O Outsourcing de TI ajuda a reduzir custos?

O Outsourcing de TI ajuda a reduzir custos?

Acredita-se que a prática do Outsourcing de TI ajuda a reduzir custos no dia a dia da empresa. Quer saber o que é isso e como a redução pode acontecer? Então continue lendo.

O que é o outsourcing de TI? Quais são seus tipos?

O Outsourcing de TI nada mais é que uma prática de terceirização de serviços-chave da área de TI de uma empresa. É muito comum ver serviços como cal center, suporte técnico, manutenção e desenvolvimento de softwares incluídos nessa prática.

Existem 3 denominações de outsourcing: Offshore, Onshore e Nearshore. No Offshore as atividades de TI são desenvolvidas por profissionais de outros países, em outros continentes e fusos horários, sendo muito comum a sua realização em locais como a Índia e China, por exemplo.

Por outro lado, a prática de Nearshore Outsourcing é a terceirização dos serviços para países próximos, com línguas, fusos horários e características semelhantes. Muito comum de acontecer, por exemplo, com países vizinhos.

Em último lugar, o tipo de outsourcing de TI Onshore é aquele em que a terceirização acontece com uma empresa sediada localmente, dentro do mesmo país, estado ou cidade que a outra em questão.

Por que as empresas optam por realizar o outsourcing de ti

Essa prática pode trazer uma série de benefícios para um negócio. Em primeiro lugar a responsabilidade com o setor passa para a empresa terceirizada, permitindo que o foco da instituição seja revertido para outras áreas relevantes.

Outro benefício muito importante é a qualidade e eficiência do serviço. Uma empresa de TI já possui experiência no setor, conhecendo pontos relevantes e problemas frequentes, por exemplo, identificando e resolvendo questões rapidamente. Dessa forma é possível também ter soluções e dispositivos próprios para o negócio em questão, o que inclusive contribui para a produtividade.

Em relação aos dispositivos e softwares utilizados, a assistência e manutenção dos mesmos é de responsabilidade da empresa escolhida. Dentro do “plano” de serviços estão incluídos o suporte (preferencialmente 24 horas) e as atualizações mais recentes, mantendo a qualidade e até mesmo contribuindo para a competitividade no negócio.

O outsourcing de TI ainda pode trazer diversos outros benefícios dependendo da área de atuação, do tamanho e características da empresa e dos serviços contratados. Porém em geral, a redução de recursos está sempre presente.

Essa prática realmente ajuda a reduzir os custos na área?

Muitas empresas que estão considerando aderir a essa forma de atuação se deparam com a questão financeira. A prática do Outsourcing de TI promete contribuir para a redução dos custos, mas será que isso realmente acontece no dia a dia?

Contratar uma empresa de TI para terceirizar os serviços necessários para o seu negócio pode ser considerado um investimento relativamente alto, dependendo do caso, porém a longo prazo pode contribuir para o seu crescimento e principalmente para a redução de custos.

A primeira economia está no fato de que, dessa forma, não é preciso manter um time interno de TI e ter os gastos com folha de pagamento, benefícios, treinamentos, infraestrutura, impostos, contratação de especialistas em diferentes áreas, entre outros.

Outro ponto está relacionado ao uso dos dispositivos, softwares e soluções de segurança, garantindo sempre as melhores e mais atuais soluções e sem precisar manter um extenso servidor interno e reduzindo também os riscos e a necessidade de investimentos extras.

Em algumas formas de outsourcing de TI também é possível contratar apenas serviços que realmente forem necessários e utilizados, economizando ainda nesse sentido.

Além disso, com essa prática é possível ter um ganho considerado de produtividade em todo o seu negócio.


Quer saber mais sobre os benefícios e como realizar o Outsourcing de TI? Então solicite já uma consultoria especializada com a 4 infra!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
4 de setembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Empresa de Suporte em TI | 4infra
22 de novembro de 2024
Manutenção de Servidores
22 de novembro de 2024
Consultoria Power BI
22 de novembro de 2024
1 2 3 198
chevron-down