5 aplicações do dia a dia que não existiriam sem a TI

5 aplicações do dia a dia que não existiriam sem a TI

A modernidade bate à nossa porta o tempo todo. Os avanços no meio digital são tantos e chegam em nosso dia a dia de forma natural, e nem nos damos conta que existe todo um aparato tecnológico por trás de cada coisinha que a gente utiliza.

Várias aplicações, simples ou complexas, são desenvolvidas com o intuito de melhorar o ambiente de trabalho e a vida das pessoas. Dessa maneira, qualquer programador pode desenvolver aplicações para celular, por exemplo, mas somente a TI é capaz de deixá-las funcionando.

Afinal, a área desempenha tarefas que suportam o bom funcionamento das aplicações, como garantir a operacionalidade segura dos recursos tecnológicos e atuar rapidamente em caso de problemas ou inadequações entre hardware e sistemas.

A demanda de TI é muito grande e a área atua em várias frentes de trabalho, mas nem sempre nos lembramos dela na hora de utilizar os produtos e serviços digitais. Assim, listamos 5 aplicações que fazem parte do nosso dia a dia, mas que não existiriam sem a mãozinha da TI. 

Veja!

Serviço de carona compartilhada

Com o aumento de números de carros transitando nas ruas, gasolina cara e os custos com manutenção dos veículos, muitas pessoas têm procurado formas alternativas e práticas de locomoção.

Os aplicativos de carona compartilhada oferecem esse serviço a partir de uma plataforma que conecta quem está procurando a viagem com quem tem espaço livre no carro.

Para que a aplicação funcione bem, é essencial manter um mecanismo de busca rápido e o sistema de GPS integrado ao sistema.

E por falar nele…

GPS

O GPS é outro recurso de grande utilidade no nosso dia a dia. Com ele, conseguimos chegar em qualquer destino sem ficar perdido ou solicitando informações para estranhos na rua.

Trata-se de  um sistema de navegação via satélite que fornece ao aparelho receptor (celular, tablet ou outro dispositivo) a sua posição geográfica e a hora certa da região, independentemente da condição climática e em qualquer lugar do planeta.

Por meio do uso de tecnologia de satélite e mesmo da radiofrequência é possível rastrear carga e pessoas em tempo real, permitindo que o usuário acompanhe seu andamento até o destino final.

Drones

Drone é um veículo aéreo não tripulado que pode ter diversas utilidades, como resgate de pessoas em situação de perigo, envio de medicamentos e monitoramento de estradas. Ele é um instrumento útil até mesmo na agricultura, onde atua na contagem de plantio, entre outras funcionalidades.

Os drones são equipados com GPS, voando e pousando de forma automática, de acordo com a programação feita pela equipe no sistema. Quando estão no ar, captam informações com suas câmeras e sensores. Ao retornar, eles enviam dados para um computador, que já deve ter um programa específico instalado para fazer o processamento das informações.

Resumindo, é uma combinação de todas as tecnologias avançadas, como microcontroladores, GPS, WiFi e sensores, elementos que funcionam em sintonia para garantir desempenho em todas as situações.

Sensores

No grupo dos principais componentes da Internet das Coisas (IOT), os sensores são responsáveis por coletar dados do ambiente ao nosso redor ou dentro do dispositivo em que estão aplicados.

Eles são capazes de captar alterações e eventos para as finalidades para as quais foram projetados. Assim, seu objetivo principal é transformar essas informações em dados úteis, transmitidos para sistemas e outros dispositivos que usam esse material para ações, análises e o que mais for necessário.

De maneira geral, os sensores detectam, medem ou indicam variados aspectos, como luz, calor, movimento, umidade ou pressão, além de desligar energia e alterar temperatura do ambiente, entre outras variáveis.

Chatbots

Chatbots são bastante utilizados, principalmente por empresas, como meio de comunicação padrão em horários alternativos. São atendimentos automatizados  realizados via chats online de SAC e redes sociais.

Por meio de inteligência artificial, o sistema é capaz de manter uma conversa com o usuário através de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. O sistema identifica as palavras-chave e utiliza algoritmos pré-definidos para responder às dúvidas do cliente.

 

As aplicações são necessárias para garantir o desenvolvimento de qualquer negócio. Mas, para que funcionem plenamente, é preciso contar com a TI, com o  objetivo de monitorar, atualizar e aplicar recursos de segurança, bloqueando a invasão de intrusos. 

Quer saber mais? Entre em contato com a 4Infra e marque um horário com um dos nossos consultores.

#tecnologia #inovacaodigital #4infra

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
8 de abril de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
chevron-down