O Brasil é o país que mais recebe ataques cibernéticos na América Latina. Diante das ameaças, as organizações devem adotar mecanismos de defesa e proteção de dados, que são ativos estratégicos essenciais para seu sucesso.
O Firewall para pequenas empresas é uma das soluções que trabalham neste sentido, você o conhece? Confira!
Seja hardware ou software, o firewall é um dispositivo de segurança de rede. Ele é responsável por monitorar todo o tráfego de entrada e saída, podendo permitir ou bloquear tráfegos específicos conforme definição das regras internas de segurança. A grosso modo, ele é um filtro.
O firewall baseado em software é uma aplicação, que já é integrante dos sistemas operacionais modernos.
Já o firewall baseado em hardware é um equipamento específico para o monitoramento do tráfego. Ele é o modelo mais utilizado no ambiente empresarial, por ser dedicado e sem necessidade de compartilhar recursos com outros aplicativos. Isso faz com que ele consiga dar conta de maior demanda e aplique filtros de maneira rápida.
Existem alguns tipos de firewall, e a definição por um ou outro não é tão simples. Nem sempre o empresário consegue decidir a melhor opção, motivo pelo qual é preciso de um consultoria de TI na hora de escolher.
Firewall de proxy? Firewall com inspeção de estado (firewall tradicional)? Firewall de gerenciamento unificado de ameaças? Firewall de próxima geração (NGFW)? NGFW focado em ameaças? Esses são alguns tipos que podem ser escolhidos conforme a necessidade e o foco da empresa.
O dispositivo de segurança de rede é a linha de frente da defesa. O filtro colocado para o tráfego de saída e entrada é, na verdade, o mais importante mecanismo de proteção e controle de dados.
Especialmente considerando que boa parte do fluxo de trabalho empresarial é realizado, atualmente, por meio de conexão à internet, que é um ambiente de risco.
Juntamente com o antivírus, o firewall é indispensável para proteger os equipamentos de vírus e hackers. Em outras palavras, ele reduz as ameaças e oferece um ambiente íntegro e disponível.
Isso melhora a eficiência da empresa, já que não ocorrem interrupções das atividades devido às ações criminosas.
O firewall para pequenas empresas tem um impacto ainda mais positivo para os negócios. Especialmente porque elas são mais vulneráveis e, por isso, são frequentemente alvo de hackers. Como não há muito recursos para investir em mecanismos de segurança, o dispositivo acaba sendo a principal forma de manter as ameaças cibernéticas longe dos dados empresariais.
Há também uma outra vantagem pouco associada ao firewall para pequenas empresas. Ele pode ser utilizado para aumentar a produtividade dos times. Ele pode garantir a coerência e a proteção dos interesses da empresa ao estabelecer controle de acesso aos usuários com base em horários e setores. Assim, é possível otimizar os trabalhos com a disponibilidade imediata do acesso à rede.
Ele também aumenta a disponibilidade da internet, distribuindo e priorizando melhor seu uso para as tarefas importantes. Uma internet rápida é essencial no ambiente corporativo.
Atualmente, existem várias opções de Firewall no mercado, até mesmo gratuitos, mas por se tratar de um ponto importante na segurança dos dados empresariais, o mais recomendado para instalar o dispositivo é contratar uma consultoria de TI especializada.
Profissionais especializados instalarão o Firewall conforme as necessidades da infraestrutura de TI da empresa, considerando a rede organizacional. Porém, não se limitam a isso. Eles também farão as manutenções e atualizações necessárias de forma recorrente.
Considerando que os ataques cibernéticos são os maiores riscos no mundo corporativo atual, os empresários, especialmente os de pequeno porte, devem investir em uma consultoria de TI para encontrar o firewall mais indicado para seu negócio. Assim, os dados e as estratégias da empresa ficam protegidos.