O que é um telefone IP?

O que é um telefone IP?

A cada dia, novas tecnologias são desenvolvidas para melhorar o atendimento telefônico, facilitar a comunicação com os clientes e parceiros, assim como aumentar a produtividade do negócio.

Surge aqui a importância de investir em telefonia IP, uma solução que traz inúmeros benefícios para as organizações.

Antes de mais nada, é preciso saber que se trata de um equipamento que conecta dois ou mais usuários através de protocolos disponíveis na internet.

Tudo isso com o objetivo de transmitir dados em voz, fax ou outras formas de comunicação, permitindo ligações sem precisar de uma linha telefônica.

Também conhecidos como telefones SIP, endpoints sip ou softphones, as soluções em telefone IP também possuem capacidade de se conectarem diretamente à internet, conseguindo receber voz, dados e imagens.

O que é um telefone IP e como ele funciona?

Diferentemente das ligações convencionais, a telefonia IP captura a voz, que é transmitida por meio de dados analógicos. Ela então a converte em pacotes de informações que, em seguida, são enviadas por protocolo TCP/IP, sendo convertido de novo em voz.

Por isso, para que a tecnologia IP funcione é preciso fazer a instalação de um PABX IP. Isso significa que é necessário um aparelho que permita a comunicação VoiP e que atue como uma central telefônica, gerenciando o funcionamento dos aparelhos.

É bom saber que, para além dessas funcionalidades, os aparelhos precisam contar com outros quesitos, tais como placa de som, alto-falante, microfones e conexão com internet. Isso possibilita, inclusive, entrar em contato com os aparelhos tradicionais.

O que as empresas podem ganhar com a implementação de um telefone IP?

Os aparelhos e dispositivos tecnológicos se atualizam e novos são lançados a todo tempo. Em consequência disso, cada vez mais os modelos tradicionais caem em desuso e tornam-se ultrapassados.

Afinal, apenas realizar as funções básicas como receber, fazer e transferir chamadas não é mais suficiente para um empreendimento que preza pelo contato de qualidade com seus clientes e parceiros e, que, claro, também fica de olho nos lucros.

Por isso a telefonia IP é uma inovação que vem cada vez mais oferecendo benefícios às organizações. E, aquelas que sabem utilizá-la na rotina da empresa, conseguem que ela se torne um verdadeiro diferencial competitivo.

A seguir, listamos as principais vantagens e benefícios de optar pelo telefone IP, confira:

Redução de custos

Essa é uma das grandes vantagens da telefonia IP, uma vez que ela já possui custos menores e sua instalação é bem mais acessível.

De acordo com pesquisas, a economia em relação à telefonia tradicional pode chegar até a 80%, o que abre um ótimo espaço no orçamento!

Mobilidade

Com apenas uma conexão com a internet, é possível acessar PABX de quaisquer lugares do mundo. Inclusive, é possível utilizar o mesmo ramal da empresa em notebooks e celulares dos funcionários.

Gerenciamento

A telefonia IP possibilita o gerenciamento de todas as linhas por meio de um único software, facilitando o trabalho da gestão.

Além disso, integra todas as funções com dispositivos, como notebooks e smartphones, facilitando o controle dos aparelhos.

Versatilidade

O sistema IP é bem mais versátil que o modelo tradicional. Afinal, além de fazer ligações para aparelhos telefônicos, a telefonia alcança outros dispositivos tecnológicos, como computadores, notebooks e tablets.

Funcionalidades ampliadas

A maioria das funcionalidades do PABX convencional também está presente na telefonia IP, mas de forma melhorada.

A caixa postal, por exemplo, pode receber ligações e enviar os áudios para um e-mail correspondente ao ramal, permitindo acesso ampliado e facilitado aos recados deixados.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a telefonia IP pode trazer para sua empresa. E, para ter os melhores equipamentos e serviços para seu sistema de telefonia IP, podemos te ajudar.

Solicite ainda hoje uma consultoria especializada com a 4Infra e desfrute de todas as vantagens dessa tecnologia no seu empreendimento.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
1 de fevereiro de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down