4 vantagens do acesso remoto

4 vantagens do acesso remoto

Resumo: Neste artigo você vai conhecer a fundo as vantagens do acesso remoto, que são: agilidade nos atendimentos, aumento da produtividade, melhor custo-benefício e maior segurança para o negócio.

Dentre as muitas inovações que a tecnologia trouxe para o dia a dia dos usuários está o acesso remoto, que é a capacidade de um computador acessar, à distância, uma rede, outro equipamento, visualizar arquivos e até mesmo controlar  programas e funcionalidades.

Com os inúmeros avanços no mundo digital, ninguém precisa estar fisicamente no local para realizar diversos tipos de atividades. Isso porque a conectividade pode ser realizada de qualquer lugar e ainda trazer inúmeras vantagens para as organizações.

Quais são as vantagens do acesso remoto?

O acesso remoto é uma tecnologia que permite que um computador acesse um servidor privado de uma empresa por meio de uma máquina que está fisicamente conectada à rede. Resumidamente, é de um PC para outro PC.

Dependendo da situação, por exemplo, um técnico pode acessar remotamente o computador do usuário, ajudando a resolver um problema, configurar dispositivos ou atualizar softwares.

De maneira geral, esse acesso funciona por meio da combinação de três elementos: software, hardware e conectividade de rede.

A partir daí, é possível acessar vários tipos de dispositivos, como tablets, notebooks e smartphones.

Dessa forma, a conexão é realizada através de uma VPN (Rede Privada Virtual) que estabelece uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino, acessando documentos, e-mails e sistemas em nuvem.

Se pararmos para pensar, todas as atividades que executamos no meio empresarial estão atrelados a algum dispositivo tecnológico, como verificar contas bancárias, responder e-mails e acessar sistemas.

Assim, quando uma máquina para de funcionar, interrompe todo o trabalho, e com certeza gera um grande prejuízo para as empresas.

Por isso, a importância de contar com o suporte remoto, que pode proporcionar diversos benefícios e facilidades para os usuários e organizações. A seguir, destacamos suas 4 principais vantagens, confira:

1. Agilidade nos atendimentos

No método tradicional, se há qualquer inconsistência na sua máquina, é preciso esperar a chegada do técnico para avaliar a demanda. Por ser um trabalho presencial, pode ser necessário aguardar um prazo de vários dias para fazer o atendimento.

Outro ponto de atenção é a presença do funcionário no escritório, para que possa acessar documentos e informações do negócios.

Já com o acesso remoto, é possível que o usuário acesse os servidores da companhia de qualquer lugar, dispensando a necessidade da presença física do colaborador.

Além disso, basta o cliente ter um determinado software instalado para autorizar o acesso do técnico de informática à sua máquina para efetuar os reparos, o que deixa os atendimentos bem mais ágeis e eficientes.

2. Aumento da produtividade

Com o auxílio do acesso remoto, a equipe ganha em produtividade já que, além de deixar os processos mais ágeis, a ferramenta aumenta a eficiência da equipe.

Afinal, as atividades podem ser desempenhadas de qualquer lugar, evitando perda de tempo com deslocamentos, com maior flexibilidade no trabalho.

3. Oferece bom custo-benefício

Com o atendimento remoto, a empresa consegue reduzir de maneira significativa uma série de custos, como deslocamentos, infraestrutura de escritório e até mesmo reduzir o número de contratações.

Por não precisar ir até o cliente, o profissional consegue atender um maior número de chamados, economizando tempo e recursos financeiros. E, para comprovar o bom custo-benefício, o acesso à ferramenta pode ser obtido por meio de contratação de planos flexíveis de empresas de softwares ou gratuitas.

4. Maior segurança para o negócio

Por ser uma tecnologia que fornece acesso remoto a servidores, redes e computadores, é comum que as pessoas questionem sobre a segurança da ferramenta.

Porém, sabia que esse tipo de conexão é sim seguro, uma vez que o atendente só consegue acesso ao computador mediante a autorização do cliente.

Além disso, todos os dados são protegidos por criptografia, impedindo a interceptação de terceiros mal-intencionados.

Então, se você ainda não adotou o acesso remoto na sua empresa, está na hora de considerar essa possibilidade que vai permitir que você expanda o seu negócio. Venha conversar com os consultores da 4Infra, temos a solução ideal para atender sua demanda!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
29 de março de 2023

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