Política de TI: saiba o porquê de ter uma!

Política de TI: saiba o porquê de ter uma!

Muitas empresas se perguntam por que ter uma Política de TI, acreditando que ela não viável ou mesmo necessária para o andamento do negócio. Porém, a falha de muitos gestores é exatamente não perceber que ter uma é a solução para diversos problemas operacionais.

Seja com os colaboradores operando no ambiente de trabalho, em home office ou em modalidade híbrida, a Política de TI é uma estratégia capaz de fazer com que exista um padrão de uso e de controle das tecnologias.

Dessa forma, além da empresa ganhar com vários benefícios, é possível ter fluxos de trabalho mais organizados na utilização das tecnologias, tanto quanto obter otimização do cotidiano.

Porém, é também preciso entender que a criação de uma Política de TI exige planejamento e cuidado na sua elaboração. Contudo, também podemos dizer que será um trabalho muito recompensado na dinâmica da empresa.

Por isso, vamos analisar a fundo o tema e conhecer seus benefícios e aplicação.

O que exatamente e por que ter uma Política de TI para o seu negócio?

Quando falamos em política, neste sentido, estamos nos referindo a um conjunto de práticas e regras que são destinadas a determinar as melhores formas de utilização de uma plataforma ou ferramenta.

Assim, a Política de TI diz respeito às restrições, normas e regulamentos que indicam as formas adequadas e os limites de uso dos sistemas internos de uma empresa.

Afinal, a pergunta que norteia tudo isso é: você sabe como seus colaboradores utilizam, de fato, os sistemas de comunicação e demais serviços disponibilizados para o trabalho?

Se não existe uma Política de TI que regulamenta essa questão, a resposta para essa pergunta com certeza será não.

A ausência de uma Política de TI pode afetar desde a segurança das informações da empresa e de seus clientes, até mesmo diversas áreas da empresa, como a danificação de maquinário por mau uso.

Por isso, o foco central é exatamente esse: orientação dos colaboradores e usuários da empresa para o bom e mais proveitoso funcionamento dos sistemas, ferramentas e equipamentos dos fluxos de trabalho.

Dessa forma, além de permitir que a rotina não seja impactada por usos indevidos e não seguros, a Política de TI também será responsável por definir questões como:

  • Padrões de tecnologia;
  • Recursos que serão utilizados;
  • Permissões de uso dos sistemas;
  • Licenciamento dos ativos da empresa;
  • Suporte e manutenção;
  • Atualização dos equipamentos operacionais.

Fica claro, então, que a relevância da Política de TI se estende também para a proteção e uso adequado de equipamentos, de segurança em níveis de dados de terceiros e prevenção a ataques cibernéticos e demais ameaças virtuais.

Benefícios e vantagens de possuir uma Política de TI na sua empresa

A seguir, elencamos as principais vantagens e benefícios alcançáveis através da instituição de uma Política de TI para o seu negócio:

Gerenciamento de Riscos

A estruturação da política permite que a empresa administre de forma mais proativa os riscos à segurança da informação e digital.

Isso porque será possível trabalhar em ações de prevenção e elaborar planos de contingência de danos efetivos.

Segurança

A segurança será trabalhada aqui em três pilares:

  • Integridade: os dados precisam estar limpos e serem claros;
  • Disponibilidade: garante que os dados e informações estejam seguros e disponíveis para o uso dos setores que têm acesso;
  • Confidencialidade: garante o acesso restrito a membros da empresa, parceiros, clientes e demais segmentos determinados pela gestão do negócio.

Transparência

A política também permite que os processos e fluxos de trabalho se tornem mais claros e de amplo conhecimento dentro da empresa.

Afinal, além de estabelecer as formas de uso, limites e regras aos usuários, também dá o direcionamento para os colaboradores de acordo com a organização ou otimização que a empresa deseja.

Produtividade

Uma das principais consequências positivas no estabelecimento de uma Polícia de TI é o ganho em produtividade e agilidade dos fluxos de trabalho.

Através dela é possível eliminar ruídos de comunicação e o desalinhamento entre formas de trabalho entre os diversos setores do empreendimento.

Diminuição dos Problemas Operacionais

Questões técnicas e operacionais do cotidiano que costumam andar desajustadas serão otimizadas, evitando problemas desnecessários, interrupções e atraso nas demandas dos colaboradores.

Todas essas vantagens são apenas uma parte dos benefícios de possuir uma Política de TI em seu negócio.

A amplitude de sua aplicação acaba por abraçar outros campos, como, por exemplo, a previsão de manutenção preventiva de equipamentos, que pode evitar que colaboradores ou setores inteiros fiquem impedidos de trabalhar.

Por isso, é essencial para a produtividade, segurança e bom andamento do seu negócio instituir uma Política de TI.

Sabemos que não é uma tarefa fácil, que demanda uma análise pormenorizada do negócio, tanto quanto das suas necessidades e especificidades.

Por essa razão, a recomendação é que você conte com o serviço terceirizado em TI da 4Infra. Enquanto a sua energia e a dos seus colaboradores executam tarefas essenciais, nossa equipe elabora sua Política de TI e presta todo o apoio e suporte necessários.

Para receber um atendimento personalizado, entre em contato conosco!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
18 de janeiro de 2023

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