O setor de Tecnologia da Informação é, dentro das empresas, de função vital para a segurança dos processos e efetividade do negócio. Nesse cenário, entra em cena a compliance em TI.
A TI oferece suporte à organização em relação a todas as operações que necessitam de tecnologia. Um setor de TI forte e qualificado oferece segurança aos dados, boas práticas informacionais e facilita as decisões estratégicas do negócio.
O compliance em TI fortalece a empresa e garante mais segurança nos dados, além de se ajustar às leis atuais do Brasil, evitando prejuízos jurídicos.
Antes de entendermos o Compliance em TI, precisamos resgatar o significado do termo. Compliance é, no âmbito jurídico e empresarial, um conjunto de práticas e disciplinas que tem como objetivo fazer cumprir normas legais e regulamentares.
O objetivo de implementar essas boas práticas é minimizar os riscos empresariais e manter o ambiente corporativo confiável e seguro.
Na Tecnologia da Informação não seria diferente. Compliance em TI se refere à segurança dos dados e políticas de acesso e tecnologias anti-fraude que garantam a confiabilidade das informações.
O objetivo é manter a empresa sempre atualizada em relação a novas leis que surgem, como o marco civil da internet, a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD), General Data Protection Regulation (GPRD) e leis de direitos autorais.
É necessário que as empresas se adequem às normas de marcos regulamentadores de proteção e transferência de dados se quiserem evitar problemas jurídicos e garantir a clientela.
Com o objetivo de se adequar a normas e leis, as práticas de Compliance buscam reforçar a segurança dos dados empresariais e evitar ataques de hackers.
Reforçar a infraestrutura de TI e manter uma boa governança de dados também é essencial para as boas práticas de compliance.
Outras práticas que podem ajudar são o monitoramento de dados contínuo, políticas voltadas para backups e VPNs e planos de crise em caso de vazamentos. Ter clareza em relação às diversas situações que podem ocorrer em relação a TI deixa os funcionários mais seguros e produtivos.
O primeiro passo para implementar boas práticas de Compliance em Tecnologia da Informação é criar um setor responsável pelo assunto. Os servidores da área devem criar um manual de boas práticas acessível a todos os servidores, para garantir que toda a empresa fale a mesma língua.
A situação fica mais fácil se a empresa já seguir outras boas práticas em TI, como governança de dados, monitoramento e segurança na infraestrutura. Se ainda não segue, esse é um excelente momento para revolucionar os processos empresariais.
A partir do manual de boas práticas, a empresa adotará práticas de segurança e controle de dados alinhadas com as leis vigentes e marcos regulamentadores.
Uma dica que pode facilitar o cotidiano empresarial na hora de implementar boas práticas de Compliance em TI é contar com um serviço de consultoria em TI, personalizado e preparado para atuar de maneira eficaz nas demandas que surgirem.
A 4infra Consultoria em TI oferece suporte para a sua empresa, realizando diagnósticos, consultoria, análise de projetos e até mesmo terceirização do seu setor de TI.
Com anos de experiência no mercado, a 4infra pode adequar os processos de sua empresa às normas necessárias e manter a segurança de seus dados, utilizando a tecnologia a seu favor.
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