Multicloud: o que é e como usar?

Multicloud: o que é e como usar?

Com os problemas comuns das nuvens antigas, que configuram as principais vulnerabilidades de TI, como perda de dados e downtime, o Multicloud surgiu como solução imediata para esse problema. 

Trata-se de uma ferramenta estratégica com muitas vantagens e, por isso, atualmente, é utilizado para atender a uma série de outras demandas.

Mesmo sabendo que o Multicloud funciona usando pelo menos dois ambientes de nuvem de forma simultânea, os profissionais de TI ainda têm dúvidas acerca da sua utilização. 

Como é sempre melhor começar do começo, vamos ao conceito: 

O que é Multicloud

O Multicloud é o uso de vários serviços de computação e armazenamento em nuvem em uma única arquitetura de rede. Em outras palavras, uma forma de implementar e administrar a computação em nuvem das empresas, caracterizada pelo uso misto de vários serviços em nuvem.

Por essa razão, comumente, é confundido com o sistema de nuvem híbrida. Contudo, as duas coisas são bem diferentes. 

O Multicloud trata da administração de serviços em nuvem de múltiplos parceiros, sem a exigência de interconexão entre as funções do sistemas. Por outro lado, a nuvem híbrida requer, obrigatoriamente, a interdependência entre eles.

No processo do Multicloud, há vários provedores envolvidos - característica que garante maior flexibilidade na contratação de serviços. Em suma, é uma solução pela qual é possível gerenciar diversas nuvens por um painel único, de forma escalável, dinâmica e de alto desempenho.

Suas principais vantagens são:

Segurança no armazenamento de dados

Uma vantagem evidente do Multicloud é a segurança no armazenamento de dados, além de ser uma forma de evitar o tempo de inatividade devido a falhas de aplicações na nuvem. 

Essa segurança vem do fato de que, com a solução, há vários locais nos quais as informações podem ser armazenadas, mantendo-as distribuídas e mais protegidas.

Integração de serviços

A empresa amplia as possibilidade de integração com a infraestrutura, uma vez que usa diferentes fornecedores e tipos de nuvens. Desse modo, as chances de não obter suporte para integração de recursos é significativamente menor.

Bom desempenho 

Também por causa da versatilidade do Multicloud, isto é, dos serviços e prestadores diferentes, a empresa que utiliza a solução pode aumentar seu leque de recursos e privilegiar aqueles que demonstrarem melhor desempenho. 

Melhores investimentos

Usando o Multicloud é possível combinar serviços mais competitivos, preços e alta capacidade, otimizando os investimentos em infraestrutura de TI.  

O Multicloud é um recomendado a qualquer empresa que utilize a nuvem como forma de armazenamento, já que garante maior flexibilidade na contratação dos produtos. Além disso, o Multicloud também auxilia na organização da infraestrutura de TI, a partir das melhores opções do mercado entre os provedores disponíveis.

Para implementá-lo e utilizá-lo, todavia, o processo é mais complexo. Por essa razão, é fundamental contar com uma empresa especializada em implementação de soluções em TI para tirar o melhor proveito desse recurso. 

 

Quer adotar a tecnologia Multicloud com a certeza de que sua equipe de TI vai usufruir da tecnologia com mais agilidade e menos trabalho? Conte com a gente! Entre em contato para agendar uma consultoria.

 

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
15 de junho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
O Que é um Hardware e Qual a sua Importância na Era Digital?
1 de dezembro de 2023
Microsoft Azure: como utilizar seus serviços de computação em nuvem?
1 de dezembro de 2023
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
1 2 3 154

chevron-down