Principais desafios de TI no trabalho remoto

Principais desafios de TI no trabalho remoto

O conceito de escritório mudou muito nesse período de pandemia. Se locomover de ônibus ou de carro para chegar até a empresa se transformou em algo totalmente inviável para muitos de nós. Contudo, permanecemos no trabalho remoto, dentro de casa.

Para evitar o contágio do novo coronavírus, muitas organizações passaram a usar o modelo de home office em suas estratégias de enfrentamento da doença. Afinal, o distanciamento social é uma das melhores maneiras de evitar o alastramento do vírus.

No entanto, fazer esse manejo não é tão fácil assim. São muitos os desafios de TI para implementar o trabalho remoto, principalmente na questão da infraestrutura para o cenário de home office.

O processo pode até parecer simples, bastando apenas que os funcionários estejam conectados à rede e façam seu trabalho, mas a situação pode ser um pouco mais delicada do que se pensa...

Listamos abaixo os principais desafios de TI no trabalho remoto que, possivelmente, vai protagonizar o modelo de trabalho em 2021 também.

Desconhecimento do ambiente de trabalho remoto

Um dos desafios de TI durante a pandemia foi o desconhecimento do ambiente de trabalho remoto, tanto por gestores quanto por funcionários. Ou seja, as condições dos equipamentos, a qualidade da internet, as atualizações de segurança e o sistema operacional, que pode ser diferente nos equipamentos pessoais de cada um.

O que acontece é que a pandemia pegou todo mundo de surpresa, sem tempo hábil para disponibilizar computadores adequados para todo mundo. Alguns colaboradores passaram a usar os seus próprios aparelhos para trabalhar em casa, com todas as restrições que isso envolve – inclusive ter que dividir o tempo de uso com outras pessoas da casa -, o que dificultou o acesso a plataformas e programas corporativos.

Capacitação dos colaboradores para lidar com problemas de TI

Dentro da empresa, muitas vezes, os funcionários são orientados a ligar para um help desk interno para solução de determinados problemas operacionais. Quando era a área de TI que apresentava demanda, por exemplo, um profissional era enviado até o local para sanar a dificuldade em questão.

Com o home office tudo ficou bem diferente, e os profissionais em TI passaram a orientar os usuários a lidar com os problemas técnicos de forma remota. Normalmente, as demandas estão relacionadas à impressão, conexão à rede corporativa, instalação de programas e troca de senhas.

Com treinamento é possível capacitar os colaboradores a resolver problemas mais simples, que não exijam a intervenção de um especialista.

Comunicação de dados

Um dos desafios de TI no trabalho remoto durante a pandemia está relacionado à comunicação de dados. Sem internet, a possibilidade de home office praticamente inexiste. Afinal, ela é a base para o funcionamento de muitas operações e áreas administrativas.

Na empresa, o funcionamento de equipamentos e redes pode ser mais... estável. O sistema e programas rodam mais rápido e a conexão fica melhor, suportando a grande quantidade de dados que chega o tempo todo.

Mas, em casa, a maioria das pessoas possui pacotes de internet que não comportam a necessidade de realizar algumas tarefas da empresa. Esse é um desafio gigantesco para todos os envolvidos. Nesse caso, os gestores precisam fazer ajustes emergenciais, que permitam aos funcionários fazer o seu trabalho com menos interrupção ou lentidão.

Segurança dos dados

Esse tema, além de ser desafiador, é também preocupante. Dados como contas bancárias, projetos, cadastros de clientes e demais assuntos confidenciais são extremamente valiosos e, no trabalho remoto, passam a ser tratados em computadores pessoais.

Na sede da empresa existem vários recursos para bloquear a ação dos hackers através de sequestro de dados, instalação de vírus e malwares, entre outras invasões perigosas. Já no trabalho remoto é mais difícil de monitorar os acessos, principalmente quando várias pessoas utilizam o mesmo equipamento.

Por isso, é interessante reforçar as ações de segurança de dados para utilização dos documentos da empresa em casa, dentre o quais podemos citar a troca constante de senhas de e-mail e outros acessos, evitar clique em sites inseguros e não baixar programas sem licença para fins de trabalho.

 

Se sua empresa tem encontrado dificuldade na adaptação do trabalho para home office, não espere mais tempo para solucioná-lo: esses problemas podem impedir o desenvolvimento do seu negócio.

Entre em contato com a 4Infra e converse com nossos consultores. Vamos avaliar caso a caso e propor estratégias que sejam compatíveis com as suas demandas.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
17 de março de 2021

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