(031) 3195-0580
4infra

Será que existe vírus para celular?

Será que existe vírus para celular?

Será que existe vírus para celular? Existe alguma forma de não ser infectado e manter seu dispositivo sempre seguro? Confira!

Mas o que são os chamados “vírus”?

Os vírus para celular ou computador nada mais são que programas maliciosos, ou seja, que “infectam” seu dispositivo, de forma semelhante ao que acontece na biologia. Ao infectar um celular, por exemplo, esses vírus procuram formas de roubar dados e arquivos ou mesmo de danificar o seu sistema.

É possível contrair um vírus para celular por meio de aplicativos maliciosos, programas desenvolvidos para esse fim, mensagens de spam, links suspeitos, anúncios, arquivos corrompidos e assim por diante.

Os vírus são muito comuns principalmente nos computadores, mas será que eles também podem infectar celulares e outros dispositivos móveis?

Existe vírus para celular?

Durante muito tempo, os vírus para celular foram tidos como mitos, porém atualmente é possível ter certeza que sim, existe vírus para celular e outros dispositivos móveis.

Esses tipos de vírus podem atuar de diversas formas. Podem excluir documentos, reiniciar o celular sem motivo aparente, desinstalar aplicativos, roubar dados pessoas e até mesmo corromper o sistema operacional do seu celular.

Como nos dias de hoje a população usa mais dispositivos móveis do que computadores, não é de se espantar que essas ameaças tenham sido desenvolvidas para eles. Afinal, os celulares armazenam uma grande quantidade de dados pessoais e relevantes e senhas, fotos e dados bancários, por exemplo, são grandes atrativos para pessoas mal intencionadas.

Dessa forma, é importante prestar atenção caso seu celular comece a apresentar problemas. Superaquecer, ficar sem bateria mais rápido do que o normal, excesso de propagandas, falta de espaço, aplicativos travando constantemente, consumo excessivo de internet, redirecionamento para páginas suspeitas, mudança nas configurações do seu celular, entre outros.

Se suspeitar de um vírus para celular, instale um antivírus pela Play Store ou pela Apple Store e faça uma varredura. O próprio aplicativo irá de avisar caso encontre alguma ameaça e removê-la ou te instruir a desinstalar o aplicativo causados do problema.

Em casos extremos, pode ser necessário restaurar seu celular para as configurações de fábrica.

Meu iPhone me traz mais segurança?

É comum ouvir que os dispositivos da Apple, com o sistema operacional iOS, apresentam uma maior segurança para seus usuários.

Esse sistema permite apenas a instalação de aplicativos da loja da própria Apple, que passam por um rigoroso controle, e também bloqueia certos tipos de interação, o que garante uma maior segurança.

Porém, os usuários ainda estão sujeitos a ameaças recebidas por e-mail ou sms ou de páginas da web maliciosas, por exemplo.

Como proteger meu celular contra ataques de vírus?

Tomando alguns cuidados, é possível se proteger contra diversos tipos de vírus para celular e, assim, manter a integridade do seu dispositivo e a segurança dos seus arquivos e dados.

Coloque em prática os seguintes pontos:

- Tenha um antivírus instalado, de preferência de alguma marca já bastante conhecida;

- Mantenha seu dispositivo e os aplicativos instalados sempre atualizados para suas versões mais recentes;

- Mantenha a opção que permita a instalação automática de aplicativos de fontes desconhecidas sempre desativada. (para isso, basta acessar a sessão de aplicativos das configurações do seu dispositivo);

- Nunca compartilhe suas senhas ou outras informações pessoais, inclusive dados de cartão;

- Proteja suas contas com senhas fortes, misturando números, letras e símbolos e procure colocar senhas diferentes em cada uma;

- Evitar links desconhecidos, tanto em páginas da web quanto em mensagens de e-mail e sms, principalmente de remetentes desconhecidos;

- Evite se conectar a redes de Wifi público, principalmente redes abertas;

- Desabilite as opções de Wifi e Bluetooth quando não estiverem sendo utilizadas;

Outra forma de se proteger, ainda, é estando sempre atento a dicas de tecnologia e infraestrutura, como as que trazemos para você aqui na 4infra!


12 de agosto de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down