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Principais desafios de TI no trabalho remoto

Principais desafios de TI no trabalho remoto

O conceito de escritório mudou muito nesse período de pandemia. Se locomover de ônibus ou de carro para chegar até a empresa se transformou em algo totalmente inviável para muitos de nós. Contudo, permanecemos no trabalho remoto, dentro de casa.

Para evitar o contágio do novo coronavírus, muitas organizações passaram a usar o modelo de home office em suas estratégias de enfrentamento da doença. Afinal, o distanciamento social é uma das melhores maneiras de evitar o alastramento do vírus.

No entanto, fazer esse manejo não é tão fácil assim. São muitos os desafios de TI para implementar o trabalho remoto, principalmente na questão da infraestrutura para o cenário de home office.

O processo pode até parecer simples, bastando apenas que os funcionários estejam conectados à rede e façam seu trabalho, mas a situação pode ser um pouco mais delicada do que se pensa...

Listamos abaixo os principais desafios de TI no trabalho remoto que, possivelmente, vai protagonizar o modelo de trabalho em 2021 também.

Desconhecimento do ambiente de trabalho remoto

Um dos desafios de TI durante a pandemia foi o desconhecimento do ambiente de trabalho remoto, tanto por gestores quanto por funcionários. Ou seja, as condições dos equipamentos, a qualidade da internet, as atualizações de segurança e o sistema operacional, que pode ser diferente nos equipamentos pessoais de cada um.

O que acontece é que a pandemia pegou todo mundo de surpresa, sem tempo hábil para disponibilizar computadores adequados para todo mundo. Alguns colaboradores passaram a usar os seus próprios aparelhos para trabalhar em casa, com todas as restrições que isso envolve – inclusive ter que dividir o tempo de uso com outras pessoas da casa -, o que dificultou o acesso a plataformas e programas corporativos.

Capacitação dos colaboradores para lidar com problemas de TI

Dentro da empresa, muitas vezes, os funcionários são orientados a ligar para um help desk interno para solução de determinados problemas operacionais. Quando era a área de TI que apresentava demanda, por exemplo, um profissional era enviado até o local para sanar a dificuldade em questão.

Com o home office tudo ficou bem diferente, e os profissionais em TI passaram a orientar os usuários a lidar com os problemas técnicos de forma remota. Normalmente, as demandas estão relacionadas à impressão, conexão à rede corporativa, instalação de programas e troca de senhas.

Com treinamento é possível capacitar os colaboradores a resolver problemas mais simples, que não exijam a intervenção de um especialista.

Comunicação de dados

Um dos desafios de TI no trabalho remoto durante a pandemia está relacionado à comunicação de dados. Sem internet, a possibilidade de home office praticamente inexiste. Afinal, ela é a base para o funcionamento de muitas operações e áreas administrativas.

Na empresa, o funcionamento de equipamentos e redes pode ser mais... estável. O sistema e programas rodam mais rápido e a conexão fica melhor, suportando a grande quantidade de dados que chega o tempo todo.

Mas, em casa, a maioria das pessoas possui pacotes de internet que não comportam a necessidade de realizar algumas tarefas da empresa. Esse é um desafio gigantesco para todos os envolvidos. Nesse caso, os gestores precisam fazer ajustes emergenciais, que permitam aos funcionários fazer o seu trabalho com menos interrupção ou lentidão.

Segurança dos dados

Esse tema, além de ser desafiador, é também preocupante. Dados como contas bancárias, projetos, cadastros de clientes e demais assuntos confidenciais são extremamente valiosos e, no trabalho remoto, passam a ser tratados em computadores pessoais.

Na sede da empresa existem vários recursos para bloquear a ação dos hackers através de sequestro de dados, instalação de vírus e malwares, entre outras invasões perigosas. Já no trabalho remoto é mais difícil de monitorar os acessos, principalmente quando várias pessoas utilizam o mesmo equipamento.

Por isso, é interessante reforçar as ações de segurança de dados para utilização dos documentos da empresa em casa, dentre o quais podemos citar a troca constante de senhas de e-mail e outros acessos, evitar clique em sites inseguros e não baixar programas sem licença para fins de trabalho.

 

Se sua empresa tem encontrado dificuldade na adaptação do trabalho para home office, não espere mais tempo para solucioná-lo: esses problemas podem impedir o desenvolvimento do seu negócio.

Entre em contato com a 4Infra e converse com nossos consultores. Vamos avaliar caso a caso e propor estratégias que sejam compatíveis com as suas demandas.


17 de março de 2021

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