Em períodos cada vez mais curtos, a tecnologia vai se atualizando e disponibiliza no mercado aplicações necessárias ao desenvolvimento de projetos digitais. É o caso do Power Apps, uma plataforma de dados para a criação de aplicativos personalizados.
É consenso que os aplicativos, dos mais simples aos complexos, são uma mão na roda. Com poucos toques na tela é possível realizar uma série de atividades de forma rápida e segura. Mas, até chegar no estágio de usabilidade, os desenvolvedores precisam dispor de ferramentas inovadoras.
Nesse contexto, o Power Apps é um conjunto de aplicações, serviços e conectores que oferece um ambiente rápido de desenvolvimento de aplicativos direcionados às demandas de cada negócio. Com ele é possível criar apps mais rápido, oferecendo funcionalidades avançadas de fluxo de trabalho e melhorando a experiência do usuário.
Com o Power Apps, empresas e desenvolvedores criam aplicações com automatização de processos comumente demorados a partir de uma interface simples. As equipes trabalham com uma lógica “no-code”, o que possibilita que funcionários sem conhecimento em linguagens de aplicativos possam produzi-los sem muitos obstáculos.
Em outras palavras, o Power Apps é uma plataforma de uso interno empresarial, de alta produtividade e que funciona em diversos sistemas, como iOS, Android e navegadores da internet. Por ser uma ferramenta que automatiza processos, os colaboradores acabam tendo mais tempo para se dedicar a atividades mais relevantes ou estratégicas.
Mas as vantagens não param por aí. Quem utiliza o Power Apps também pode:
De maneira geral, o Power Apps busca as informações do banco de dados corporativo e as organiza em forma de app, viabilizando não só o acesso aos colaboradores como, também, edições no computador ou smartphone.
Nesse sentido, a ferramenta Power Apps pode criar três tipos de aplicativos:
Essa função de designer ativo é usada para criar aplicativos de tela, semelhante à apresentação de slides do Microsoft Power Point.
Permite definir o mapa do site e adicionar componentes para criar um aplicativo baseado em um modelo pré-definido.
É uma ferramenta de design WYSIWYG (“What You See is What You Get”) para adicionar e configurar páginas da web, componentes, formulários e listas.
Criar e compartilhar aplicativos que usam poucos códigos é o sonho de todo desenvolvedor. Para transformá-lo em realidade com o Power Apps, basta clicar aqui e experimentar gratuitamente a ferramenta por 30 dias.
Vale lembrar que, inicialmente, o usuário terá acesso ao ambiente padrão, já que é necessária uma licença para reproduzir os aplicativos elaborados com o Power Apps.
Para utilizar o programa sem restrição, deve-se escolher um dos planos oferecidos pela Microsoft e obter a assinatura para sua empresa.
Porém, se você ainda se sente inseguro e prefere trocar uma ideia com quem entende do assunto, entre em contato com a 4Infra. Nossos consultores estão aptos a tirar dúvidas e até propor outras soluções de desenvolvimento eficaz e com resultados expressivos.