Ninguém tem dúvidas sobre o impacto que as mudanças digitais ocasionaram na sociedade ao longo dos últimos anos. Um exemplo simples é o modo como lidamos com as finanças: ir a bancos para resolver qualquer problema, hoje, pode ser considerada uma atividade do passado.
Enquanto aplicativos gerenciam o transporte de pessoas e alimentos, lojas virtuais se multiplicam e as redes sociais aproximam as pessoas, por que a TI de uma empresa ficaria atrás quando a área é, historicamente, responsável por várias inovações?
Resposta: não ficaria. É por isso que, dentre muitos novos serviços proporcionados pela tecnologia, um dos principais é o armazenamento em nuvem de altos volumes de dados. Ao invés de serem guardados no computador, onde estão frágeis, os servidores entram em ação e auxiliam de maneira estratégica pequenas, médias e grandes organizações.
A infinidade de serviços de TI, incluindo comodidades que a tecnologia ajudou a desenvolver, são capazes de transformar mercados. Contudo, ainda deixa uma pulga atrás da orelha de inúmeros gestores em relação à segurança dos dados que trafega em todos os sistemas digitais.
E, como veremos a seguir, não é para menos.
Já parou para pensar que, hoje em dia, as informações mais importantes da nossa vida cabem na palma da mão? Com o smartphone ou o notebook você faz tudo: compra, vende, paga, acessa e insere dados, faz transferência, fecha negócios... não há limites para as funcionalidades dos gadgets disponíveis.
Mas tudo vem com um preço – e o da era da informação é o risco de colocar informações pessoais e corporativas em jogo. Basta um pequeno deslize para que hackers acessem as contas e roubem sua identidade, causando enormes prejuízos financeiros.
Violações de dados na internet são mais comuns do que a gente pensa. Chega a ser rotineiro o relato de fraudes em compras por cartão de crédito, falsidade ideológica para empréstimos e tantos outros crimes que podem ser cometidos com dados básicos, como o número da identidade e CPF.
Imagine, então, o que um invasor não consegue em um computador da empresa... Furtos cibernéticos trazem grandes danos financeiros – e de imagem – para as organizações e, por isso, devem ser evitados a qualquer custo. Eles param as operações, interrompem serviços e bloqueiam transações, gerando perdas no negócio e desconfiança dos usuários do sistema.
Melhor ainda: a segurança de dados não deve ser tratada como um custo, mas sim um investimento. Afinal, é exatamente isso que ela é.
O investimento em serviços de TI para garantir mais segurança de dados é a solução para esse mundo cada vez mais digital. Para pequenas e médias empresas que, muitas vezes, têm orçamento limitado, utilizar somente o antivírus não significa dar total proteção às informações da empresa.
Por isso, recomendamos alguns serviços de TI indispensáveis para a segurança de dados da sua organização:
Esse serviço contempla a análise criteriosa de toda infraestrutura de TI do seu negócio, incluindo computação em nuvem, softwares, aplicativos, servidores, sistemas e máquinas.
Através da análise é gerado um diagnóstico com a identificação do potencial de desempenho, vulnerabilidades e relatórios de tráfego na rede. Ao fim, a organização consegue ver com clareza seu atual cenário.
Dessa forma, a empresa de serviços de TI desenvolve um plano estratégico personalizado, a fim de corrigir erros, propor soluções e implementar recursos que potencializam e asseguram a integridade do ambiente físico e virtual do negócio.
Para proteger dados e informações das empresas e usuários, investir em segurança é essencial. Os riscos estão em todas as partes e, por isso, é importante contar com um braço de controle, bloqueio e gerenciamento dos acessos à internet.
O Firewall é um dispositivo de segurança de rede cuja função é monitorar o tráfego de entrada e saída, permitindo ou bloqueando sites específicos, conforme regras internas de segurança.
Ele age como um filtro que protege e monitora os dados, impedindo que o usuário utilize aplicativos e redes sociais, por exemplo. O objetivo é defender a rede de possíveis ataques, reduzir ameaças e oferecer um ambiente digital mais íntegro e disponível à equipe.
Já o Proxy é um servidor que trabalha como intermediário, gerenciando solicitações de cliente a diferentes tipos de recursos. Ou seja, ele atua no controle de sites por categoria, usuário e grupo de horários.
Se for da vontade dos gestores da empresa, determinados programas, sites, aplicativos e links de internet só serão liberados se passar pelo Proxy. A lista pode esses ser autorizados apenas para algumas pessoas ou grupos de pessoas.
Esse é um serviço de TI que cria um servidor virtual para comandar e redividir um ou mais servidores físicos. Dessa forma, os sistemas operacionais podem ser executados em um mesmo hardware.
A virtualização oferece benefícios como:
- rápida recuperação de falhas e de desastre;
- backup otimizado;
- migração para a computação em nuvem;
- cloud backup em bloco e ambiente de testes, entre outras vantagens.
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