(031) 3195-0580
4infra

Tudo sobre virtualização de aplicações

Tudo sobre virtualização de aplicações

Já parou para pensar quantas aplicações você tem instalada em todos os computadores da empresa? Com certeza é uma quantidade considerável, visto que podemos ter em cada máquina inúmeros softwares de gestão, e-mail corporativos, programas de instalação, plataforma para videoconferência e demais recursos tecnológicos.

Agora, imagine monitorar cada um desses equipamentos e verificar segurança, atualizações e permissões.  É muito trabalho!

A saída está na virtualização de aplicações, tecnologia que mantém todas as soluções funcionando, mas com menos recursos. O ideal para as empresas é unir ferramentas inovadoras, sem aumentar os custos, para que elas se tornem ainda mais competitivas no mercado.

Virtualização, o que é?

A virtualização nada mais é que a criação de um modelo virtual do ambiente de rede, o que significa que servidores, aplicações e dispositivos vão ser instalados de maneira remota, não fisicamente.

Dessa maneira, um aplicativo pode gravar dados, gerar relatórios e imprimir informações sem jamais ser instalado no computador, ajudando empresas a ganhar rapidez, produtividade e segurança.

Mas isso funciona na prática? Sim, pois o objetivo da virtualização de aplicações é justamente evitar a dependência de novas máquinas para instalar todo o ambiente tecnológico para o funcionamento dos recursos, o que por si só já garante menor custo operacional e de manutenção.

Isso quer dizer que as aplicações vão estar em um “container” virtual, mantendo todas as informações necessárias para a execução dos recursos em diferentes equipamentos.

Benefícios da virtualização de aplicações

Adotar a virtualização de aplicações permite que as empresas não só reduzam seus custos, mas tenham mais dinamismo, produtividade, entre outros benefícios. Veja:

Atualização das versões

Na forma convencional, ao surgir uma nova versão das aplicações, o gestor vai de máquina em máquina para fazer as atualizações. Esse modelo toma tempo – e o controle dos usuários que irão receber o upgrade dos programas pode ser deficiente.

A virtualização de aplicações possibilita que inúmeras versões sejam utilizadas ao mesmo tempo, sem afetar muito a dinâmica de trabalho e reduzindo também conflitos de compatibilidade.

Redução de espaço

Se você utiliza diversos ambientes para atualizar as aplicações, com certeza vai precisar de mais dispositivos e espaço físico. Para isso é necessário que a organização mantenha várias máquinas dedicadas à instalação e manutenção das versões.

Com as aplicações virtualizadas, o gestor de TI reduz significativamente a necessidade de espaço físico, já que todas as soluções podem ser aproveitadas sem precisar instalar nos computadores da empresa.

Redução de custos

Esse talvez seja um dos principais benefícios da virtualização de aplicações. Trabalhar em várias máquinas e ambientes gera um custo muito alto para as empresas. Afinal, demanda manutenções, licenças e compras de hardware vão ser sempre necessários.

Ao passo que, ao decidir pela forma remota, o orçamento para esses investimentos cai consideravelmente, pois a compra de hardwares para esse fim reduz bastante.

Melhora na segurança

Existe uma grande preocupação das empresas em relação à segurança dos dados. Isso porque a invasão das máquinas e redes corporativas tem gerado prejuízo enormes para as administrações.

Quando se tem muitos sistemas operacionais, drivers e acervo com informações, maiores são as chances de falhas e de possíveis ataques de hackers. Com aplicações virtualizadas, os gestores de TI conseguem controlar as permissões de cada usuário, possibilitando alterações conforme mudanças no perfil do colaborador.

Habilitar e desabilitar aplicações, ocorrem de uma maneira muito simples, bastando o responsável fazer determinadas configurações dentro do sistema. Com a virtualização, o responsável não irá trabalhar com tantos ambientes físicos, melhorando o controle da informação, principalmente se os dispositivos de um usuário forem roubados.

Gerenciamento de aplicativos

A virtualização de aplicações facilita a vida do setor de TI pois, em vez de instalar as soluções manualmente nas máquinas, a inovação permite ao gestor instalar a aplicação apenas uma vez no servidor central e implantá-lo conforme a necessidade de cada usuário.

Isso simplifica não só a atualização das aplicações, como o gerenciamento e manutenção das soluções, economizando tempo para os profissionais e recursos financeiros para as empresas.

Se você quer saber como garantir esses e outros benefícios para o seu negócio, entre em contato com a 4Infra e converse com nossos consultores.


24 de fevereiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down