Permitir o acesso a um suporte remoto online é seguro?

Permitir o acesso a um suporte remoto online é seguro?

O suporte remoto online é uma solução cada vez mais frequente no ramo da tecnologia. Por oferecer diversos benefícios e economias, mas será que essa forma de suporte é realmente segura para os usuários?

 

O suporte remoto online

 

O que é essa forma de suporte?                                         

O suporte remoto online é uma ferramenta que permite o
acesso a um computador, celular ou tablet de forma remota, ou seja, a
distância. A partir dessa ferramenta é possível trabalhar, compartilhar dados e
prestar a assistência técnica a dispositivos localizados em qualquer lugar do
mundo.

Esse tipo de suporte funciona por meio do compartilhamento de acesso a um sistema ou dispositivo. Assim, é possível acessar arquivos ou mesmo utilizar e configurar um computador remotamente.

O suporte remoto online está sendo cada vez mais utilizado por empresas pra melhorar a experiência do usuário. Em companhias de tecnologia, por exemplo, pode-se avaliar um computador ou celular e configurá-lo para resolver o problema sem a necessidade de um técnico presencial.

Outra solução muito comum é para páginas de compra, onde uma
extensão do site permite compartilhar o acesso da visualização do usuário e
guiá-lo para a finalização da sua compra sem outros problemas.

Essa forma de suporte proporciona diversas outras vantagens para melhorar a experiência de seus usuários.

 

 

Quais os benefícios que suporte remoto online proporciona?

 

Plataformas de suporte remoto online trazem diversos
benefícios para seus usuários.

Para as empresas que oferecem esse serviço ele permite
economizar em diversos setores e ao mesmo tempo melhorar a produtividade e o
atendimento. Por não necessitar que o técnico se desloque até o local e possuírem
(em sua grande maioria) uma interface intuitiva, os custos e o tempo de
atendimento diminuem consideravelmente.

Além disso essa forma de suporte também permite que os funcionários possam trabalhar de qualquer lugar (home office), até mesmo em suas próprias residências com os seus dispositivos e ainda sim poderem utilizar de um suporte online especializado sem precisar se deslocar até a empresa ou assistência técnica especializadas, não se restringindo à sua localização.

Para o cliente, o tempo de espera para a resolução do seu problema diminui consideravelmente, podendo ser resolvido no mesmo momento em que entrou em contato com o suporte online, no conforto de sua casa ou escritório, sem os desconfortos que uma visita técnica pode trazer.

 

Mas então, o suporte remoto online é seguro?

 

Sim. O suporte remoto online deve manter a segurança dos dados de ambas as partes, para isso utilizam softwares confiáveis como Team Viewer, MSP Anywhere entre vários outros que utilizam conexões criptografadas com total segurança.

Para evitar qualquer ameaça de segurança é preciso tomar certas precauções. As empresas devem ter uma política de segurança bem definida e ações de planejamento para evitar possíveis problemas, oferecer treinamentos para a equipe responsável, criptografar e proteger com senhas dados e conteúdos importantes, investir em VPN (rede privada virtual), firewalls e antivírus. Na escolha de um software para o suporte remoto, é também preciso verificar a qualidade e funcionalidade do sistema.

Os usuários também precisam tomar
seus próprios cuidados. Possuir antivírus atualizados, não oferecer senhas de
redes sociais e aplicativos, apenas aceitar conexões seguras de empresas
conhecidas e confiáveis e também ficar atento à reprodução na tela do seu
dispositivo. Acompanhar o que o suporte está fazendo na sua tela pode te
orientar a respeito das ações a serem tomadas caso o problema volte a aparecer
e também garante a sua segurança, caso o técnico responsável pelo suporte
remoto entre em pastas e sites confidenciais, por exemplo, você pode bloquear o
compartilhamento imediatamente.

Tomando as precauções necessárias o suporte remoto online se torna uma solução segura para seus usuários, além de benéfica em diversos sentidos.

A 4infra Consultoria em TI é especializada em Suporte remoto, onde oferecemos a nossos clientes vários modelos de atendimento atuando em nível nacional, caso precise de uma empresa especializada em atendimento online não deixa de nos contactar!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
5 de junho de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down