Existem diversos tipos de backup e formas de salvar e
proteger informações importantes. Realizar um backup de forma periódica garante
a segurança dos dados e é muito importante tanto para grandes empresas como mesmo
para indivíduos durante o dia a dia.
Criar uma cópia dos dados não é uma prática tão comum,
inclusive empresas de grande porte ainda não aderiram essa prática e com isso
estão sujeitas a diversos riscos.
Sem um backup adequado o principal problema é justamente a perda de dados em caso de algum imprevisto como danos no HD ou no servidor, arquivos apagados acidentalmente ou até mesmo de roubo de dados através de vírus de criptografia conhecidos como Ransomware.
Consequentemente, podem ser perdidas informações estratégicas e importantes e em casos de empresas isso ocasiona uma série de prejuízos com rescisões, multas e etc. Dependendo das informações a serem perdidas, o funcionamento de uma empresa pode ser inviabilizado e até mesmo ir a falência.
Em relação à usuários em geral, perder trabalhos, fotos de família ou quaisquer outros arquivos importantes também pode causar prejuízos diversos.
Recuperar esses arquivos pode ser outro problema, afinal
muitas vezes isso não é possível e, quando é, o custo pode ser extremamente alto.
Para evitar esses possíveis riscos, é imprescindível a realização de um dos tipos de backup. As possíveis formas e locais de armazenamento variam conforme o volume de dados existente.
Para um baixo volume de dados a utilização de pen drive é muito comum, ou mesmo de Discos externos (USB) por exemplo. Outra forma muito comum e cada vez mais utilizada atualmente é o armazenamento em nuvem (cloud Backup), principalmente nos dispositivos celulares e nas plataformas de e-mail e também Servidores de arquivos e banco de dados.
Ao se tratar de um volume maior de informações, um outro tipo de backup é por meio de um HD externo ou uma cópia do disco rígido dentro do próprio dispositivo. Também existem soluções mais recomendadas para um volume ainda maior de dados, como os storages e NAS.
Além do local em que será feito o armazenamento das cópias dos dados, também existem diferentes tipos de backup existentes, que se aplicam e cópias em nuvem ou copias locais.
Existem 3 tipos de backup, o completo, incremental e diferencial.
O Backup completo, ou full, é aquele que faz uma cópia de
todos os arquivos existentes no dispositivo ou servidor para outro local de
armazenamento. Consequentemente, esse
tipo é mais demorado e ocupa um espaço em disco maior, porém reproduz fielmente
e apresenta uma maior segurança caso aconteça a perda de dados.
Backup incremental é o tipo que copia os arquivos que foram alterados desde o último backup desse tipo (FULL). Os seus principais benefícios são a rápida realização e também o fato de ocupar um menor espaço de armazenamento, porém a restauração é mais demorada e mais suscetível a problemas.
Por último, o backup diferencial salva os dados alterados
desde o último backup completo, apresenta uma maior praticidade e segurança,
porém armazena um maior volume de dados a cada atualização e o armazenamento
pode acabar superando o do backup completo.