Service Desk: implantação e melhores práticas

Service Desk: implantação e melhores práticas

Um Service Desk bem estruturado proporciona benefícios não apenas à equipe de TI, mas para toda a empresa, que também pode desfrutar dos seus resultados.

Você sabe o que é necessário para construir o Service Desk dos sonhos? Muito se fala a respeito, mas a dificuldade está justamente em entender qual o melhor modelo para a necessidade do seu negócio.

Atualmente no mercado da Tecnologia de Informação, existem dois tipos de profissionais dessa área: aqueles que preocupam-se com a experiência do usuário e os que priorizam outros aspectos na construção de sistemas, como a redução de custos ou a entrega rápida do serviço.

Para atrair um cliente, por exemplo, a experiência de compra deve ser levada em conta desde o primeiro momento, a começar pelo atendimento com características simples e pessoais, como se tivesse sido personalizado para aquela pessoa. É justamente em que as grande corporações têm investido, como têm feito os bancos digitais, Uber e Netflix.

Esse é o melhor modelo de Service Desk para uma empresa que deseja aumentar os lucros, atraindo novos clientes e fidelizando os antigos. O atendimento envolventente facilita o entendimento do cliente a respeito das informações da companhia e humanizam todo o processo.

Porém, como trazer esse modelo para dentro dos seus negócios? De início, separe as etapas. É impossível resolver o processo todo de uma só vez. A atenção aos detalhes é o que garante o sucesso da implementação desse tipo de sistema.

Para começar, pense no caminho do usuário dentro do seu site e personalize essa experiência. Por exemplo, quando ele tiver de abrir um chamado, qual a dificuldade nesse processo? Existe alguma mensagem ou e-mail automático com a informação do tempo de espera para que uma pessoa possa atendê-lo?

Depois de aberta a reclamação, existe um acompanhamento da solução disponível para consulta do usuário? Afinal, a ansiedade para saber o status da demanda faz parte do processo de suporte ao cliente e é dever da empresa supri-la.

O papel da TI no sucesso do service desk

Antes de mais nada, é importante que o cliente tenha de maneira clara quais são os serviços que você presta e até onde vai o escopo contratado por ele. Em segundo, os seu colaboradores também devem entender quais são suas funções dentro daquele trabalho e qual é, com exatidão, o tipo de serviço a ser prestado sempre que uma nova demanda surgir.

Deixe sempre à vista a descrição das atividades, tanto para o cliente quanto para o colaborador. Assim, as expectativas de ambos dificilmente serão frustradas e você terá liberdade de cobrar, à parte, os jobs que estiverem fora daquele contrato inicial.

Para uma equipe de TI, a grande dificuldade não está no volume de trabalho, mas na variedade dele. Concentrar as capacidades de um mesmo colaborador em vários problemas distintos pode atrapalhar o seu desenvolvimento. Por isso, o ideal é separá-los por tipo de demanda.

Em algumas empresas, a divisão das equipes aconteceu de acordo com os tipos de chamados, sendo foi definida entre serviços de hardware, VoIP, Sistemas, rede e etc. Em outros lugares, o mais funcional foi dividir os atendimentos por níveis de dificuldade, o que também pode dar certo. Tudo dependerá da clareza da definição de tarefas para o seu time.

Métricas a considerar na avaliação do seu service desk

Um sistema muito utilizado pelo pessoal de marketing e popularizado em outros setores é a metrificação por KPI’s (Key Performance Indicator ou indicador chave de desempenho). A função dessa divisão é definir e medir quais objetivos podem ser usados para o atingimento de uma meta final.

Acompanhando os KPI’s fica muito mais fácil ter  a meta próxima e identificar rapidamente em quais pontos existem falhas que podem impedir a entrega do trabalho final. Na área da TI, três KPI’s podem ser adotados para organização do setor: chamados solucionados e os não resolvidos, tempo em que as pessoas têm aguardado para receber o primeiro atendimento e se a média de tempo para resolução das requisições está dentro do determinado.

Caso a sua empresa já tenha um plano de acompanhamento dessas tarefas e essa não seja mais uma questão na sua equipe, crie KPI’s individuais para acompanhar o rendimento de cada colaborador e saber exatamente onde a sua ajuda será necessária.

São pontos básicos, mas que evitam a desorganização do escopo de trabalho da equipe e a insatisfação do cliente. Mas se você ainda tiver dúvidas sobre como organizar melhor o seu Service Desk, não exite em entrar em contato conosco. A 4Infra fornece serviços de consultoria em TI para empresas dos mais diferentes portes. Estamos aguardando o seu contato.

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
24 de julho de 2020

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