(031) 3195-0580
4infra

Serviços de TI para pequenas empresas é realmente necessário?

Serviços de TI para pequenas empresas é realmente necessário?

Serviços de TI para pequenas empresas são extremamente importantes para o funcionamento e crescimento delas. Por isso, é importante conhecer esse setor e se atentar a alguns pontos.

 

A TI nas empresas

 

A TI, ou Tecnologia da informação, é de extrema importância para o funcionamento de qualquer negócio.

Esse setor abriga todas as partes relacionadas à tecnologia: computadores, tablets, impressoras, telefonia, internet, backups, plataformas, softwares e servidores.

Nas empresas, a TI deve ser controle sobre todas as redes computacionais, os serviços utilizados e as necessidades de cada área. Indo muito além apenas do suporte técnico.

A TI, inclusive, atua também em conjunto com os setores de planejamento, marketing, negócios e na experiência do usuário.

Atualmente, as empresas escolhem entre ter um setor interno de TI ou contratar serviços externos, de um técnico ou uma instituição especializada.

 

Mas os serviços de TI para pequenas empresas são realmente necessários?

 

Como acabamos de citar, os serviços de TI são fundamentais para a estruturação de uma empresa, independentemente do seu porte.

Então sim, é fundamental que uma pequena empresa tenha um setor de TI estruturado, seja pela contratação de um técnico ou de uma empresa externa de prestação de serviços. E, para que essa prática seja bem sucedida é preciso se atentar a alguns pontos e saber estruturar adequadamente a tecnologia dentro do negócio.

 

O que as pequenas empresas precisam considerar em relação aos serviços de TI?

 

Existem diversos fatores importantes de TI para as pequenas empresas, que precisam ser considerados durante o processo de configuração desse setor.

Para esses casos, em geral, é ideal dar preferência para dispositivos e sistemas que sejam de fácil instalação e configuração, que possam ser personalizados e integrados ao restante da TI em uso, que sejam flexíveis e que possuam um suporte de qualidade e disponível sempre que necessário.

É preciso também avaliar as características do prestador de serviços de TI. Entendimento do mercado, tempo de atuação, competências, fornecedores, referências e disponibilidade técnica são alguns dos principais pontos.

As pequenas empresas devem considerar também a possibilidade de contratar uma consultoria especializada em TI para te auxiliar nesse processo.

Além disso, existem algumas dicas que podem ajudar as empresas durante o processo de configuração da TI.

 


Algumas dicas de como estruturar a TI para pequenas empresas

 

Para garantir um bom funcionamento e desenvolvimento da empresa em questão, é preciso ter uma TI bem estruturada.

Para isso, o primeiro passo é ter equipamentos e dispositivos de qualidade, não necessariamente sendo o “top de linha” do mercado, mas sim aqueles que apresentam um bom custo benefício e realizam suas funções sem te deixar na mão.

Outro ponto importante é investir em uma conexão de internet, afinal ela é fundamental para a grande maioria das atividades. Dentro dela, existem opções de e-mails corporativos que integram as principais funções e também são uma excelente forma para estruturar essa parte da TI.

Em relação ao restante das soluções a serem utilizadas, é preciso pesquisar por diferentes soluções, buscando o melhor custo benefício. Dentre essas soluções, pode ser interessante utilizar Softwares de Gestão Empresarial, pois estes contribuem para a integração dos setores e a sistematização de dados, permitindo a definição de estratégias e necessidades, inclusive em relação ao setor de TI.

Ainda em relação às soluções a serem utilizadas dentro da empresa, não deixe de considerar a possibilidade de serviços remotos. Por exemplo, servidores remotos são uma excelente forma de economizar dinheiro e espaço e ainda de proteger seus dados.

Por último, é imprescindível lembrar de fazer backups periódicos, seja na nuvem ou em dispositivos físicos, ou preferencialmente em ambos.

Quer saber mais sobre pontos importantes em relação à TI para pequenas empresas ou está em dúvida em relação a algum desses processos? Você pode solicitar uma consultoria especializada com a 4infra!

Entre em contato conosco e solicite a ajuda de um profissional!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down