Como o Google Workspace pode aumentar sua produtividade 

Como o Google Workspace pode aumentar sua produtividade 

Já pensou ter os melhores aplicativos de trabalho e poder acessar todos a partir de uma única plataforma? Assim funciona o Google Workspace, serviço que oferece versões de vários produtos Google que podem ser personalizados conforme o nome de domínio do cliente.

Trata-se de um conjunto de ferramentas online configuradas para auxiliar o trabalho das empresas ao integrar funções das equipes, facilitando o armazenamento e o compartilhamento de arquivos.

O Google Workspace é, na verdade, o antigo G Suite, com uma nova identidade visual e funcionalidades mais modernas e aplicáveis à nova realidade de trabalho. Ou seja, uma solução que se adapta facilmente à modalidade híbrida do pós-pandemia.

Motivos para adotar o Google Workspace na sua empresa

O Google Workspace oferece diversas ferramentas de trabalho por meio da nuvem a qualquer usuário do Gmail. As aplicações corporativas auxiliam na organização, produção e otimização dos processos dentro da empresa.

A ferramenta disponibiliza recursos como espaço para reuniões online, agenda, chat, documentos para criação de textos, planilhas e slides, além de formulários para criação de pesquisas e armazenamento em nuvem.

Ainda em dúvida? Destacamos abaixo algumas razões para apostar na plataforma como recurso indispensável na sua organização.

Ferramenta colaborativa

Em virtude da pandemia, muitas empresas tiveram que migrar seu ambiente de trabalho do físico para o remoto ou híbrido. Para que esse modelo desse certo, seria necessário utilizar uma plataforma colaborativa em que as pessoas, mesmo a distância, pudessem trabalhar e acessar simultaneamente os arquivos.

Com o Google Meet, uma das aplicações incluídas no Google Workspace, é possível criar reuniões e conversar com outros usuários como se estivessem em um mesmo ambiente.

Por meio de videoconferências, os participantes compartilham imagens, links e arquivos com várias pessoas ao mesmo tempo, independentemente do local físico em que eles se encontram. 

Aumento da produtividade

Todas as funcionalidades do Google Workspace foram pensadas com o intuito de aumentar a produtividade da equipe. Isso porque as ferramentas são fáceis e intuitivas, o que dispensa a necessidade de gerenciamento constante do time.

Para o gestor, é fácil saber quem está colaborando com as metas do setor: basta visualizar os recursos disponíveis, como comentários feitos diretamente nos arquivos, além dos chats, que podem ocorrer a qualquer momento do processo.

Para o colaborador, é um ganho de tempo e praticidade, já que ele pode realizar o trabalho de onde estiver - inclusive durante viagens -, sem perda de informações. Afinal, além das reuniões virtuais, as tarefas podem ser passadas via drive, link ou e-mail.

Armazenamento no Google Drive

Em um escritório físico é fácil trocar informações, disponibilizar arquivos e armazenar dados no ambiente corporativo. Com o modelo de trabalho híbrido ou totalmente remoto, em vez de tornar tais recursos inviáveis, esses benefícios foram ampliados por ferramentas como o Google Workspace. Elas permitem acesso e compartilhamento de arquivos de qualquer lugar do mundo.

Como as opções de armazenamento do Google Drive são flexíveis, sempre há espaço para todas as informações. Além disso, a ferramenta usa a inteligência artificial do Google, que prevê e mostra em tempo real o que é importante para você.

O Drive reconhece conteúdo, colaboradores e eventos importantes usando recursos como o Acesso Rápido e a pesquisa aprimorada com base no aprendizado da máquina. Com isso, cada usuário sabe quais arquivos precisam de atenção.

Os assinantes do Google Workspace podem salvar os arquivos em nuvem, sem ocupar espaço nas máquinas. O armazenamento mínimo é de 30GB, mas pode ser aumentado conforme a necessidade da empresa.

Dados em segurança

Quando o assunto é segurança de dados, não dá para relaxar. Vivemos tempos em que vazamentos de dados, roubos e sequestros de informações estão em alta. Por isso, é melhor optar por plataformas que oferecem maior nível de proteção.

O Google Workspace disponibiliza segurança robusta e controles administrativos até mesmo para o plano básico, permitindo que os administradores adicionem ou removam usuários da conta.

Além disso, conta com recursos importantes como a identificação de dois fatores, programa de proteção avançado e controles de política de grupo.

Se você ainda tem dúvidas sobre o Google Workspace, ou quer saber o melhor plano de contratação para o seu negócio, entre em contato com a 4Infra. Somos uma consultoria em TI que ajuda pequenas e médias empresas a encontrar soluções na medida certa do seu orçamento. Venha conversar com a gente!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
1 de dezembro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
chevron-down