(031) 3195-0580
4infra

7 passos para melhorar a experiência do usuário no suporte

7 passos para melhorar a experiência do usuário no suporte

Existem várias iniciativas que podem colaborar para melhorar a experiência do usuário no suporte. Comumente, a equipe se queixa de um volume de trabalho tão intenso que a limita atender bem os chamados e oferecer boas soluções às demandas em aberto.

Ainda assim, a desculpa não pode ser sustentada por muito tempo. Existem centenas de prestadoras de serviço com equipes enxutas, mas que oferecem atendimento impecável. O segredo para manter e ampliar a qualidade do time depende de vários outros fatores que não estão diretamente ligados à contratação extra de colaboradores.

Treine a equipe

Não adianta contratar um talento e colocá-lo para exercer a função sem antes oferecer preparo e introdução à cultura da companhia. O atendimento é feito por etapas que se dividem em processos, uso de tecnologias e pessoas.

O ideal é que, antes de iniciar as conversas com usuários, o Service Desk passe por um treinamento de integração, mostrando a importância dos processos de construção do atendimento. O alinhamento e a padronização de cada uma das etapas é o que garantirá agilidade, aumento da produtividade e resultados positivos na somatória dos registros dos usuários.

Dê enfoque às necessidades do usuário

Você já deve ter notado como as grandes empresas passaram a priorizar a experiência do cliente em primeiro lugar. Grandes negócios como a Netflix, Uber e os bancos digitais, enxergaram benefícios em promover atendimentos personalizados, quase como se fossem únicos. As vantagens da iniciativa são a fidelização do cliente e o aumento da empatia pelo processo de resolução, mesmo que seja um pouco mais demorado.

Não é difícil implementar o mesmo sistema em sua empresa. Ações simples, como o envio de e-mails automáticos informando o status de resolução, promovem sensação de importância ao cliente.

Amplie os canais de comunicação

Ser acessível também pode melhorar a experiência do usuário no suporte. Mesmo que pareça fácil de lidar, é importante não centralizar o atendimento em apenas um único canal. Ofereça mais opções e que atendam as necessidades do solicitante.

Além do sistema da empresa, permita o contato com por telefone e e-mail. Para facilitar para equipe, forneça um único endereço virtual, sem que o trabalho se desorganize. Além disso, o número para ligações deve ser o da prestadora de serviços, evitando que o funcionário seja diretamente acionado no telefone pessoal.

Registre as soluções corriqueiras

Já ouviu falar em base de conhecimento? Trata-se de um documento onde as soluções são registradas, formando uma espécie de guia para que os profissionais de TI possam resolver as demandas sem depender do auxílio de outros especialistas.

Com o passo a passo registrado, mesmo que um dos talentos não esteja presente no dia, as solicitações podem ser resolvidas graças a possibilidade de consulta na base de conhecimento. Assim, a equipe consegue compartilhar as ideias e crescer junto, democratizando o atendimento, acelerando e resolvendo os problemas desde o primeiro contato.

Melhore a comunicação com o cliente

A dica tem muito em comum com o passo de número 3. Não adianta oferecer vários canais de atendimento, mas nenhum deles ser eficiente na comunicação com o usuário. É fundamental que o suporte saiba informar ao cliente qual o status da demanda, o que tem sido feito para resolução do problema e a previsão do próximo retorno.

A percepção de cuidado também passa por aí, quando conseguimos perceber que o suporte se importa com o desafio levado até ele. A comunicação bem trabalhada antecipa confusões e acalma a ansiedade, já que o cliente pode ser contatado antes mesmo que ele procure pela empresa para informar-se.

Não demore a oferecer soluções

Mesmo que o suporte entre em contato diariamente para saber sobre o andamento da demanda, o problema não pode se estender por tanto tempo. Em caso de atrasos causados por imprevistos ou pela dificuldade de resolução, informe a situação e diga quando a questão será finalizada.

Seja direto, informe a data e o horário em que a solução será apresentada e mantenha o cliente atualizado a cada novo passo.

Crie metas para o time

O KPI (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Desempenho) é o termo usado para definir e mensurar o atingimento de metas. O processo é muito importante para medir o desempenho da equipe e acompanhar o crescimento mensal dos times.

Com metas bem estabelecidas e assistidas pelos gestores, os colabores podem traçar objetivos de melhoria no atendimento, agilidade de retorno e tempo de solução. Dessa maneira, fica mais fácil acompanhar chamados criados e resolvidos, buscando entender os gargalos da operação.

Citamos apenas 7 passos para melhorar a experiência do usuário no suporte, mas existem muitas outras maneiras para trazer benefícios mútuos aos clientes e colaboradores no dia a dia. Dentre elas, é fundamental evitar a prática comum de alguns erros de TI. Visite o Blog da 4Infra e saiba quais são eles.


17 de setembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down