(031) 3195-0580
4infra

O que é e como implantar o ERP nas soluções de TI

O que é e como implantar o ERP nas soluções de TI

A sigla ERP é bastante conhecida no meio de TI corporativo, mas nem todos os gestores sabem o que ela significa – ou para que serve.

O Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, também chamado simplesmente de ERP, é um  software de gestão que controla e centraliza todos os dados da companhia em um único lugar. O sistema é composto por vários módulos integrados, como financeiro, compras, vendas, contabilidade, estoque, controladoria, fiscal, logística e produção.

Isso quer dizer que todas essas áreas compartilham a mesma base de dados, o que capacita a precisão da conversa entre setores.

Benefícios do sistema ERP para as empresas

Uma das grandes vantagens do ERP é ajudar na organização e na competitividade da empresa. Isso porque a plataforma permite que os gestores visualizem o todo, possibilitando a otimização de processos e o direcionamento mais estratégico dos recursos.

Em outras palavras, a plataforma funciona como uma central de informações privilegiadas, proporcionando ao negócio uma série de benefícios.

Departamentos integrados

A empresa não precisa adquirir um software específico para cada departamento, já que todos podem ser integrados no ERP. Dessa forma, as informações podem ser acessadas em qualquer hora, local e por todos os funcionários que tenham acesso ao sistema.

Controle de prazos

A plataforma auxilia no controle dos prazos, garantindo administração do cronograma e evitando atrasos e imprevistos.

Otimização dos processos

Por estarem em uma mesma plataforma, os processos vão fluir com mais facilidade, evitando a criação de tarefas isoladas, que não conversam com o sistema.

Redução de erros

Com todos os dados controlados em um único lugar, é mais fácil identificar falhas e gargalos no processo. O resultado é uma diminuição considerável do tempo de retrabalho.

Controle de custos

A integração de várias áreas no ERP possibilita o acompanhamento constante dos custos e o direcionamento de investimentos para projetos mais estratégicos para a organização.

Processo de implementação do ERP

O ERP não é um sistema engessado: ele pode ser moldado de acordo com a necessidade de cada empresa. Por isso, para que você tenha uma solução de TI inteligente e eficaz, é importante ter em mente algumas considerações.

Planejamento

O planejamento para a implementação do ERP é algo fundamental, já que ele vai reestruturar as áreas da organização ao interligar pessoas e processos. Para não se deparar com problemas na fase de execução, avalie os setores que farão parte da solução e certifique-se que o sistema escolhido é capaz de gerar resultados satisfatórios a partir das interfaces sugeridas.

Avaliação do custo do sistema

Como já foi dito, o ERP é uma plataforma de gestão, e existem várias “marcas” de ERP no mercado. Por isso, na hora de escolher, avalie não só o melhor modelo para o seu negócio, mas também os seus custos.

Você deve considerar não somente a aquisição do software, mas treinamentos, consultorias, atualizações e o período de transição que sua equipe precisará ter para se acostumar com esse novo modelo de trabalho.

Montagem da equipe de implementação

Mudanças nem sempre são fáceis, ainda mais quando envolvem vários profissionais e de setores diferentes.  Então, crie uma equipe de apoio para a implementação do ERP.

Nossa dica é: escolha profissionais com perfis de líderes, que tenham facilidade com tecnologia ou que entendam a fundo os processos da empresa. Esses pontos focais são essenciais para fazer as adaptações necessárias, coordenar treinamentos dos colaboradores e até mesmo sugerir mudanças.

Inclusão de dados

O ERP é um sistema que gera bastante produtividade para as empresas, mas ele não trabalha sozinho. Para que a sua funcionalidade não seja comprometida, o carregamento das informações deve ser prioridade da equipe.

No entanto, atente-se às falhas de inserção de dados. Não espere muito para corrigi-las, já que elas podem impactar toda a cadeia produtiva, criando problemas e prejuízos incalculáveis para o negócio.

 

Se você quer saber mais sobre o assunto, ou precisa de uma ajudinha para escolher o melhor sistema, a 4Infra pode te auxiliar.

Somos uma empresa de consultoria e especializada em soluções de TI. Auxiliamos gestores na busca dos recursos adequados à natureza do empreendimento.

Entre em contato para bater um papo sobre o ERP viável ao seu contexto.


3 de julho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down