5 exemplos que mostram como a transformação digital mudou nossa vida

5 exemplos que mostram como a transformação digital mudou nossa vida

É impossível negar o impacto da transformação digital na vida das empresas e também das pessoas. Desde o advento da internet o mundo não é mais o mesmo, e a forma com que lidamos com muitas atividades otimizou bastante o nosso tempo. 

Quando podíamos imaginar que não precisaríamos mais esperar por horas em uma fila de banco para pagar uma simples conta de água ou luz, por exemplo. Hoje isso é facilmente resolvido pelo aplicativo da instituição financeira instalado no celular. Em fração de minutos tudo está resolvido, sem estresse e perda de tempo.

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo em que um ambiente corporativo implementa uma mentalidade digital em todos os setores, sem se importar com o produto ou serviço oferecido. O mais importante é deixar o analógico de lado e partir para conceitos mais inovadores e tecnológicos.

Muito além dos aspectos pessoais, a transformação digital influenciou por completo o mundo corporativo. Quem não se adequar a essa nova realidade está, com toda certeza, fadado ao fracasso. Afinal, a TI é a mais poderosa aliada das organizações, alterando de maneira positiva todos os processos empresariais.

Nesse sentido, apresentamos 5 exemplos que mostram como a transformação digital mudou a nossa vida. E isso é apenas o começo! Muitas outras coisas ainda estão por vir. 

Atendimento por WhatsApp

Pode parecer estranho, mas fazer ligação hoje em dia tem se tornado menos  frequente. Com o WhatsApp Business é possível atender seu cliente de forma mais rápida e personalizada, já que é possível criar chatbots e realizar integrações e automatizações dentro da própria ferramenta.

Através desse software é possível vender produtos e serviços, agendar e desmarcar consultas e solicitar informações, entre outras funcionalidades.

QR Code

QR Code é um código de barras estilizado que pode ser escaneado usando apenas o telefone celular do tipo smartphone. Ele oferece informações e conteúdos exclusivos sobre uma empresa ou um determinado assunto, já que tem alta capacidade de armazenamento de dados.

No ambiente corporativo, o QR Code melhora a identidade e o modo como a empresa se relaciona com o seu público, sendo utilizado para guiar o consumidor para um site ou conduzi-lo a um formulário, endereço ou outro tipo de informações.

Armazenamento em nuvem

A nuvem é uma das soluções digitais mais incríveis dos últimos tempos. Através dela, outros recursos foram otimizados, melhorando a experiência do usuário. Uma de suas funcionalidades é proporcionar mais segurança aos dados.

Antigamente, todas as informações corporativas eram armazenadas em dispositivos físicos, como disquetes, HD externo, pendrive e na própria máquina do usuário. Mas todos esses recursos eram pouco confiáveis, já que poderiam ser roubados, desviados ou danificados.  

Com a nuvem, o armazenamento de todos os dados corporativos ficam em um servidor remoto que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento e por pessoas que sejam previamente autorizadas.

Pesquisa de satisfação em formulário online

Toda pesquisa de satisfação, no passado, era impressa. E o cliente tinha que perder um tempinho para escrever e depositar o questionário em uma urna. Com o formulário online, o usuário pode responder em casa, no trabalho ou dentro do táxi, por exemplo.

Isso só é possível porque, através de ferramentas como o Google Forms, a empresa cria as perguntas e envia aos respondentes de forma automatizada. Por ser um formulário digital, o resultado fica mais fácil de ser interpretado, gerando informações mais autênticas e fidedignas.

Aplicativos

Em tempos digitais é difícil viver sem um aplicativo, não é mesmo? Hoje existe app para praticamente tudo: bancos, planos de saúde, redes sociais, telefonia celular, cursos e academia de ginástica, entre tantos outros negócios, que fica difícil até enumerar.

Os aplicativos são criados para facilitar a comunicação com o cliente, melhorando sua interação com a empresa de modo a facilitar o processo de compra. Existem empresas, inclusive, que criam promoções e descontos somente para os apps, sendo possível notificar o usuário, avisando sobre as novidades.

Se sua empresa ainda não está surfando na onda da transformação digital, talvez ela possa estar com os dias contados. Não há sobrevivência no mercado sem investimento em tecnologia. 

Por isso, não perca mais tempo! Entre em contato com a 4Infra e converse com um de nossos consultores. Uma boa avaliação do seu negócio é capaz de direcionar para alguns recursos digitais prioritários, tornando sua empresa  mais competitiva.

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
4 de março de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down