organização do ambiente de trabalho;
  • Melhoria da qualidade dentro do ambiente de trabalho;
  • Aumento da valorização profissional;
  • Redução do número de faltas dos funcionários decorrente de dores e lesões;
  • Prevenção de doenças ocupacionais e, consequentemente, de processos trabalhistas;
  • Melhoria da imagem interna e externa da empresa;

Além disso, a ergonomia nos ambientes de trabalho é regulamentada pela NR 17 e nela estão, inclusive, algumas diretrizes em relação ao uso de computadores que devem ser seguidas obrigatoriamente.

Quer saber como aproveitar esses benefícios? Então confira agora 6 dicas de ergonomia durante o uso de computadores!

Dicas de ergonomia durante o uso de computadores

1 – Postura é essencial!

Cuidado para manter uma postura adequada enquanto usa o computador. Dê preferência para cadeiras com regulagem e apoio para as costas, de forma a evitar ficar curvado e também a evitar problemas futuros na coluna.

2 – Mantenha todos os acessórios no seu nível

Para manter a ergonomia durante o uso de computadores é preciso que todos os acessórios de seu computador estejam alinhados. Mantenha os monitores ao nível dos olhos, para evitar dores no pescoço.

O mesmo vale para o teclado e o mouse, que precisam estar na linha do ombro, de forma que a musculatura dos braços possa relaxar.

3 – Pés no chão sempre!

Manter os pés apoiados no chão ou em alguma base é uma forma de contribuir para a circulação e para o relaxamento da musculatura.

4 – Faça pausas!

Entre uma tarefa e outra, faça pausas. Aproveite para beber água, ir ao banheiro, se alongar ou simplesmente se levantar da cadeira e caminhar por alguns minutos. Essa prática colabora para a sua saúde, incentivando a circulação e intercalando o uso dos grupos musculares.

5 – Configure seu computador de maneira adequada

Além da localização estratégica na sua mesa, o seu computador também precisa estar configurado de maneira adequada, para evitar o cansaço dos olhos e dores de cabeça.  Ajuste o brilho, contraste, balanço de cores e o tamanho das fontes de maneira a ficar confortável e não forçar a sua vista.

6 – Cuidado com a iluminação de seu ambiente de trabalho

A localização do seu computador também pode influenciar na ergonomia durante o uso dos mesmos. Evite ao máximo trabalhar com telas próximo de janelas ou com luzes muito fortes, pois o excesso de iluminação pode refletir na tela e prejudicar o seu trabalho.

Manter a ergonomia durante o uso de computadores é uma tarefa relativamente fácil, que traz diversos benefícios durante o trabalho, tanto em relação ao conforto quanto à produtividade. Coloque essas dicas em prática ainda hoje!

E, se quiser saber mais, não deixe de conferir as outras dicas que a 4infra separou para você!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down