(031) 3195-0580
4infra

Como aumentar a velocidade do seu wifi?

Como aumentar a velocidade do seu wifi?

Aumentar a velocidade do seu wifi é algo que praticamente todo mundo gostaria de fazer e, assim, poder aproveitar a sua internet ao máximo. Mas como isso é possível?

Na hora de contratar um prestador de serviços de internet nem sempre nos atentamos com cautela para todas as características oferecidas, inclusive no quesito “velocidade”, apenas se considera os números e avalia se parece rápido ou não.

A velocidade do wifi é referente ao tempo que a conexão leva para realizar a troca de dados entre o roteador e o usuário.  Geralmente, essa velocidade é medida em megabits por segundo (Mbits/s) e é diferente, por exemplo, da velocidade de download e upload. Estas últimas são relacionadas ao envio e recebimento de arquivos e dados dentro da rede de internet.

Dessa forma, é possível perceber que nem sempre o servidor que você contratar para a sua internet está relacionado à velocidade do wifi e não será, necessariamente, contratando um maior plano de dados que você irá conseguir aumentar a velocidade do seu wifi.

Mas então, como aumentar a velocidade do wifi?

A velocidade do seu wifi, obviamente, também é influenciada pelo plano de dados e do prestador de serviços contratado. Porém ela está mais relacionada com o roteador propriamente dito.

Existem algumas atitudes práticas que podem te ajudar a melhorar esse quesito. Confira!

Preze pela qualidade do seu roteador e acessórios

O roteador é o aparelho responsável por transmitir o seu sinal de wifi e, para uma boa conexão com alta velocidade, é precioso que seu aparelho seja de qualidade.

Dê preferência para marcas como TP-Link, D-Link, Linksys ou Asus, por exemplo.

Ou, caso não tenha a possibilidade de trocar seu aparelho de roteador, considere adquirir uma nova antena, uma maior por exemplo. Isso também pode contribuir consideravelmente para aumentar a velocidade do seu wifi.

Lembre-se também que aparelhos mais novos e atualizados são excelentes aliados para uma melhor transmissão do sinal, afinal possuem uma maior capacidade para tal.

Posicione seu equipamento em um local estratégico

A transmissão do sinal de wifi é realizada por meio de ondas eletromagnéticas e essas ondas podem ser enfraquecidas por agentes externos.

Paredes, portas e outros obstáculos são alguns exemplos muito comuns, ainda mais dependendo do material utilizado para a sua construção. Porém, para aumentar a velocidade do seu wifi não é preciso demolir esses obstáculos.

O problema pode ser resolvido facilmente posicionando o roteador em lugares altos e ambientes centrais.

Se necessário, ainda, é possível investir em repetidores de sinal. Estes são equipamentos que “repetem” e reenviam os sinais do roteador principal, e podem ser colocados em qualquer ambiente, não precisando necessariamente da instalação de novos fios.

Cuidado com interferências no sinal

Muitas vezes para aumentar a velocidade do seu wifi é preciso simplesmente eliminar as interferências do sinal.

Essas interferências podem ser causadas por objetos como o micro-ondas, babás eletrônicas ou telefones sem fio, por exemplo. Por funcionarem de maneira semelhante, as frequências das ondas podem se “confundir” e consequentemente prejudicar a rede.

Para acabar com esse problema é preciso se atentar nas características de cada frequência ou simplesmente posicioná-los longe um do outro.

Verifique quem e o que está usando sua internet

A diminuição da velocidade do seu sinal de internet pode também acontecer devido ao excesso de uso, tanto por dispositivos quanto por aplicativos.

Dessa forma, é preciso verificar se o seu sinal não está sendo “roubado”. Procure trocar sua senha, valorizando opções com números e letras de difícil adivinhação, ou mesmo limitar o número de conexões do seu roteador.

Pode ser também que alguns aplicativos estejam consumindo a maior parte do seu sinal de wifi, o que pode ser resolvido, por exemplo, mudando algumas configurações dos aplicativos dentro dos dispositivos ou utilizando a ferramenta QoS, que permite escolher quais ações têm preferência no uso dos dados.

Truques caseiros também funcionam!

Uma última forma de aumentar seu sinal de wifi é por meio de truques caseiros, utilizando latinhas ou outros objetos de alumínio para ampliar o sinal e direcionar a distribuição do mesmo.

Existem diversas formas de se fazer isso e vários conteúdos educativos no Youtube ou no próprio Google.

Quer saber mais sobre como melhorar o desempenho dos seus dispositivos e quais as melhores soluções da área de tecnologia para o seu dia a dia? Solicite agora mesmo uma consultoria especializada com a 4infra!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down