(031) 3195-0580
4infra

Suporte presencial de TI vs Suporte remoto

Suporte presencial de TI vs Suporte remoto

Escolher o melhor formato de assistência técnica para sua infraestrutura de TI pode ser crucial para o desenvolvimento dos seus negócios. Afinal, todo gestor deseja ter seu sistema disponível o máximo de tempo possível para evitar prejuízos. Mas qual é a melhor opção para sua empresa? Suporte presencial de TI ou suporte remoto?

Cada uma das soluções apresenta vantagens e desvantagens, e nosso post é exatamente sobre isso!

Suporte presencial de TI

O suporte presencial de TI acontece quando a assistência técnica é feita em campo, ou seja, dentro da empresa. Ele se destina à solução de problemas mais complexos e à instalação de dispositivos, que demandam a presença de um profissional.

Dentre as situações mais comuns, estão as falhas físicas, como problema com cabos de rede ou equipamentos que não ligam, e infestação de vírus. Uma manutenção geral preventiva para fazer o check-up das máquinas também é uma situação de suporte presencial de TI.

Vantagens e desvantagens

O suporte presencial de TI possui algumas vantagens relevantes para uma empresa. Veja:

  • O técnico consegue identificar o real problema, já que poderá visualizar no local o que precisa ser feito, ao invés de confiar no relato de terceiros (que pode ser deficiente);
  • O fato de o serviço prestado partir da avaliação local do profissional, há mais chances de ele ser também mais eficiente, resolvendo, de fato, o problema;
  • O gestor consegue expressar melhor as necessidades de sua infraestrutura pessoalmente, facilitando o planejamento do suporte.

Entretanto, é preciso balancear os benefícios com as seguintes desvantagens:

  • A resolução de problemas simples com o suporte presencial de TI demora mais tempo, o que compromete a produtividade e a retomada dos serviços;
  • O custo do suporte presencial é maior, já que envolve deslocamento e mais tempo do profissional;
  • Por ter um custo maior, a solução pode comprometer a saúde financeira da empresa no médio e longo prazo.

Suporte remoto de TI

Suporte remoto de TI é aquele em que o profissional acessa o equipamento do cliente por meio de um software de compartilhamento para avaliar e resolver problemas de baixa complexidade na infraestrutura.

Lentidão de internet ou de máquina, problemas com e-mail, aplicações ou impressora são bons exemplos de incidentes que podem ser resolvidos remotamente.

Vantagens e desvantagens

As maiores vantagens do suporte remoto de TI são:

  • Economia de tempo, uma vez que a assistência técnica se inicia assim que o gestor aciona o profissional por telefone ou videoconferência;
  • Decorrente da economia de tempo, o suporte remoto de TI é uma solução de problemas mais ágil, o que, por sua vez, retoma a disponibilidade dos sistemas e a volta dos serviços com rapidez;
  • Bom custo-benefício, especialmente para pequenas empresas, já que não há custos com deslocamento ou mais tempo do profissional responsável pela assistência.

Porém, o gestor deve considerar as seguintes desvantagens:

  • Ao comunicar o problema ao profissional, o gestor deve ser capaz de descrever com exatidão o incidente para que ele seja solucionado, o que quase nunca acontece;
  • A dificuldade de comunicação pode fazer com que o suporte remoto leve mais tempo para solucionar o problema do que o suporte presencial;
  • O suporte remoto pode não ser uma solução adequada às empresas de grande porte devido à complexidade da infraestrutura.

Suporte presencial ou remoto?

A escolha pelo suporte presencial ou pelo suporte remoto dependerá das características da infraestrutura empresarial e da realidade financeira. Em suma, pode dizer que a melhor opção é escolher o suporte presencial para questões que envolvam hardware (mais complexas) e o suporte remoto para softwares (mais simples).

É preciso ter em mente que essas soluções são complementares, já que um pequeno problema pode se resolver com a assistência remota, mas pode evoluir para um incidente que demande a presença do profissional.

Agora que você sabe a importância de ter em mãos a possibilidade de ter suporte presencial ou remoto, escolha um parceiro que integre os dois serviços, como a 4infra. Sua empresa terá à disposição toda a estrutura da 4infra para manter o seu parque computacional em perfeito estado de funcionamento.

Caso haja algum problema, o suporte é dado inicialmente por telefone com acesso remoto e, se não for resolvido, é deslocado um técnico até o local.

Conheça melhor a solução da 4infra!


14 de agosto de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down