(031) 3195-0580
4infra

Vantagens e desvantagens da internet 5G

Vantagens e desvantagens da internet 5G

A tão esperada internet 5G é a evolução natural da rede móvel para smartphones, tablets, computadores e até mesmo para carros, sendo considerada uma versão mais eficiente, rápida e segura da banda que temos disponível hoje.

Oficialmente, a internet 5G só chega ao Brasil após o leilão de frequências da Anatel, que deve acontecer ainda em 2021. Contudo, muitas operadoras de telefonia estão realizando testes da nova geração em outras faixas, dando uma amostra da ultra velocidade da tecnologia. A velocidade chega a ser 10 a 20 vezes maior que o 4G, fazendo com que a informação seja transmitida instantaneamente.

Se você acha que a internet 5G tem a ver somente com internet rápida para assistir ou baixar com eficiência filmes no streaming, prepare-se para muito mais. Ela proporciona outras inovações, como a viabilização dos veículos autônomos e a aceleração da Internet das Coisas, como o uso de óculos com geolocalização.

De maneira geral, o 5G vai trazer grandes mudanças no mundo dos negócios, permitindo uma comunicação muito mais ampla e conexões com vários dispositivos sem perda da qualidade.

Veja, abaixo, suas principais vantagens.

Tudo muito rápido

Quanto tempo demora para que sua internet baixe um filme da Netflix, por exemplo, e você o veja em alta definição? Tudo depende da sobrecarga da rede móvel. Tem dias que vai um pouco mais rápido, e outros demoram tanto que metade da atração fica pixelada.

Essa lentidão também acontece com os vídeos de campanhas publicitárias na internet ou com o material institucional que roda internamente nas organizações. Com a quinta geração de redes móveis, os downloads podem atingir até 20 gigas por segundo. É tudo tão rápido que é possível baixar um filme em HD no streaming em dois ou três segundos.

Baixa latência

Um dos aspectos que mais nos incomodam enquanto usuários de redes móveis é o atraso nas transmissões. Isso ficou ainda mais claro durante a pandemia, em que as reuniões online mostravam um delay na voz ou na imagem de quem estava falando.

A rede 5G vai possibilitar uma comunicação sem latência, ou seja, sem atraso, permitindo transmissões em tempo real e com boa qualidade.

Mais conexões

O 5G vai permitir a conexão de vários dispositivos à internet, viabilizando a implementação da Internet das Coisas em larga escala. A rapidez da nova tecnologia vai deixar tudo interligado e acessível, fazendo com que você possa, por exemplo, desligar os aparelhos eletrônicos da sua casa mesmo estando em outro país.

Redução do consumo de bateria

Talvez você não saiba, mas a instabilidade das conexões é uma das causas para o esgotamento da bateria dos smartphones. Ou seja, sempre que se precisa buscar estabilidade no sinal, a tendência é que o aparelho gaste mais energia.

Como o 5G é mais estável, oferecendo pouca oscilação, isso permite que o consumo de bateria seja reduzido. Em outras palavras, vamos realizar mais tarefas com a mesma capacidade de energia – e, consequentemente, ver a bateria durar por mais tempo.

Mensagem com localização

A rede móvel de quinta geração detecta com precisão a localização do usuário, o que aumenta a chance de segmentação mercadológica. Dessa forma, é possível receber mensagens no celular do seu produto preferido quando você estiver fazendo compras, por exemplo.

Desvantagens da internet 5G (poucas, mas existem)

É claro que, como tudo na vida, a internet 5G não é tão perfeita quanto a gente gostaria. Existem alguns aspectos que podem ser considerados desvantagens da tecnologia, mesmo que temporariamente.

Um dos impactos “negativos” dessa geração de rede móvel tem a ver com os dispositivos que não são compatíveis com a nova tecnologia. Ou seja, para usufruir de todos os benefícios da internet 5G, será preciso dispor de todos os equipamentos, levando a um gasto que pode apertar o orçamento de muita gente.

Em outras palavras, por questões de custo, muitos podem não ter a chance de aproveitar as vantagens da nova tecnologia, mostrando que a conexão 5G vai atingir apenas públicos específicos, pelo menos no primeiro momento.

 

Se você tem interesse em implantar o 5G no seu negócio, pode se animar: a solução está mais perto do que se imagina. Acompanhe o blog da 4Infra e fique por dentro das novidades sobre essa nova tecnologia.


16 de abril de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down