Como montar a infraestrutura de TI em home office

Como montar a infraestrutura de TI em home office

Por causa da COVID-19, o mundo inteiro precisou se adaptar e adotar ao isolamento social - principal recomendação para diminuir a curva de contágio. Como as atividades estão cada vez mais automatizadas, algumas empresas adotaram o trabalho remoto como opção.

O home office é uma modalidade que vem se tornando muito comum. Prova disso é que, antes mesmo da quarentena, muitos indivíduos já adotavam esse regime de trabalho de forma integral.

Dessa forma, as corporações estão adaptando suas rotinas para que os colaboradores consigam exercer as demandas sem sair de casa até que as autoridades de saúde dêem a segunda ordem.

Os benefícios que o home office oferece são inúmeros, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Contudo, para que esse modelo funcione da melhor forma, é necessário que alguns cuidados sejam tomados - e que regras sejam seguidas para o cumprimento das metas.

E, claro, é indispensável ter uma infraestrutura de TI que comporte essa modalidade; caso contrário, o esforço de trabalho na quarentena pode ser em vão.

Uma infraestrutura de TI diz respeito a todos os elementos usados para estruturar e fornecer tecnologia. Esses recursos - físicos e virtuais - incluem os hardwares, softwares, recursos de rede e serviços de operação e gestão de ambiente.

A partir dela é viável elaborar, testar, suportar e controlar soluções de tecnologia da informação para os colaboradores e clientes. É válido lembrar que, além dos recursos, a ação humana no controle de dados é importante. Então, os colaboradores também fazem parte da  infraestrutura de TI, adicionando à engrenagem suas habilidades e experiências.

Por fim, uma boa infraestrutura de TI é importante porque auxilia no aumento da produtividade, melhora a qualidade dos produtos e serviços, diminui os custos e auxilia na tomada de decisões internas. Afinal, esse setor trabalha dados capazes de fornecer à toda equipe informações precisas e reais.

Como montar a infraestrutura de TI em home office

Durante o período de isolamento social, a opção de trabalho mais viável é, sem dúvidas, o home office. Dessa forma, para implementar o serviço remoto, é importante ter a tecnologia como aliada.

Sendo assim, é preciso focar na continuidade do negócio - mesmo em grandes crises - e considerar que toda a infraestrutura de TI precisa estar disponível a todos os funcionários. 

Funciona, mais ou menos, da seguinte forma: se o trabalho é feito em uma agência de comunicação que conta com computadores equipados com programas de edição, é indispensável que o colaborador tenha, em casa, essa mesma estrutura. Caso não possua o computador, ou o licenciamento do software utilizado em local de trabalho, é dever da empresa arcar com esses custos.

Para te ajudar a entender como montar a infraestrutura de TI da empresa em regime home office, separamos algumas dicas para te auxliar:

Adquira os softwares e hardwares indispensáveis para o home office

A primeira coisa a se fazer é certificar que toda a equipe tenha os softwares e hardwares necessários para a execução do trabalho. Isso inclui o computador e/ou outros aparelhos tecnológicos.

É importante, também, ter uma solução de redes confiável e não utilizar softwares piratas, já que eles trazem grandes riscos para o sistema. Além disso, atualize-os sempre que for indicado.

Conexão segura

Dentro ou fora da sede da corporação, a segurança é extremamente importante. Durante o home office, os colaboradores terão acesso à rede da empresa de suas próprias casas, utilizando a internet pública. 

Sendo assim, é preciso ter bastante cuidado, já que as redes públicas proporcionam grande risco de invasão. Portanto, certifique-se de que a sua conexão é segura para evitar problemas.

Mesmo no trabalho remoto, defina metas 

Quando a empresa determina o trabalho em home office, isso significa, apenas, que o local de trabalho mudou de lugar. Após as adequações na infraestrutura, é importante estabelecer metas - e, claro, cumpri-las.

A partir da organização das atividades, responsabilidades e objetivos, a empresa continua mantendo um alto nível de produtividade.

Estruture um canal de comunicação único

Para manter a conversa com toda a equipe durante o home office, é importante criar um canal único de comunicação. Isso pode ser feito através do WhatsApp, Hangouts ou outra ferramenta de preferência.

Durante a quarentena, um dos aplicativos mais usados pelas equipes remotas é o Zoom, que permite reuniões a distância com alta qualidade de áudio e vídeo.

Realize reuniões gerenciais

Como a infraestrutura de TI diz respeito também à gestão de ambientes, as reuniões gerenciais são fundamentais para manter a administração do setor em dia, ainda que de forma remota. 

O papel do gestor, nessas situações, é o de informar, orientar e informar atualizações para a equipe. 

Montar uma boa infraestrutura de TI em home office é essencial para o andamento fluido dos serviços durante esse período de quarentena. Não sabe por onde começar? A 4Infra oferece o suporte assertivo à sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e escolha a melhor opção!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
24 de abril de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Empresa de Suporte em TI | 4infra
22 de novembro de 2024
Manutenção de Servidores
22 de novembro de 2024
Consultoria Power BI
22 de novembro de 2024
1 2 3 198
chevron-down