Exploit: Como Identificar e Se Prevenir Desta Ameaça?

Exploit: Como Identificar e Se Prevenir Desta Ameaça?

Você sabe o que é exploit?

É comum, para todo usuário, estar vulnerável a diversas ameaças no mundo digital. Muito é dito sobre as invasões cibernéticas e o surgimento de novos riscos, que cada vez mais se superam em eficiência e potencial de causar danos.

Entre essas ameaças cibernéticas, o exploit merece lugar de destaque. O exploit faz parte de um conjunto de malwares, e softwares modificados, que tem o objetivo de invadir sistemas, roubar dados e danificar os programas. 

Na maioria das vezes, eles entram em ação no formato de programas com códigos e dados maliciosos e/ou danificados. Com isso, os exploits têm a capacidade de permear pelas brechas desprotegidas de sistemas de computadores. 

Como o exploit funciona?

exploit como evitar

Basicamente, o exploit atua como uma “chave” que vai adentrando e abrindo as maçanetas das “portas” vulneráveis do sistema de um hardware. Em outras palavras, ele facilita a entrada e execução de outros malwares. 

Essa ameaça pode agir de duas formas: conhecida e o desconhecida (zero day). O exploit, quando age de forma conhecida, é de fácil localização. Assim, medidas necessárias podem ser rapidamente tomadas, evitando o contágio de outros sistemas. 

Além disso, o exploit pode tomar diversos formatos para entrar em ação. O EoP (Escalation of Privileges) entra no sistema buscando permissões e contato com dados e recursos que os utilizadores regulares não possuem. O DoS (Denial of Service), quando entra em ação, faz com que o servidor e/ou PC fique sobrecarregado, tornando os sistema indisponíveis para os usuários.

Já no spoofing, um outro tipo de exploit, o invasor cria um endereço de IP falso e faz diversas mudanças que interferem na comunicação entre servidores. Por fim, o Crack que é um software utilizado para quebrar o sistema de segurança do PC e fazer com que programas de versão e uso limitados se tornem completos e disponíveis. 

Assumindo o seu outro formato, o exploit, quando entra em ação de forma desconhecida (zero-day), pode ser ainda mais perigoso. Isso porque não se tem conhecimento exato de qual vulnerabilidade está disponível - e esse ataque é ainda mais ameaçador quando se trata de empresas ou organizações governamentais.

Riscos Associados a um Exploit

exploit ameaça virtual

O exploit é um código malicioso que explora vulnerabilidades em sistemas operacionais, softwares e aplicativos de terceiros para permitir que os hackers assumam o controle do sistema. Uma vez que o hacker compromete o sistema, ele pode instalar backdoors, vírus ou outros tipos de malware, além de roubar dados pessoais e financeiros da organização ou dos usuários.

Como o Exploit Pode ser Identificado?

Os exploits podem ser identificados por meio da análise de padrões de tráfego de rede e das atividades de arquivos suspeitos no sistema.

Os administradores de sistemas também podem usar ferramentas de detecção de vulnerabilidades para identificar falhas de segurança no sistema e corrigi-las. É importante manter os sistemas operacionais e softwares atualizados, pois as atualizações costumam incluir correções de segurança.

Medidas Preventivas contra Exploits

Há várias medidas preventivas que as empresas podem tomar para se proteger contra exploits. A primeira é garantir que todos os sistemas estejam atualizados com as últimas correções de segurança. 

Além disso, é importante investir em tecnologias de segurança cibernética, como firewalls, sistemas de detecção de intrusões e antivírus, e educar os funcionários sobre a importância da segurança cibernética e sobre como identificar possíveis ameaças.

Por que estar preparado contra esta ameaça?

exploit como se defender

A invasão dos exploits pode acontecer tanto em uma grande empresa quanto em hardwares caseiros. Falando sobre segurança, é importante conhecer as ferramentas essenciais para identificar essas ameaças e vulnerabilidades.

Dependendo do tipo que invadir seu hardware, uma consequência diferente será automaticamente gerada. Elas podem ir desde a perda de dados importantes - principalmente se for dentro de uma corporação - até a danificação do sistema do aparelho em uso. 

Portanto, é indicado manter os aplicativos em perfeito funcionamento. Também não faz mal atualizar periodicamente os sistemas, levando em consideração que o exploit se aproveita das falhas no software para que a invasão seja possível.

Uma recomendação extra é: na hora de buscar os serviços de segurança, procure sempre pacotes que são acompanhados por um anti-exploit, para não correr o risco de uma invasão surpresa. 

4infra Consultoria em TI como um Parceiro na Proteção contra Exploits

Uma das melhores formas de proteger sua empresa contra exploits é ter um parceiro em TI confiável e experiente.

exploit 4infra

A 4infra é uma empresa de consultoria em TI que oferece soluções e serviços de tecnologia para empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro.

Com foco em oferecer consultoria e projetos de infraestrutura, a 4infra gerencia as operações de seus clientes por meio de atendimento remoto e presencial. Nossos serviços abrangem a gestão de servidores, hospedagem de sites e e-mails, backup em nuvem, assistência técnica e suporte especializado.

Quer garantir a máxima proteção contra a invasão dos exploits e outros malwares no seu PC?  A 4infra Consultoria em TI te ajuda oferecendo inúmeros serviços de segurança de TI corporativo.

Entre em contato com a nossa equipe e escolha a melhor opção para a sua empresa! 

Conclusão

O exploit é uma ameaça real para empresas de todos os tamanhos e indústrias. As empresas precisam estar preparadas e tomar medidas preventivas para se proteger contra essa ameaça crescente. Além disso, ter um parceiro em TI confiável e experiente pode fazer uma grande diferença na proteção contra exploits.

A 4infra está aqui para ajudá-lo a proteger sua empresa contra ameaças cibernéticas e a garantir que seus sistemas estejam sempre seguros e atualizados. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços de consultoria em TI.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
23 de março de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
chevron-down