(031) 3195-0580
4infra

Rede cabeada ou Wifi, qual a sua empresa precisa?

Rede cabeada ou Wifi, qual a sua empresa precisa?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Rede cabeada ou Wifi? Como escolher a melhor opção para a sua empresa e garantir o pleno funcionamento da rede corporativa no seu dia a dia?

Nos dias de hoje, ter um bom provedor de internet é um dos pontos fundamentais para realizar a maior parte das atividades de qualquer negócio. Sem internet é praticamente impossível se comunicar com seus fornecedores e clientes, resolver questões importantes, colocar em prática estratégias de marketing, buscar informações relevantes e muito mais!

Além de ter conexão à internet, também é preciso ter uma conexão de qualidade, para que seja possível realizar essas e outras tarefas de forma rápida e eficaz, contribuindo para a qualidade e produtividade. Dessa forma, as empresas precisam escolher o melhor tipo de rede para o seu negócio.

Porém, antes de escolher entre a rede cabeada ou o wifi, é preciso conhecer melhor cada uma delas, seus benefícios e pontos negativos. Então continue lendo.

 

 

Os tipos de conexão de internet

 

 

A conexão por meio de cabo

 

Essa forma de conexão é utilizada desde os primórdios da internet. Funciona por meio de cabos de Ethernet conectados ao modem e ao computador.

Os principais benefícios dessa rede são: a sua estabilidade, a elevada velocidade de transmissão de dados e segurança da informação trocada.

Porém, a rede cabeada consegue conectar a apenas um dispositivo por vez, sendo preciso instalar mais de um ponto para um maior número de computadores, não pode ser utilizada por dispositivos móveis e também possui um maior custo de instalação.

 

 

As redes Wireless

 

O termo Wirelles significa “sem fio”, ou seja, as redes Wifi funcionam por meio da troca de sinais entre o roteador e os dispositivos. Essa rede pode funcionar por meio de sinais de rádio, satélite, 3G ou 4G ou de sinais provenientes do próprio roteador.

O grande benefício das redes Wifi é justamente o fato de que elas permitem a conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo, sem precisar permanecer no mesmo lugar e “preso” a um fio.

Por outro lado, a velocidade do sinal pode variar conforme o número de pessoas conectadas

 

 

Qual rede a minha empresa precisa, cabeada ou Wifi?

 

Ambas as formas de conexão possuem seus pontos positivos e negativos. Em um ambiente corporativo, existem atividades que podem exigir uma maior estabilidade e velocidade, enquanto existem outras que são mais “simples” ou realizadas em dispositivos móveis.

Dessa forma, escolher entre rede cabeada ou wifi acaba se tornando uma tarefa mais difícil do que aparenta.

Antes de escolher, é preciso considerar cada um dos pontos e características das duas redes. Enquanto oferece uma maior velocidade e estabilidade, as redes cabeadas também precisam de uma manutenção constante e de um maior investimento inicial.

Já as redes wifi, por outro lado, permitem um maior número de dispositivos conectados, porém podem ter seu sinal comprometido conforme a quantidade de usuários e até mesmo pelo número de paredes do local e das distâncias entre o roteador e os dispositivos.

Ainda, se o seu wifi não for dimensionado adequadamente, o sinal pode ser comprometido devido à localização ou em casos de interferência, por exemplo.

 

 

E então, qual das redes escolher?

 

Na realidade, o ideal não é escolher entre rede cabeada e Wifi, mas sim buscar uma forma de ter as duas dentro da empresa.

Dessa forma, é possível beneficiar todos os setores e todos os tipos de atividade, conforme as suas necessidades. Com essa prática, também, evitam-se possíveis imprevistos com a qualidade do sinal.

Alguns provedores de internet, inclusive, já oferecem planos com a possibilidade de migrar os dois tipos de rede, o que pode ser uma excelente forma de economizar e adaptar o serviço de forma a atender melhor a sua empresa.

Se precisar de ajuda para escolher o melhor provedor de internet para a sua empresa, que ofereça rede cabeada ou Wifi, não deixe de solicitar uma consultoria especializada com a 4infra! Possuímos profissionais altamente capacitados e preparados para te ajudar da melhor forma possível!

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down