O mercado de vendas online tem crescido rapidamente. Mais e mais negócios buscam nas plataformas maneiras de inserir seus produtos e serviços nos meios digitais. O objetivo é simples: atingir o maior número de pessoas com a divulgação na internet.
A implementação de um e-commerce pode oferecer inúmeras vantagens ao empresário, como:
Embora os benefícios sejam muitos, não basta apenas ter presença na internet: é preciso investir em tecnologia para manter a loja virtual em pleno funcionamento. Para tanto, torna-se indispensável contar com a TI – e aqui indicamos 5 ferramentas da informação para vender mais na internet.
O site costuma funcionar como o cartão de visita da empresa, dando a ela visibilidade na internet – e, consequentemente, maior número de clientes. Em outras palavras, é uma vitrine de negócios, em que se expõe produtos, serviços, informações institucionais e atendimento ao cliente.
Esse é um excelente instrumento para promover produtos e serviços de forma visual, dinâmica e atrativa. Por isso, a plataforma deve ser intuitiva, para que o cliente navegue com facilidade e obtenha todas as informações necessárias sem esforço.
Para melhorar o relacionamento e aproximar empresa dos visitantes, é possível incluir no site ações que levem o usuário à decisão de compra, como criação de landing pages, pop up ou programa de orçamento online, por exemplo.
Além do site institucional e/ou e-commerce, a rede social pode ser considerada outro viés digital capaz de agregar valor ao negócio. É por canais como Facebook, Instagram e TikTok que os usuários ficam sabendo das novidades, através de conteúdos relevantes, promoções e anúncios.
Para atingir cada vez mais pessoas que se qualificam como seu público-alvo, impulsionando as vendas, as redes sociais devem ser constantemente atualizadas com informações significativas e possibilidade de interação com o visitante. Ter uma boa rede de internet à disposição garante boa parte da rapidez da comunicação no digital.
Se você vende pela internet e os seus sistemas de controle e acompanhamento são todos separados, isso pode causar falhas na gestão.
Quando se considera a utilização de um software que faça o sistema integrado de vendas, seus controles ficam mais organizados, sem depender de diversas áreas para localizar a informação. Está tudo em um único lugar.
Um bom sistema integrado pode ser customizado para as necessidades de cada negócio, podendo contar com recursos imprescindíveis para a gestão do e-commerce, como gestão de estoque, tributação, estoque, logística e relacionamento com o cliente.
Banco de dados é uma espécie de arquivo que, quando digitalizado, pode armazenar uma infinidade de informações indispensáveis, como nomes, documentos, endereços, boletos e folha de pagamentos, entre outros.
Por meio de sistemas e linguagens computacionais, o banco de dados é responsável por gerenciar todas as informações do negócio. O investimento vale a pena, já que de nada adianta ter inúmeras informações e não ter lugar adequado para armazenar.
É necessário buscar um modelo que melhor se adequa ao seu tipo de negócio e às informações que serão armazenadas – e contar com uma consultoria de TI para escolhê-lo. Nomes como Oracle Database, SQL Server ou MySQL podem confundir quem ainda não se acostumou com essas linguagens.
E, por falar nisso...
Como pudemos ver, a tecnologia está presente no e-commerce desde sua implementação até o pós-venda. Mas, para que ela funcione de maneira a favorecer o negócio, é preciso contar com acompanhamento especializado em TI.
Dispor dos serviços de uma consultoria especializada no setor, como a 4Infra, pode te ajudar na análise e atribuições relacionadas a banco de dados, hardware, software, segurança das informações e do sistema e estabilidade da rede.
Como o e-commerce é um negócio dinâmico, que deve acompanhar as tendências digitais, a ajuda da consultoria pode otimizar as vendas e garantir uma melhor experiência do cliente.
Ao montar o seu negócio online, você não precisa gastar com dispositivos que ficarão rapidamente obsoletos, se contar com os serviços de terceirização de uma empresa especializada. Além de fazer todo o projeto de segurança e viabilidade do seu e-commerce, a consultoria também pode prestar o serviço de fornecimento de hardwares sob demanda.
Tudo vai depender do que você realmente precisa – e o produto ou serviço que você vende falará por si próprio.
Quer entender melhor como funciona as ferramentas de TI para vender mais na internet? Entre em contato com a 4Infra e converse com um dos nossos consultores.