(031) 3195-0580
4infra

Acesso remoto: vantagens da automação de TI

Acesso remoto: vantagens da automação de TI

Já imaginou ter à disposição uma tecnologia que lhe permita acessar a distância um computador e controlá-lo de qualquer lugar do mundo? Mesmo que pareça algo muito avançado, parte do roteiro de Os Jetsons ;p, a prática do acesso remoto é acessível e pode trazer vantagens ao meio empresarial.

A medida é bastante útil, principalmente para os times de TI. Sempre que um problema no computador surgir, o profissional pode assumir o controle da máquina mesmo longe do local da ocorrência. O acesso é feito por meio da conexão dos computadores a uma rede local ou não, podendo ser controlados a distância.

A tela do computador que precisa ser acessado é compartilhada na tela da máquina do profissional de TI, como se o próprio dispositivo estivesse sendo vasculhado. Para usar o acesso remoto, é preciso instalar o programa específico e gerar um código de acesso.

Não é preciso usar o teclado ou mouse do computador visitado. Toda navegação acontece pela máquina de quem realizou o acesso remoto. A prática também tem sido adotada por pais preocupados com os filhos na internet. Assim, também é possível apenas assistir à tela de outro computador, funcionando como compartilhamento de visualização.

Benefícios do acesso remoto

No ambiente comercial, o acesso remoto permite que arquivos guardados em um computador específico possam ser acessados mesmo de longe, caso não tenham sido disponibilizados em nuvem, apenas na memória local. Para acompanhar a execução de um trabalho ou ser treinado em um novo programa, a visualização compartilhada de tela surgiu como uma alternativa interessante. São muitas as vantagens do uso da tecnologia e, aqui, elegemos as 5 principais:

Aumento da produtividade

Até que o profissional de TI se desloque ao local onde o computador precisa de avaliação, o tempo gasto pode atrasar todo a operação. Com o acesso remoto, em poucos minutos, o técnico consegue verificar os problemas do dispositivo e realizar os consertos necessários, quando possível.

Ao salvar um arquivo e esquecer de carregá-lo, deixando disponível apenas na área de trabalho da máquina, é possível acessar o documento sem precisar se deslocar até o local onde fica o computador. Assim, as atividades podem ser adiantadas mesmo de casa, sem a necessidade de depender da estrutura da empresa.

Mais mobilidade

De modo geral, a computação em nuvem também é um meio de acesso remoto, já que tudo o que for registrado naquele espaço pode ser controlado em outro computador. O resultado é a mobilidade ainda maior para os colaboradores, que podem trabalhar independentemente de onde estiverem.

Bom custo-benefício

Existem planos flexíveis para a contratação de um programa de acesso remoto, que podem ser personalizados de acordo com o número de usuários da companhia. Opções gratuitas também estão disponíveis, mas sem oferecerem suporte adequado em caso de falhas sistêmicas, podendo não ser o suficiente para suprir as necessidades de todo o time da TI.

Diminuição de despesas com infraestrutura

Acessando remotamente os dados da companhia, é fácil decretar regime de home office aos colaboradores, que podem trabalhar de casa e não precisarão da estrutura da companhia. A medida diminui os gastos com infraestrutura no geral, tanto no uso de equipamentos de trabalho, quanto na redução do uso de água, luz, internet, transporte e alimentação.

Mantém a equipe no mesmo ritmo

Por meio do acesso remoto, os colaboradores conseguem visualizar em que ritmo está o trabalho, deixando-os alinhados quanto a necessidade de entregas, além da visualização do que cada colaborador tem feito. A quantidade de erros diminui e a equipe se torna mais próxima, uma vez que o trabalho pode ser mais facilmente feito em equipe.

Para aderir a softwares de acesso remoto, será preciso contar com o apoio de profissionais de TI, implementando o programa e ensinando o restante da companhia a usá-lo. Nesse caso, você pode escolher entre contratar uma equipe de TI ou terceirizá-la. Acesse o blog da 4Infra e saiba qual a opção mais vantajosa para a sua empresa.

 


7 de setembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down