(031) 3195-0580
4infra

Como escolher o provedor de internet para sua empresa?

Como escolher o provedor de internet para sua empresa?

Para as tarefas diárias, é preciso escolher o melhor provedor de internet para sua empresa. Quer saber o que levar em conta e como fazer essa escolha? Então continue lendo!

A importância de escolher um provedor de internet adequado

A internet é essencial para praticamente todas as atividades de uma empresa e está diretamente ligada com a eficiência do trabalho realizado ali dentro. Sem um provedor de internet adequado para suprir as suas necessidades básicas e auxiliar na otimização das tarefas, é quase impossível manter um negócio funcionando.

É preciso uma boa conexão para enviar e-mails e contatar clientes e fornecedores, pesquisar novidades, armazenar dados, vender produtos e assim por diante. Por esses motivos, é essencial escolher o provedor de internet da sua empresa de maneira adequada.

Quer saber como fazer isso? Então continue lendo esse artigo que preparamos para te ajudar!

Como escolher o provedor de internet para a sua empresa?

Para escolher o provedor de internet adequado para o seu negócio é preciso se atentar e considerar alguns pontos.

Em primeiro lugar, é preciso avaliar o contexto interno da empresa, como por exemplo a quantidade de pessoas e dispositivos conectados e as tarefas a serem realizadas.

A partir disso, é preciso pesquisar as ofertas e escolher o provedor de internet para a sua empresa se baseando também nos fatores que colocamos a seguir. Confira!

Provedor empresarial vs residencial

Em primeiro lugar é interessante ressaltar a diferença entre esses dois tipos de provedores. Um provedor voltado para residências pode apresentar um custo menor, porém a velocidade e a estabilidade da conexão não é das mais recomendáveis para que uma empresa funcione. Além disso, um provedor empresarial também permite o uso compartilhado da rede, por vários dispositivos, sem perder a qualidade do sinal.

Tipo de conexão

Para escolher o provedor de internet para sua empresa é preciso conhecer os tipos de conexão disponíveis. Atualmente, existem 4 formas de se conectar com a internet.

A conexão DSL é aquela que funciona por meio de uma linha telefônica, é relativamente estável, porém não alcança velocidades muito altas. A conexão por cabo é altamente utilizada e alcança velocidades elevadas, porém pode sofrer com a instabilidade, principalmente com um elevado número de usuários.

Já a fibra ótica é um tipo de conexão relativamente novo e possui um custo mais elevado que as outras opções, porém é a que apresenta uma maior estabilidade e pode alcançar maiores velocidades, mesmo em horários de pico.

Por último, via satélite é uma opção principalmente para locais afastados, porém a sua velocidade reduzida não é uma boa opção para empresas.

Velocidade

A velocidade oferecida pelo pacote a ser contratado deve ser suficiente para realizar todas as tarefas básicas do negócio. Além dela, é interessante avaliar se existem limites de banda e de downloads

Infraestrutura

Não basta apenas escolher o tipo de provedor de internet para sua empresa sem considerar a qualidade da infraestrutura e da logística do local a a ser contratada.

É preciso averiguar se a fiação utilizada é de qualidade e verificar também a procedência dos roteadores, terminais e acessórios fornecidos. Equipamentos falhos podem comprometer todo o funcionamento da rede.

Dentro da infraestrutura também se enquadra a assistência oferecida. Caso ocorra algum problema com a rede, quais os tipos de atendimento e a disponibilidade para a resolução desse problema?

Qual a distância da empresa a ser contratada até a sede onde será instalada a internet? Isso também pode influenciar a qualidade tanto do sinal quanto do atendimento.

Custos extras

Alguns valores não estão inclusos dentro dos planos disponíveis e também é importante considerar isso antes de escolher o provedor de internet para sua empresa. Gastos extras com instalação, manutenção e assistência técnica podem acabar encarecendo a contratação.

Apenas um provedor pode não ser suficiente

Contratar uma rede estável é fundamental para garantir o funcionamento de toda uma empresa, porém imprevistos acontecem com mais frequência do que o estimado. Para evitar possíveis prejuízos para o seu trabalho, muitas empresas optam por contratar mais de um provedor de internet, de diferentes fornecedores e características.

O mais comum é contratar conexões por fibra ótica e associá-la com uma conexão via cabo ou DSL.

Além disso que citamos, também é essencial que o local escolhido como provedor de internet para sua empresa seja licenciado pela ANATEL, a Agência Nacional de Telecomunicações e tenha boas avaliações de seus clientes.

Pode ser interessante também optar por soluções customizadas de acordo com a necessidade do seu negócio. Para isso, é preciso solicitar uma consultoria especializada para uma avaliação completa dessas características, mas não se preocupe, conte com a 4infra para te ajudar nesse processo!

 


22 de julho de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down