O conceito de gestão de conhecimento é um termo praticamente novo, mas de grande importância no mundo corporativo. Isso porque o cenário em que vivemos passa por constantes mudanças, fazendo com que os profissionais busquem compreensão maior das complexidades e fenômenos que acontecem no mundo.
Hoje em dia já não se consegue resolver determinados problemas, tomar decisões ou desenvolver projetos com base em dados pontuais, mas deve-se levar em consideração fatores externos e internos que impactam no negócio.
Para melhorar o desempenho das organizações, a utilização de ferramentas e o cruzamento de informações surgem como diferenciais para geração de valor e aumento da competitividade.
A partir da gestão do conhecimento, todo dado obtido é analisado dentro de um contexto, a fim de gerar conhecimento que passa a ser compartilhado por toda a organização.
A TI é vista como área muito técnica, voltada para manutenção de sistemas e serviços e prestar suporte ao usuário. Ou seja, recebe uma demanda, resolve e parte para outra.
Com a gestão de conhecimento em TI essa percepção muda radicalmente, e o setor sai de um conceito puramente operacional e passa a ser peça estratégica da empresa.
Em tempos totalmente digitais, dados e informações ficam cada vez mais disponíveis, fazendo com que a tecnologia se empenhe para assegurar acesso, segurança e organização para os envolvidos no processo.
Mesmo sendo uma área técnica, intangível e abstrata para muitos, com a gestão de conhecimento em TI, ela se transforma em algo que todos podem opinar, acarretando mudanças na cultura e impactando várias áreas da companhia.
Esse espírito colaborativo pode atingir também o cliente que passa a sugerir mudanças na montagem de computadores, mudar o padrão do website ou melhorar o processo de venda e logística, por exemplo.
Isso quer dizer que também cabe à área de TI fazer análises, reduzir custos, mitigar erros e alinhar as inovações do mercado com as diretrizes e competências da empresa.
A área de TI vem exigindo profissionais cada vez mais preparados e com alta capacidade técnica. Dessa forma, muitos técnicos, analistas e gestores procuram se especializar nas mais diversas áreas da tecnologia da informação, colocando o seu conhecimento disponível para o negócio.
No entanto, não há como dominar e conhecer todos os setores da tecnologia e dominar as ferramentas mais avançadas e disponíveis para o negócio. Por isso, quando um profissional sai da organização, todo o setor acaba ficando a deriva.
Isso acontece porque cada um se especializa em um ramo da tecnologia e ao sair, leva com ele todo o know-how.
A gestão do conhecimento em TI não é acumular dados e arquivá-los em pastas no servidor, mas compartilhá-los de forma estratégica e independente.
Veja como isso pode ser feito:
A tecnologia é muito dinâmica e muda o tempo todo, por isso os colaboradores estão sempre se capacitando para deixar os processos de TI eficientes e ao alcance dos seus usuários. Contudo, se eles não forem reconhecidos e valorizados, sairão na primeira oportunidade.
A perda de capital intelectual pode trazer prejuízos para a organização. Por isso, o profissional precisa se sentir motivado, não apenas com salários e benefícios, mas ter um olhar mais atento ao trabalho dele, dando feedbacks, reconhecendo o excesso de atividade e proporcionar bem-estar no ambiente de trabalho.
Outra forma de valorizar o profissional de TI é encorajá-lo a se aperfeiçoar, fazer cursos, participar de fóruns, aprender novas técnicas e estar sempre a par das rápidas transformações da tecnologia.
Identifique as áreas de conhecimento e mapeie as competências de cada colaborador. Essa é uma maneira de compreender quais áreas cada um domina e se existe alguma técnica ou área do conhecimento que não está sendo devidamente aplicada.
A partir daí é possível estimular o aprendizado através de cursos e treinamentos, bem como o desenvolvimento de novas competências.
Uma boa forma de gerir conhecimento em TI é incentivar discussões e compartilhamento de ideias. Os canais digitais corporativos são ferramentas recomendadas para isso, já que os profissionais vão interagir, fazer alinhamentos, tirar dúvidas e propor soluções de forma colaborativa e em canais oficiais na organização.
De nada adianta os esforços de estímulo ao conhecimento se ele não for devidamente registrado. Por isso, implemente uma estrutura de arquivo para guardar toda a produção gerada por esses colaboradores, que podem ser documentos, conteúdos e informações em meio físico e digital.
A gestão de conhecimento em TI se faz com boas ferramentas. Caso necessite de consultoria para escolher a melhor para o seu perfil de empresa, não hesite em contatar a 4Infra.