Diferença entre outsourcing de TI e serviços gerenciados

Diferença entre outsourcing de TI e serviços gerenciados

A TI faz parte de um setor muito estratégico para as organizações. À medida que a tecnologia evolui, novas soluções surgem, melhorando, complementando ou substituindo as já existentes. Acompanhá-las é bem mais fácil através de outsourcing de TI, uma vez que apenas ignorar novas tendências de tratamento de dados não é uma opção.

Tais transformações são necessárias em virtude da existência de vários modelos de negócio e da significativa influência que a inovação tem nas tomadas de decisões gerenciais. É por isso que, na hora de investir, o gestor deve definir claramente qual será sua escolha: contar com o outsourcing de TI (ou terceirização de TI) ou com a gama de serviços gerenciados.

E, sim, existe diferença entre uma coisa e outra.

O que é outsourcing de TI?

Outsourcing de TI nada mais é que a terceirização dos serviços-chave dessa área. Para diminuir custos, muitas organizações adotam essa prática em atividades que estejam ligadas ao core business da empresa, como call center, suporte técnico, manutenção, equipamentos e desenvolvimento de softwares.

Empresas que optam pelo outsourcing de TI garantem para si inúmeras vantagens, a começar pela responsabilidade do setor, que passa para a terceirizada, permitindo que o foco do time interno esteja nas estratégias e atividades-fim que vão alavancar o negócio.

Afinal, quem presta o serviço de outsourcing de TI já possui a experiência necessária para resolver questões do setor rapidamente, colocando à disposição do contratante soluções e dispositivos adequados para as funções desenvolvidas.

Tudo vai depender do plano escolhido na hora de assinar o contrato.

De maneira geral, a terceirização permite potencializar os resultados e proporciona muitos benefícios para a organização. Dentre eles, damos destaque para:

  • Ganho de produtividade;
  • Melhoria nos controles internos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Obtenção de mão de obra especializada;
  • Eficiência organizacional.

Explicando os serviços gerenciados

Por sua vez, o serviço gerenciado é uma solução que permite às empresas delegar as atividades do ambiente de TI a uma consultoria especializada. Ou seja, é uma opção para o gestor que não quer se preocupar com processos burocráticos de contratação, indicada a empresas que enfrentam dificuldade na gestão de infraestrutura, como fazer atualização no sistema ou realizar reparos em equipamentos.

Para tanto, é possível contar com uma equipe especializada para prestar o serviço a partir da oferta de soluções de TI para as demandas corporativas. Em linhas gerais, os benefícios dos serviços gerenciados são os mesmos obtidos com o outsourcing de TI. E, se os dois modelos oferecem as mesmas vantagens…

...então qual escolher?

Outsourcing de TI e serviços gerenciados possuem conceitos semelhantes, mas cada modelo tem particularidades que devem ser observadas quando do fechamento do contrato.

Por isso, na hora de optar, observe as características de cada serviço – e como elas, de fato, se aplicam à realidade da sua organização.

Alguns pontos a considerar são:

Gestão de pessoas

O outsourcing de TI é caracterizado pela contratação de profissionais para atendimento de demandas solicitadas, sendo o cliente responsável pela gestão das pessoas e das atividades executadas pela terceirizada.

Ou seja, o contratante decide o que o técnico realizará e quando, como se esse fizesse parte da equipe de colaboradores.

No modelo de serviços gerenciados, o gerenciamento da equipe é compartilhado. Isso quer dizer que a consultoria de TI atua diretamente na rotina dos colaboradores, que vão agir conforme a demanda apresentada pelo cliente. Cabe ao contratante validar as atividades realizadas.

Resolução de problemas

No contrato de outsourcing de TI o problema é resolvido de maneira reativa, ou seja, a falha precisa acontecer para que se acione a empresa terceirizada; ela, por sua vez, vai solucionar a demanda.

Em contrapartida, os serviços gerenciados atuam preventivamente, utilizando gestão de segurança e monitoramento para evitar qualquer contratempo que prejudique o andamento dos trabalhos.

Ferramentas de gerenciamento

A responsabilidade pelo monitoramento dos servidores é do cliente que optar pelo modelo outsourcing de TI, mas a terceirizada cobra separadamente o licenciamento dos softwares.

Já no contrato de serviços gerenciados todas as ferramentas, licenças e gestão estão inclusas no pacote. Porém, o cliente deve analisar antecipadamente se os serviços contemplados nessa opção são adequados à empresa.

Formas de pagamento

A forma de pagamento é outro item que se diferencia entre as duas modalidades. No outsourcing de TI, paga-se por todo serviço contratado, mesmo que alguns itens não sejam de fato utilizados. Dessa maneira, os recursos solicitados desnecessariamente e o tempo de ociosidade dos profissionais são cobrados mensalmente.

Nos serviços gerenciados, o pagamento é realizado sob demanda. Ou seja, o cliente é cobrado pelo serviço demandado e pelas horas gastas para a atividade. A cobrança se baseia em um sistema de crédito: quando eles não forem consumidos durante o mês, ficam acumulados na conta do cliente, para uso posterior.

 

Como vimos, as duas categorias possuem características distintas, mas trazem vantagens indiscutíveis ao mundo empresarial. Se sua organização ainda não conseguiu definir qual metodologia usar, não se preocupe: a 4Infra está aqui para te ajudar.

Entre em contato com a gente e vamos fazer essa avaliação juntos.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
22 de fevereiro de 2021

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