4 vantagens do acesso remoto

4 vantagens do acesso remoto

Resumo: Neste artigo você vai conhecer a fundo as vantagens do acesso remoto, que são: agilidade nos atendimentos, aumento da produtividade, melhor custo-benefício e maior segurança para o negócio.

Dentre as muitas inovações que a tecnologia trouxe para o dia a dia dos usuários está o acesso remoto, que é a capacidade de um computador acessar, à distância, uma rede, outro equipamento, visualizar arquivos e até mesmo controlar  programas e funcionalidades.

Com os inúmeros avanços no mundo digital, ninguém precisa estar fisicamente no local para realizar diversos tipos de atividades. Isso porque a conectividade pode ser realizada de qualquer lugar e ainda trazer inúmeras vantagens para as organizações.

Quais são as vantagens do acesso remoto?

O acesso remoto é uma tecnologia que permite que um computador acesse um servidor privado de uma empresa por meio de uma máquina que está fisicamente conectada à rede. Resumidamente, é de um PC para outro PC.

Dependendo da situação, por exemplo, um técnico pode acessar remotamente o computador do usuário, ajudando a resolver um problema, configurar dispositivos ou atualizar softwares.

De maneira geral, esse acesso funciona por meio da combinação de três elementos: software, hardware e conectividade de rede.

A partir daí, é possível acessar vários tipos de dispositivos, como tablets, notebooks e smartphones.

Dessa forma, a conexão é realizada através de uma VPN (Rede Privada Virtual) que estabelece uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino, acessando documentos, e-mails e sistemas em nuvem.

Se pararmos para pensar, todas as atividades que executamos no meio empresarial estão atrelados a algum dispositivo tecnológico, como verificar contas bancárias, responder e-mails e acessar sistemas.

Assim, quando uma máquina para de funcionar, interrompe todo o trabalho, e com certeza gera um grande prejuízo para as empresas.

Por isso, a importância de contar com o suporte remoto, que pode proporcionar diversos benefícios e facilidades para os usuários e organizações. A seguir, destacamos suas 4 principais vantagens, confira:

1. Agilidade nos atendimentos

No método tradicional, se há qualquer inconsistência na sua máquina, é preciso esperar a chegada do técnico para avaliar a demanda. Por ser um trabalho presencial, pode ser necessário aguardar um prazo de vários dias para fazer o atendimento.

Outro ponto de atenção é a presença do funcionário no escritório, para que possa acessar documentos e informações do negócios.

Já com o acesso remoto, é possível que o usuário acesse os servidores da companhia de qualquer lugar, dispensando a necessidade da presença física do colaborador.

Além disso, basta o cliente ter um determinado software instalado para autorizar o acesso do técnico de informática à sua máquina para efetuar os reparos, o que deixa os atendimentos bem mais ágeis e eficientes.

2. Aumento da produtividade

Com o auxílio do acesso remoto, a equipe ganha em produtividade já que, além de deixar os processos mais ágeis, a ferramenta aumenta a eficiência da equipe.

Afinal, as atividades podem ser desempenhadas de qualquer lugar, evitando perda de tempo com deslocamentos, com maior flexibilidade no trabalho.

3. Oferece bom custo-benefício

Com o atendimento remoto, a empresa consegue reduzir de maneira significativa uma série de custos, como deslocamentos, infraestrutura de escritório e até mesmo reduzir o número de contratações.

Por não precisar ir até o cliente, o profissional consegue atender um maior número de chamados, economizando tempo e recursos financeiros. E, para comprovar o bom custo-benefício, o acesso à ferramenta pode ser obtido por meio de contratação de planos flexíveis de empresas de softwares ou gratuitas.

4. Maior segurança para o negócio

Por ser uma tecnologia que fornece acesso remoto a servidores, redes e computadores, é comum que as pessoas questionem sobre a segurança da ferramenta.

Porém, sabia que esse tipo de conexão é sim seguro, uma vez que o atendente só consegue acesso ao computador mediante a autorização do cliente.

Além disso, todos os dados são protegidos por criptografia, impedindo a interceptação de terceiros mal-intencionados.

Então, se você ainda não adotou o acesso remoto na sua empresa, está na hora de considerar essa possibilidade que vai permitir que você expanda o seu negócio. Venha conversar com os consultores da 4Infra, temos a solução ideal para atender sua demanda!

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
29 de março de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down