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O que é e para que serve um endpoint

O que é e para que serve um endpoint

Com a modernização das empresas, os constantes avanços tecnológicos fizeram surgir novas modalidades de trabalho. Um deles é o home office. Através dele, graças aos recursos disponíveis, não é necessário ir ao escritório da empresa para conseguir acesso ao sistema corporativo.

Assim, atividades profissionais podem ser realizadas em casa, no coworking, restaurante, no aeroporto ou em qualquer outro espaço que tenha acesso à internet. E, para que essa praticidade oferte o melhor proveito, é preciso investir na segurança de TI, já que os dispositivos para tanto não estarão mais centralizados.

É nesse contexto que falamos sobre o endpoint, que é qualquer dispositivo, móvel ou não, que se comunica diretamente à rede principal de conexão. O endpoint, portanto, pode ser um computador de mesa, um notebook, um tablete, um smartphone... 

E por que ele é tão importante? Simples: quanto mais os dispositivos estiverem fora da rede e do firewall corporativo, mais eles representam um perigo para os sistemas da organização. A questão crítica é a representação da vulnerabilidade de área de TI, já que os equipamentos podem ser uma porta de entrada para cibercriminosos. 

Em outras palavras, o preço a se pagar pelo estilo de trabalho hoje privilegia a mobilidade, com funcionários se conectando a redes de qualquer parte do mundo, é a potencial entrada de invasores por meio dos endpoints.

Como gerenciar o endpoint conectado fora da rede?

Questões de segurança em TI estão cada dia mais complexas. Isso porque novas ameaças críticas surgem todos os dias, aterrorizando as equipes de TI e de segurança, em geral, e tornando difícil priorizar o combate a ameaças específicas.

Uma das soluções criadas para evitar consequências ruins atreladas à liberdade de trabalhar onde quiser é o Endpoint Management. O sistema provê toda a flexibilidade e aparatos necessários para o gerenciamento de ativos, licenças e sistemas operacionais.

As soluções do Endpoint Management costumam, em sua maioria, abranger terminais Windows, Mac, Linux, Unix e ambientes virtuais – tudo isso em um único console. O recurso permite centralizar e simplificar o gerenciamento de patches para aplicativos Microsoft, além de mais de 50 outras aplicações que não são da Microsoft.

Dessa forma, é possível detectar e reparar vulnerabilidades de segurança para aplicações de diversos sistemas de forma fácil e rápida.

Principais benefícios do endpoint 

Ter uma estratégia de endpoint na sua empresa pode trazer os seguintes benefícios:

  • Gerenciamento seguro de usuários através da internet;
  • Envio de atualizações, instalação e remoção de aplicações onde que quer que o funcionário esteja;
  • Rastreamento simplificado de ativos de TI, identificando quem está utilizando cada endpoint;
  • Avaliação dos impactos das mudanças no ambiente profissional;
  • Localização e monitoramento de todo hardware e softwares disponível na estrutura de TI, o que ajuda na identificação de problemas;
  • Aplicação de soluções;
  • Atualização de documentação;
  • Antecipação de investimentos em licenciamento;
  • Gerenciamento do uso de licenças;
  • Redução de custos pela eliminação de licenças não utilizadas;
  • Fornecimento de um único agente para gerenciar compras, contrato e uso de software, tornando mais simples rastrear, monitorar e reportar atividades;
  • Acesso às atualizações de forma segura, unificada, para todos os dispositivos;
  • Controle para revogar e conceder permissões de uso, auditar a segurança, obter relatórios, monitorar redes, etc.

A segurança da sua empresa e dos dispositivos utilizados pelos colaboradores é algo muito sério, que não pode ser colocado em segundo plano. Para não deixar seus sistemas vulneráveis a invasões criminosas, faça uso do endpoint. Com ele, você tem mais tranquilidade e pode gerenciar de maneira estratégica outras frentes de trabalho.

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato com a 4Infra e vamos conversar. 


7 de fevereiro de 2020

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