(031) 3195-0580
4infra

Saiba como a latência afeta sua empresa 

Saiba como a latência afeta sua empresa 

Se você já teve problemas de conexão na empresa ou em casa, em algum momento já ouviu a palavra latência. O termo pode parecer inofensivo, mas pode causar muitos problemas na experiência online do seu negócio. 

Latência está relacionado a outra expressão em inglês, o Round Trip Time, abreviado como RTT. Ele diz respeito ao tempo que uma conexão demora para acontecer entre redes e servidores. 

Esse período gasto nessa conexão pode afetar diversos aspectos da empresa. Ele pode impactar desde a experiência dos colaboradores da empresa até na forma como o público almejado enxerga seu negócio. 

Afinal, o que é a latência e por que é tão importante? 

De forma resumida, a latência está relacionada ao período de tempo gasto para que ocorra uma troca de informações entre o usuário e o servidor. Nessa comunicação, os dados vão e voltam de um pólo para outro. 

Esse processo pode levar  milésimos de segundos, o que pode fazer muita diferença dependendo da quantidade de informação trocada. Para isso, podemos pensar na seguinte situação. 

Para um funcionário começar a trabalhar, ele precisa entrar num sistema usado pela empresa. Após inserir o login e senha, ele consegue ter acesso a todas as demandas daquele dia. 

Por conta do volume de pessoas que acessam esse sistema, o processo de entrada do colaborador começa a demorar mais tempo. Além disso, algumas operações, como encaminhar arquivos pode demorar alguns minutos. 

Nesse cenário, se o problema estiver relacionado a latência, isso significa que esse tempo está maior que o esperado. Essa mesma situação pode acontecer com um cliente que tenta acessar seu site.

No caso do site, um dos pontos analisados pelo Google na hora de ranquear uma página é o tempo de carregamento. Se esse processo demora, o site pode ser penalizado e não ter um bom desempenho. 

Impactos da latência do negócio

Além do mais, essa situação também pode ser bem incômoda para o cliente. Por conta desse cenário, existem grandes chances de pessoas que visitaram sua página pela primeira vez não voltar a acessá-la. 

Devido a isso, observar a latência da conexão da sua empresa. Quanto menor for o valor atribuído a essa velocidade, melhor será o processamento e a agilidade da conexão. Para medí-la, são desenvolvidos alguns cálculos matemáticos. 

A partir dessas contas, é possível identificar se a latência, ou seja, se a velocidade de conexão está rápida ou lenta. É importante destacar que a latência não possui uma relação com a banda larga. 

Enquanto a latência diz respeito a velocidade de conexão, a banda larga está ligada ao espaço que a conexão possui para enviar dados ao mesmo tempo. Para medir a velocidade de um site, por exemplo, existem algumas ferramentas disponíveis, como o PageSpeed Insights

Estratégia para melhorar a velocidade de conexão

Algumas práticas podem melhorar a latência tanto da conexão à internet, como também de um servidor. Confira, a seguir, algumas práticas que irão te ajudar. 

Se você deseja reduzir a demora de conexão, um dos pontos que pode ajudar é analisar como está a infraestrutura dos aparelhos usados. Para isso, é recomendado entrar em contato com um técnico que conseguirá identificar problemas. 

Nesse processo de checagem, é importante conferir como estão os cabos, os roteadores e a largura da banda. Depois de avaliar esse pontos, será possível identificar se existe algum mau funcionamento que está afetando a latência. 

Outro ponto que precisa ser analisado é a distância que existe entre um cliente da empresa e o servidor. Isso porque os dados percorrem um caminho de ida e volta para se conectar. 

Se essa distância é grande, como um servidor que está fora do Brasil, isso pode afetar a velocidade.Também é importante analisar como acontece essa conexão quando há uma alta demanda de acessos. 

Não é à toa, por exemplo, que algumas páginas de eventos ficam fora do ar por conta do número de pessoas entrando no link. Isso também influencia a latência. Há também outras formas de identificar a latência com profissionais de TI. 

Se está com problemas na conexão ou demora na página, entre em contato com a equipe 4infra

 


15 de setembro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down