Acesso remoto: vantagens da automação de TI

Acesso remoto: vantagens da automação de TI

Já imaginou ter à disposição uma tecnologia que lhe permita acessar a distância um computador e controlá-lo de qualquer lugar do mundo? Mesmo que pareça algo muito avançado, a prática do acesso remoto é acessível e pode trazer vantagens ao meio empresarial.

A medida é bastante útil, principalmente para os times de TI. Sempre que um problema no computador surgir, o profissional pode assumir o controle da máquina mesmo longe do local da ocorrência. O acesso é feito por meio da conexão dos computadores a uma rede local ou não, podendo ser controlados a distância.

A tela do computador que precisa ser acessado é compartilhada na tela da máquina do profissional de TI, como se o próprio dispositivo estivesse sendo vasculhado. Para usar o acesso remoto, é preciso instalar o programa específico e gerar um código de acesso.

Não é preciso usar o teclado ou mouse do computador visitado. Toda navegação acontece pela máquina de quem realizou o acesso remoto. A prática também tem sido adotada por pais preocupados com os filhos na internet. Assim, também é possível apenas assistir à tela de outro computador, funcionando como compartilhamento de visualização.

Benefícios do acesso remoto

No ambiente comercial, o acesso remoto permite que arquivos guardados em um computador específico possam ser acessados mesmo de longe, caso não tenham sido disponibilizados em nuvem, apenas na memória local. Para acompanhar a execução de um trabalho ou ser treinado em um novo programa, a visualização compartilhada de tela surgiu como uma alternativa interessante. São muitas as vantagens do uso da tecnologia e, aqui, elegemos as 5 principais:

Aumento da produtividade

Até que o profissional de TI se desloque ao local onde o computador precisa de avaliação, o tempo gasto pode atrasar todo a operação. Com o acesso remoto, em poucos minutos, o técnico consegue verificar os problemas do dispositivo e realizar os consertos necessários, quando possível.

Ao salvar um arquivo e esquecer de carregá-lo, deixando disponível apenas na área de trabalho da máquina, é possível acessar o documento sem precisar se deslocar até o local onde fica o computador. Assim, as atividades podem ser adiantadas mesmo de casa, sem a necessidade de depender da estrutura da empresa.

Mais mobilidade

De modo geral, a computação em nuvem também é um meio de acesso remoto, já que tudo o que for registrado naquele espaço pode ser controlado em outro computador. O resultado é a mobilidade ainda maior para os colaboradores, que podem trabalhar independentemente de onde estiverem.

Bom custo-benefício

Existem planos flexíveis para a contratação de um programa de acesso remoto, que podem ser personalizados de acordo com o número de usuários da companhia. Opções gratuitas também estão disponíveis, mas sem oferecerem suporte adequado em caso de falhas sistêmicas, podendo não ser o suficiente para suprir as necessidades de todo o time da TI.

Diminuição de despesas com infraestrutura

Acessando remotamente os dados da companhia, é fácil decretar regime de home office aos colaboradores, que podem trabalhar de casa e não precisarão da estrutura da companhia. A medida diminui os gastos com infraestrutura no geral, tanto no uso de equipamentos de trabalho, quanto na redução do uso de água, luz, internet, transporte e alimentação.

Mantém a equipe no mesmo ritmo

Por meio do acesso remoto, os colaboradores conseguem visualizar em que ritmo está o trabalho, deixando-os alinhados quanto a necessidade de entregas, além da visualização do que cada colaborador tem feito. A quantidade de erros diminui e a equipe se torna mais próxima, uma vez que o trabalho pode ser mais facilmente feito em equipe.

Para aderir a softwares de acesso remoto, será preciso contar com o apoio de profissionais de TI, implementando o programa e ensinando o restante da companhia a usá-lo. Nesse caso, você pode escolher entre contratar uma equipe de TI ou terceirizá-la. Acesse o blog da 4Infra e saiba qual a opção mais vantajosa para a sua empresa.

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
7 de setembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Empresa de Suporte em TI | 4infra
22 de novembro de 2024
Manutenção de Servidores
22 de novembro de 2024
Consultoria Power BI
22 de novembro de 2024
1 2 3 198
chevron-down