Na estrutura digital de uma empresa, são utilizadas comumente algumas tecnologias de rede. É o caso do proxy e do firewall, termos que qualquer gestor de negócios conhece. Entretanto, apesar da familiaridade com as palavras, é comum que não se saiba o que é cada uma delas, suas diferenças e sua utilidade. Se você faz parte das pessoas que não sabem o que é proxy e firewall, esse post é perfeito para você!
Um servidor proxy é um computador dedicado ou um sistema de software em execução no computador que atua como um intermediário entre um dispositivo e outro servidor pelo qual um usuário ou cliente solicita um serviço (arquivo, conexão, página da web etc.). Sua função é avaliar esta solicitação para simplificar e controlar sua complexidade.
Ele pode existir na mesma máquina que hospeda um firewall ou pode estar em um servidor separado, que encaminha solicitações por meio do firewall. Em uma empresa, o servidor proxy é utilizado para facilitar a segurança, o controle administrativo ou os serviços de armazenamento em cache, filtrar conteúdo, dentre outros.
Merece destaque o servidor de proxy de cache, que contribui para as finanças das empresas ao reduzir seus custos devido à economia de banda e ao aumento do desempenho.
Isso porque esse servidor acelera as requisições de serviços ao recuperar um conteúdo salvo de requisição anterior, independentemente de qual usuário da rede local tenha feito. Eles armazenam cópias locais desses recursos frequentemente requisitados.
O firewall é um dispositivo de segurança de rede que pode ser baseado em software (aplicação integrante dos sistemas operacionais) ou em hardware (equipamento específico e dedicado para monitoramento de tráfego).
Sua função é monitorar o tráfego de entrada e saída, permitindo ou bloqueando tráfegos específicos de acordo com as regras internas de segurança estabelecidas.
Ele se assemelha a um filtro, sendo a primeira linha de frente da defesa de uma rede. Por proteger e controlar os dados, ele possui fundamental importância no ambiente empresarial, que é cheio de riscos e vulnerabilidades.
Ele, juntamente com o antivírus, protege os equipamentos de vírus e hackers, reduzindo as ameaças e oferecendo um ambiente mais íntegro e disponível.
O firewall é essencial, portanto, para manter os dados protegidos, garantindo a continuidade dos negócios. Em pequenas empresas, ele contribui para aumentar a produtividade das equipes (efetua controle de acesso dos usuários) e a disponibilidade da internet (distribui e prioriza seu uso para as tarefas importantes).
As duas soluções são complementares na estrutura de TI em uma empresa. Apesar do firewall ser responsável pela análise de tráfego, ele pode atuar de forma a impedir que um usuário utilize um aplicativo de rede social. Para superar essas limitações impostas pela “parede de fogo”, o servidor proxy atua como intermediário para permitir o uso.
Ou seja, cada um possui um objetivo específico, apesar de ambos atuarem no tráfego de dados. Enquanto o firewall permite ou impede pacotes de rede com base nas definições de segurança, o proxy intermedeia as conexões para diversos fins como, anonimato, cache, filtro de navegação.
O que o gestor deve ter em mente é que ambos contribuem para a segurança da informação corporativa.
São diversos os tipos de firewall e de proxy, e optar por um ou outro não é simples. Um gerente não deve gastar seu tempo para analisar sua infraestrutura de rede e escolher uma opção, já que a chance de errar é muito grande. O melhor a se fazer é concentrar no foco do negócio e terceirizar essa escolha por meio de uma consultoria de TI.
Precisa de ajuda para escolher o firewall e o proxy da sua empresa? Conte conosco!