Se uma corporação estiver à procura de uma central de telefonia própria, sem precisar recorrer a terceiros, o PABX é ideal. O call center, por exemplo, que é atividade essencial, não para com a quarentena. Contudo, a organização precisa se adaptar para proteger os colaboradores.
Por isso, um serviço que facilite e aproxime a comunicação com o cliente é extremamente importante. E o PABX pode atender bem nessas circunstâncias.
PABX é uma sigla para Private Automatic Branch Exchange, serviço comercial que atua como operadora telefônica de modo privado. Dessa forma, o recurso serve como uma rede de ligações, possibilitando que todas as linhas dos colaboradores de uma empresa estejam conectadas em um único sistema.
Comumente, surge a dúvida sobre a diferença entre o PABX e o PBX. A principal é que o PBAX - que é o sistema mais recente - funciona de forma automática. Antes de conhecer melhor suas opções, entenda como ele funciona.
Com o PABX, a discagem e as ligações dentro da empresa se tornam mais simples, uma vez que não precisam de intervenção manual. Em outras palavras, ninguém precisa fazer as trocas entre ramais privados, já que o próprio PABX já oferece isso.
O recurso conecta os ramais da empresa separadamente à rede telefônica pública e garante que todas as chamadas internas sejam encaminhadas por meio desse sistema, sendo, portanto, mais econômico.
Seu funcionamento ocorre da seguinte forma: assim que uma chamada chega, ela é encaminhada através da estação de controle central. Cada uma delas recebe um código. O PABX é programado com números de ramais correspondentes a todos os telefones usados no local e, assim, pode transferir chamadas para qualquer uma das linhas com base no seu número exclusivo.
Quando alguém faz uma ligação, indica o ramal desejado e o próprio sistema faz a troca. Alguns, inclusive, possuem mensagens gravadas para saudar ao atender as chamadas recebidas. Nas chamadas internas, basta teclar o ramal desejado. E, nas externas, normalmente é necessário digitar algum algarismo específico.
O PABX, como dito, facilita bastante o serviço das corporações e, por isso, oferece diversos benefícios, como produtividade e redução dos custos.
Com o PABX é possível acessar os recursos de qualquer lugar, basta ter um dispositivo conectado à internet. Isso porque o sistema fica amparado pela rede.
É dessa forma ocorre a rapidez de acesso por parte de funcionários que precisam do sistema de telefonia de locais externos à empresa. Com essa rapidez, o trabalho dos colaboradores também se torna mais produtivo.
Já que o sistema é ancorado à internet, os custos com as ligações são menores do que com uma linha tradicional. Por isso, o PABX pode colaborar com a redução de custos da corporação.
O fato de as ligações não interferirem nos gastos motiva a comunicação interna da empresa. Com a possibilidade de ligar livremente, torna-se mais fácil fazer utilizar o recurso para comunicação, dada a rapidez da troca de informações e a própria comunicação entre os setores.
As ligações externas também são facilitadas. Alguns dados mostram que o tempo utilizado na comunicação VOIP é, aproximadamente, 50% menor em relação a uma comunicação tradicional feita de modo analógico.
Com os ramais de telefonia integrados em uma única rede de dados, a administração da comunicação se torna mais fluida. Qualquer erro pode ser identificado rapidamente e logo corrigido. As funcionalidades do sistema permite que a gestão seja simplificada, evitando prejuízos na comunicação empresarial.
Além disso, o sistema permite que a rede seja gerenciada através de interface na web. Desse modo, o gestor consegue alterar a qualquer momento e da forma que preferir os grupos, filas e outros aspectos do atendimento.
O PABX pode ser em versão analógica ou digital. O análogico é um dos mais usados, principalmente, por ter baixo custo de investimento. Contudo, os recursos são limitados e necessita de um especialista para a manutenção.
Já o PABX digital conta com mais recursos. Dessa forma, se comparado ao análogico, ele tem mais vantagens, mas o investimento exigido é maior. Entre seus recursos diferenciais, oferece a discagem direta para ramais (DDR), entroncamento digital, seleção automática de linhas e ramal econômico.
Além dessas versões, é possível optar pelo PABX IP. Este possui as mesmas funcionalidades, mas tem recursos extras, e trabalha com qualquer tipo de linha telefônica. Além disso, o atendimento ao cliente pode se tornar ainda melhor por meio do sistema de URA (Unidade de Resposta Audível).
Tal sistema permite atender as chamadas com uma gravação personalizada e encaminhar as ligações para o setor responsável - que pode estar, inclusive, até em outro estado, sem que se considere uma ligação interurbana.
Agora que você já sabe quais as opções e as vantagens do PABX como recurso de TI, não deixe de otimizar sua comunicação. Para saber mais sobre TI corporativo, entre em contato com a nossa equipe e peça uma consultoria personalizada.