Dicas para customizar - e otimizar - seu Windows Terminal

Dicas para customizar - e otimizar - seu Windows Terminal

Windows Terminal é uma ferramenta de código aberto da Microsoft que torna o Windows compatível com vários outros terminais para a linha de comando, como o Prompt de Comando, PowerShell e o Windows Subsystem for Linux.

Na prática, isso significa que a execução de qualquer aplicação, baseada em linha de comando, vai se inicializar automaticamente pelo Windows Terminal, e não mais pelo CMD (Prompt Comando).

O lançamento do novo terminal, em 2021, trouxe uma ferramenta com melhores recursos, painéis divididos, guias, vários tempos de sessão e outros benefícios, sendo possível obtê-lo gratuitamente na loja da Microsoft.

Se você já utiliza o Windows Terminal, mostraremos algumas dicas para customizá-lo e melhorar a experiência do usuário:

Estrutura de arquivo

As customizações do Windows Terminal podem começar pela configuração da estrutura do arquivo, em que é possível alterar o perfil padrão, o tamanho das abas e o tamanho e posição da janela. Cada perfil é associado a um shell (componente do Windows que lida com elementos gráficos) específico, customizando cada perfil de uma forma.

E não para por aí! O usuário ainda pode salvar esquemas de cores na seção schemes, que podem ser utilizados pelos perfis definidos anteriormente. E, por fim, na aba keybindings, é possível configurar atalhos de teclado.

Customização de profile

A maioria das configurações do Windows Terminal está dentro da seção de perfil. Aqui, o usuário pode configurar o tipo e tamanho da fonte, diretório de cada perfil, imagens de fundo e transparência, entre outros recursos.

É importante ressaltar que as configurações são totalmente independentes para cada perfil, então, cada usuário altera as opções da forma que quiser. No entanto, é possível mudar as configurações de todos os perfis dentro do bloco defaults.

Alterar imagem de fundo

A imagem de fundo também pode ser alterada. Basta clicar no botão suspenso, depois em configurações, selecionar perfil no painel esquerdo e clicar na guia Aparência. Aqui, o usuário tem a opção de navegar pela imagem de fundo que deseja colocar. É só escolher e clicar no botão salvar.

Usar Terminal-Icons para adicionar ícones de pastas ou arquivos ausentes

Terminal-Icons é um módulo do PowerShell que adiciona ícones de arquivo e pastas que podem estar ausentes ao ser exibidos no Windows Terminal, procurando o ícone apropriado com base no nome ou na extensão. Ele tenta usar símbolos conhecidos, mas utiliza um ícone genérico se não encontrar algo específico.

Mudar cores padrão

O Windows Terminal vem com vários esquemas que alteram a cor da fonte, cor do plano de fundo, forma do cursor e outras funcionalidades. Além disso, é possível escolher temas individualmente para Prompt de Comando, Bash e PowerShell.

Para mudar o tema padrão, encontre o perfil de shell que você deseja, rolando até profiles - seção, observando a entrada da linha de comando em cada subseção. Em seguida, mude para a cor de sua preferência. 

 

Se você é empreendedor, talvez essas informações tenham dado um nó na cabeça. Afinal, nem todo mundo tem a habilidade e os conhecimentos necessários para configurar sistemas.

Por isso, conte com a 4Infra não só para otimizar seu Windows Terminal, mas para qualquer outro problema com tecnologia. 

Somos uma consultoria de TI com foco em pequenas e médias empresas que, normalmente, não contam com um profissional exclusivo para atendimento nessa área.

Entre em contato com a gente e vamos conversar!

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
4 de fevereiro de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
chevron-down